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O que foi destaque no NeuroEduque Show

O Maior Congresso de Neuroeducação do Brasil encerrou mais uma edição com um espetáculo de conhecimento e emoção. O NeuroEduque Show 2025 reuniu especialistas renomados, professores de todo o país e milhares de educadores em busca de práticas reais para transformar a sala de aula.

Dessa forma, durante o evento, ciência e arte se encontraram para mostrar como a neuroeducação pode ampliar o olhar do professor e fortalecer a inclusão. Confira!]

NeuroEduque Show: arte e emoção

O NeuroEduque Show começou com um momento de pura sensibilidade. As bailarinas da Adágio Escola de Dança, de Arapongas, encantaram o público com a apresentação de balé clássico intitulada “A Simplicidade de Mais um Dia”. A performance traduziu em movimento o tema central do evento, a beleza que existe na aprendizagem cotidiana, no gesto simples e no olhar atento do educador.

A aprendizagem sob novos olhares

A jornada de conhecimento começou com a professora Fabiana Lozano, que apresentou a Aula Show “Neuroplasticidade e Aprendizado no TEA”. Dessa forma, em uma palestra inspiradora, ela mostrou como o cérebro no Transtorno do Espectro do Autismo aprende por diferentes caminhos e como compreender essas vias é o primeiro passo para uma educação realmente inclusiva.

Segundo a professora, “o cérebro no TEA pode ser acionado por diversas vias. Ter essa base científica auxilia o professor a enxergar novas possibilidades de aprendizagem”.

Funções executivas e TDAH: o cérebro em ação

Na Aula Show 2, a professora Juliana Montenegro conduziu o público por um tema essencial: as funções executivas. Ela explicou como trabalhar atenção, memória e autorregulação de forma eficiente, apresentando estratégias simples e eficazes para o contexto escolar.

Portanto, entre os pontos abordados, ela falou da importância do treino da atenção e memória para a aprendizagem, dos exercícios de autorregulação aplicáveis à rotina escolar, e ainda, a relação entre funções executivas e inclusão.

Além disso, Juliana destacou que compreender esses mecanismos é fundamental: “Estamos falando de treino de atenção, memória e autorregulação — pilares que sustentam o aprendizado. Sem compreender isso, nenhuma metodologia se sustenta.”

NeuroEduque Show: teoria e resultados caminhando juntos

A professora Maria Eduvirges trouxe um dos temas mais esperados: o Guia Definitivo de Práticas Baseadas em Evidências. Ela mostrou que uma educação de qualidade nasce da integração entre ciência, experiência e as reais necessidades dos alunos.

Desse modo, citando Vygotsky e Piaget, reforçou que conhecer o potencial do aluno é o ponto de partida para desenvolver práticas pedagógicas eficazes e seguras. “Quando você conhece o potencial do aluno e trabalha a partir dele, está aplicando uma prática baseada em evidências”, afirmou.

Dislexia: mitos, verdades e estratégias reais

A professora Carla Paixão encerrou o primeiro bloco de aulas desafiando crenças antigas sobre a dislexia. Logo, em uma apresentação interativa, ela mostrou que insistir apenas em cópia e repetição não é o caminho, e que existem estratégias mais eficazes para desenvolver a leitura e a escrita.

Entre os principais aprendizados da palestra:

  • A dislexia é um transtorno específico de leitura, mas com potencial de desenvolvimento;
  • O diagnóstico não limita a aprendizagem;
  • O uso de jogos e materiais adaptados favorece o progresso do aluno.

“Crianças com dislexia aprendem, sim. O que precisamos é mudar o olhar e o método”, destacou a professora.

ABA na prática: estratégias que funcionam

No Talk Show “ABA na Prática”, as professoras Maria Eduvirges e Tahena Ferreira apresentaram formas de aplicar os princípios da Análise do Comportamento Aplicada no ambiente escolar. Além disso, com exemplos reais, mostraram que a ABA pode ser uma aliada poderosa para criar rotinas previsíveis e positivas, especialmente para alunos com TEA e TOD.

Entre os pontos discutidos elas falaram por exemplo da:

  • Adaptação dos princípios da ABA ao contexto escolar;
  • Construção de rotinas inclusivas e previsíveis;
  • Reforços positivos e planejamentos individualizados;
  • Mediação afetiva como ferramenta essencial para lidar com comportamentos desafiadores.

RhemaAção: estudos de caso reais e transformadores

O professor Robson Dias comandou o bloco RhemaAção, apresentando estudos de caso reais, como os de Ana, Gustavo e Felipe. Logo, o momento mostrou como transformar desafios de comportamento em oportunidades de aprendizagem, destacando a importância de enxergar o potencial por trás de cada história.

Além disso, o professor trouxe uma informação importante, sobre o que ocorre nas especializações da Rhema. “Nas especializações da Rhema, discutimos casos, trocamos experiências e aprendemos a olhar para cada aluno como uma possibilidade de crescimento mútuo”, afirmou o professor.

Musicalização e contação de histórias: quando a arte encontra a inclusão

Encerrando as aulas, a professora Fernanda Munhão trouxe ao palco a força da arte na educação inclusiva. Desse modo, em sua apresentação sobre musicalização e contação de histórias, ela mostrou técnicas que unem emoção, criatividade e engajamento em sala de aula.

Com 17 anos de experiência em docência, Fernanda compartilhou práticas que despertam empatia, linguagem e imaginação. “A contação de histórias e a música são pontes entre o sentir e o aprender”, destacou.

NeuroEduque Show: Prêmio Rhema Inclusão em Neuroeducação Brasil

Além de muito conhecimento, o NeuroEduque Show também celebrou quem faz a diferença. Por isso, o 2º Prêmio Rhema Inclusão em Neuroeducação Brasil reconheceu educadores que transformam a inclusão em ação, com projetos que inspiram, emocionam e impactam comunidades inteiras.

Os vencedores foram:
1º lugar – Noah de Paula
2º lugar – Elineia Miranda
3º lugar – Adriano Freitas

Dessa forma, os projetos apresentados mostraram o poder da neuroeducação em transformar vidas, reforçando a missão da Rhema de preparar professores para atuar com conhecimento, sensibilidade e propósito.

Pós-Graduação Online e Ao Vivo com Interação: o próximo passo da sua jornada

O NeuroEduque Show também trouxe uma mensagem clara e inspiradora, onde a transformação não acontece apenas na teoria, mas na prática diária. Ou seja, quando o educador decide aprender mais e aplicar o que aprende de forma consciente.

A Rhema Neuroeducação acredita que todo professor pode ser protagonista dessa mudança. Por isso, oferece pós-graduações online, ao vivo e com interação, pensadas para quem deseja unir conhecimento científico e prática real. Cada aula é conduzida por professores especialistas, com metade da carga teórica baseada em evidências e metade dedicada à aplicação imediata em sala de aula.

Com mais de 90 mil professores formados em mais de 20 países, a Rhema segue sendo referência em inclusão, neuroeducação e inovação pedagógica. A proposta é simples: oferecer suporte real ao professor, construindo juntos uma educação que transforma vidas.

Aproveite para visitar o canal da Rhema Neuroeducaçãopara aprender ainda mais dicas práticas para estimular crianças em sala de aula, visite nosso site da Rhema Neuroeducação e siga nosso perfil no Instagram para mais dicas e conteúdos sobre como transformar a educação das crianças.

Cada criança é um mundo. Te preparamos para cada uma delas.

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