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O que é treino de Atividades de Vida Diária – AVDs no Autismo?

Sabemos que, por vezes, pode ser um pouco mais difícil lidar com espectro autista. Isso ocorre, principalmente, pela falta de conhecimento sobre o assunto. Nesse quesito, é importante que eles possam desenvolver Atividades de Vida Diária – AVDs no autismo, para ganhar sua independência e desenvolver-se. É sobre isso que falaremos no artigo de hoje. Vamos lá?

O que é o Transtorno de Espectro Autista (TEA)?

O transtorno de espectro autista é uma condição que afeta o neurodesenvolvimento. Ela acompanha o indivíduo desde o nascimento até o fim da sua vida. O indivíduo diagnosticado com TEA apresenta as seguintes características: 

  • Dificuldades de interagir socialmente;
  • Problemas na comunicação;
  • Comportamentos repetitivos e restritos.

Por isso, ele pode, muitas vezes, não realizar seu papel na vida cotidiana. Assim, ele perde a oportunidade de se tornar independente. Pensando nisso, a Terapia Ocupacional foi dividida em várias esferas, e uma delas diz respeito às AVDs (Atividades de Vida Diária). Entenda mais a seguir. 

Entenda como funciona as Atividades de Vida DiáriaAVDs 

As AVDs podem ter um auxílio da ABA (Análise de Comportamento Aplicada) para definir seu ensino. Assim, por meio dessa ciência, podemos compreender as funções do comportamento. Elas são:

  • Acesso à atenção: refere-se à busca por atenção de outra pessoa;
  • Acesso à tangíveis: ter acesso à itens ou atividades que prefere;
  • Fuga/esquiva: sair de atividades que não agradam;
  • Reforçamento automático: reforçamento que não é mediado por ação de outra pessoa.

As Atividades de Vida Diária são atividades simples do cotidiano, como escovar os dentes ou ir ao banheiro. As crianças com TEA podem apresentar dificuldades ao realizar tais atividades. Isso pode restringir as habilidades de desempenho, participação social e outros aspectos da criança.

AVDs no autismo: como aplicar?

Como já foi dito, essa condição pode atrapalhar a realização dessas atividades. Porém, é possível engajar a criança a entender e aplicar esse conceito em suas vidas. Temos como exemplos de Atividades de Vida Diária:

  • Alimentar;
  • Deglutir;
  • Cuidado com equipamentos pessoais;
  • Vestir-se;
  • Tomar banho;
  • Higiene pessoal;
  • Utilizar o vaso sanitário e realizar higiene íntima;
  • Atividade sexual. 

Esses são alguns dos comportamentos que são realizados por uma sequência de subcomponentes. Veja um exemplo para escovar os dentes: 

  • Pegar a escova de dente;
  • Abrir a pasta de dente; 
  • Pegar a escova de dente; 
  • Colocar a pasta na escova;
  • Fechar a pasta de dente; 
  • Guardar a pasta de dente;
  • Abrir a torneira;
  • Molhar a escova;
  • Fechar a torneira;
  • Escovar os dentes superiores;
  • Escovar os dentes inferiores;
  • Escovar os dentes da frente;
  • Abrir a torneira;
  • Lavar a escova de dente;
  • Guardar a escova de dente;
  • Lavar a boca e/ou cuspir;
  • Fechar a torneira. 

Portanto, ao aplicar AVDs, atividades educativas, brincadeiras, momentos de lazer, além de não negligenciar o sono, as crianças podem se desenvolver e garantir sua certa independência. Isso é benéfico tanto para a própria criança, quanto para seus familiares. 

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