O que é Ecolalia no Autismo?
A ecolalia no autismo ainda gera muitas dúvidas entre professores e familiares. É comum ouvir uma criança repetir frases de desenhos, músicas ou perguntas e pensar: isso é natura, é atraso, ou é ecolalia?
O que você vai encontrar neste artigo:
Desse modo, antes de tirar conclusões, é importante compreender o que é ecolalia no autismo, por que ela acontece e quando realmente indica um sinal de alerta. Por isso, neste blog, vamos explicar os três tipos de ecolalia, trazer exemplos simples e mostrar como o professor pode observar e apoiar o desenvolvimento da criança com TEA.
O que é Ecolalia no Autismo?

Para começar, precisamos entender o que é ecolalia no autismo.
Ecolalia é a repetição de palavras ou frases que a criança ouviu, mas sem função comunicativa. Logo, isso significa que ela repete algo fora do contexto, sem intenção clara de comunicação. Entretanto, é importante lembrar que nem toda repetição é ecolalia.
Ou seja, crianças pequenas repetem frases como parte natural do processo de aquisição de linguagem, especialmente até os 2 ou 3 anos de idade. A ecolalia se torna um ponto de atenção quando a repetição é por exemplo:
- persistente,
- fora de contexto,
- não funcional,
- acompanhada de dificuldade em formular respostas espontâneas.
Os 3 Tipos de Ecolalia no Autismo
1. Ecolalia Tardia
Acontece quando a criança repete uma frase que ouviu há muito tempo, geralmente de desenhos, músicas ou vídeos.
Por exemplo:
Durante uma brincadeira que não tem relação com o tema, ela diz:
“Você quer brincar na neve?”
Sendo assim, essa repetição é comum em crianças com TEA e costuma acontecer em momentos de ansiedade, excitação ou tentativa de autorregulação.
2. Ecolalia Imediata
Ocorre quando a criança repete exatamente o que escutou no mesmo instante, sem responder ao que foi perguntado.
Por exemplo:
Você pergunta:
— “Qual é o seu nome?”
E a criança retorna:
— “Qual é o seu nome?”
Aqui, ela ainda não consegue formular a resposta, então repete a pergunta.
3. Ecolalia Mitigada
É quando a criança repete a frase, mas com alguma alteração, seja na entonação, no ritmo ou na intenção.
Por exemplo:
Você pergunta:
— “Você quer água?”
Ela repete:
— “Você quer água?”
mas tenta demonstrar que está pedindo água.
Neste caso, existe uma intenção por trás, mesmo que a fala ainda aconteça de forma ecolálica. Logo, é um bom sinal dentro do desenvolvimento da linguagem.
Quando a Repetição é Esperada e Não é Ecolalia?
Durante o desenvolvimento infantil, é comum a criança repetir parte da fala do adulto como uma forma de aprendizado.
Por exemplo:
Adulto: “Quer jogar bola?”
Criança: “Boia? Jogar boia!”
Ou seja, essa repetição é funcional e faz parte do desenvolvimento típico da linguagem.
Dessa forma, o professor deve se preocupar somente quando:
- a frase é repetida sem sentido,
- aparece em diversos contextos sem relação,
- não há intenção comunicativa,
- a criança já passou da idade de aquisição de linguagem básica (após 3 anos)
e continua repetindo de forma rígida.

Por que a Ecolalia pode Acontecer no Autismo?
A ecolalia pode aparecer no TEA por razões como por exemplo:
- dificuldade de formular respostas espontâneas,
- uso da memória auditiva para se comunicar,
- tentativa de regular emoções,
- busca de previsibilidade,
- apoio para manter interação mesmo sem saber o que dizer.
Compreender esses motivos ajuda o professor a interpretar a ecolalia como uma forma de comunicação, e não apenas como um sintoma isolado.
Como o Professor Pode Apoiar a Criança?
Existem algumas estratégias que ajudam a transformar a ecolalia em comunicação funcional:
- Usar frases curtas e claras;
- Modelar respostas simples (por exemplo: “Meu nome é Ana”);
- Criar rotinas previsíveis;
- Incentivar gestos, apontar e comunicação alternativa;
- Reforçar tentativas de fala espontânea;
- Utilizar pistas visuais durante as atividades;
- Interpretar a intenção da criança por trás da repetição.
Dessa forma, essas práticas facilitam a compreensão do mundo pela criança e fortalecem sua linguagem.
Conclusão
A ecolalia no autismo é uma forma de expressão que faz parte do processo comunicativo de muitas crianças. Compreender o que é ecolalia no autismo, identificar seus tipos e diferenciar repetições funcionais de sinais de alerta permite que professores atuem com mais sensibilidade, estratégia e segurança.
Quando o professor entende o comportamento, a intervenção se torna mais assertiva e a comunicação da criança evolui com mais fluidez. Por isso, se você busca conhecimento baseado em evidências científicas para transformar sua prática em sala de aula, conheça a Pós-graduação em Transtorno do Espectro Autista – TEA da Rhema Neuroeducação.
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