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O que é Ecolalia no Autismo?

A ecolalia no autismo ainda gera muitas dúvidas entre professores e familiares. É comum ouvir uma criança repetir frases de desenhos, músicas ou perguntas e pensar: isso é natura, é atraso, ou é ecolalia?

Desse modo, antes de tirar conclusões, é importante compreender o que é ecolalia no autismo, por que ela acontece e quando realmente indica um sinal de alerta. Por isso, neste blog, vamos explicar os três tipos de ecolalia, trazer exemplos simples e mostrar como o professor pode observar e apoiar o desenvolvimento da criança com TEA.

O que é Ecolalia no Autismo?

Para começar, precisamos entender o que é ecolalia no autismo.

Ecolalia é a repetição de palavras ou frases que a criança ouviu, mas sem função comunicativa. Logo, isso significa que ela repete algo fora do contexto, sem intenção clara de comunicação. Entretanto, é importante lembrar que nem toda repetição é ecolalia.

Ou seja, crianças pequenas repetem frases como parte natural do processo de aquisição de linguagem, especialmente até os 2 ou 3 anos de idade. A ecolalia se torna um ponto de atenção quando a repetição é por exemplo:

  • persistente,
  • fora de contexto,
  • não funcional,
  • acompanhada de dificuldade em formular respostas espontâneas.

Os 3 Tipos de Ecolalia no Autismo

1. Ecolalia Tardia

Acontece quando a criança repete uma frase que ouviu há muito tempo, geralmente de desenhos, músicas ou vídeos.

Por exemplo:
Durante uma brincadeira que não tem relação com o tema, ela diz:
“Você quer brincar na neve?”

Sendo assim, essa repetição é comum em crianças com TEA e costuma acontecer em momentos de ansiedade, excitação ou tentativa de autorregulação.

2. Ecolalia Imediata

Ocorre quando a criança repete exatamente o que escutou no mesmo instante, sem responder ao que foi perguntado.

Por exemplo:
Você pergunta:
— “Qual é o seu nome?”
E a criança retorna:
— “Qual é o seu nome?”

Aqui, ela ainda não consegue formular a resposta, então repete a pergunta.

3. Ecolalia Mitigada

É quando a criança repete a frase, mas com alguma alteração, seja na entonação, no ritmo ou na intenção.

Por exemplo:
Você pergunta:
— “Você quer água?”
Ela repete:
— “Você quer água?”
mas tenta demonstrar que está pedindo água.

Neste caso, existe uma intenção por trás, mesmo que a fala ainda aconteça de forma ecolálica. Logo, é um bom sinal dentro do desenvolvimento da linguagem.

Quando a Repetição é Esperada e Não é Ecolalia?

Durante o desenvolvimento infantil, é comum a criança repetir parte da fala do adulto como uma forma de aprendizado.

Por exemplo:
Adulto: “Quer jogar bola?”
Criança: “Boia? Jogar boia!”

Ou seja, essa repetição é funcional e faz parte do desenvolvimento típico da linguagem.
Dessa forma, o professor deve se preocupar somente quando:

  • a frase é repetida sem sentido,
  • aparece em diversos contextos sem relação,
  • não há intenção comunicativa,
  • a criança já passou da idade de aquisição de linguagem básica (após 3 anos)
    e continua repetindo de forma rígida.

Por que a Ecolalia pode Acontecer no Autismo?

A ecolalia pode aparecer no TEA por razões como por exemplo:

  • dificuldade de formular respostas espontâneas,
  • uso da memória auditiva para se comunicar,
  • tentativa de regular emoções,
  • busca de previsibilidade,
  • apoio para manter interação mesmo sem saber o que dizer.

Compreender esses motivos ajuda o professor a interpretar a ecolalia como uma forma de comunicação, e não apenas como um sintoma isolado.

Como o Professor Pode Apoiar a Criança?

Existem algumas estratégias que ajudam a transformar a ecolalia em comunicação funcional:

  • Usar frases curtas e claras;
  • Modelar respostas simples (por exemplo: “Meu nome é Ana”);
  • Criar rotinas previsíveis;
  • Incentivar gestos, apontar e comunicação alternativa;
  • Reforçar tentativas de fala espontânea;
  • Utilizar pistas visuais durante as atividades;
  • Interpretar a intenção da criança por trás da repetição.

Dessa forma, essas práticas facilitam a compreensão do mundo pela criança e fortalecem sua linguagem.

Conclusão

A ecolalia no autismo é uma forma de expressão que faz parte do processo comunicativo de muitas crianças. Compreender o que é ecolalia no autismo, identificar seus tipos e diferenciar repetições funcionais de sinais de alerta permite que professores atuem com mais sensibilidade, estratégia e segurança.

Quando o professor entende o comportamento, a intervenção se torna mais assertiva e a comunicação da criança evolui com mais fluidez. Por isso, se você busca conhecimento baseado em evidências científicas para transformar sua prática em sala de aula, conheça a Pós-graduação em Transtorno do Espectro Autista – TEA da Rhema Neuroeducação. 

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