Acessibilidade:

O que foi destaque no NeuroEduque Show

O Maior Congresso de Neuroeducação do Brasil encerrou mais uma edição com um espetáculo de conhecimento e emoção. O NeuroEduque Show 2025 reuniu especialistas renomados, professores de todo o país e milhares de educadores em busca de práticas reais para transformar a sala de aula.

Dessa forma, durante o evento, ciência e arte se encontraram para mostrar como a neuroeducação pode ampliar o olhar do professor e fortalecer a inclusão. Confira!]

NeuroEduque Show: arte e emoção

O NeuroEduque Show começou com um momento de pura sensibilidade. As bailarinas da Adágio Escola de Dança, de Arapongas, encantaram o público com a apresentação de balé clássico intitulada “A Simplicidade de Mais um Dia”. A performance traduziu em movimento o tema central do evento, a beleza que existe na aprendizagem cotidiana, no gesto simples e no olhar atento do educador.

A aprendizagem sob novos olhares

A jornada de conhecimento começou com a professora Fabiana Lozano, que apresentou a Aula Show “Neuroplasticidade e Aprendizado no TEA”. Dessa forma, em uma palestra inspiradora, ela mostrou como o cérebro no Transtorno do Espectro do Autismo aprende por diferentes caminhos e como compreender essas vias é o primeiro passo para uma educação realmente inclusiva.

Segundo a professora, “o cérebro no TEA pode ser acionado por diversas vias. Ter essa base científica auxilia o professor a enxergar novas possibilidades de aprendizagem”.

Funções executivas e TDAH: o cérebro em ação

Na Aula Show 2, a professora Juliana Montenegro conduziu o público por um tema essencial: as funções executivas. Ela explicou como trabalhar atenção, memória e autorregulação de forma eficiente, apresentando estratégias simples e eficazes para o contexto escolar.

Portanto, entre os pontos abordados, ela falou da importância do treino da atenção e memória para a aprendizagem, dos exercícios de autorregulação aplicáveis à rotina escolar, e ainda, a relação entre funções executivas e inclusão.

Além disso, Juliana destacou que compreender esses mecanismos é fundamental: “Estamos falando de treino de atenção, memória e autorregulação — pilares que sustentam o aprendizado. Sem compreender isso, nenhuma metodologia se sustenta.”

NeuroEduque Show: teoria e resultados caminhando juntos

A professora Maria Eduvirges trouxe um dos temas mais esperados: o Guia Definitivo de Práticas Baseadas em Evidências. Ela mostrou que uma educação de qualidade nasce da integração entre ciência, experiência e as reais necessidades dos alunos.

Desse modo, citando Vygotsky e Piaget, reforçou que conhecer o potencial do aluno é o ponto de partida para desenvolver práticas pedagógicas eficazes e seguras. “Quando você conhece o potencial do aluno e trabalha a partir dele, está aplicando uma prática baseada em evidências”, afirmou.

Dislexia: mitos, verdades e estratégias reais

A professora Carla Paixão encerrou o primeiro bloco de aulas desafiando crenças antigas sobre a dislexia. Logo, em uma apresentação interativa, ela mostrou que insistir apenas em cópia e repetição não é o caminho, e que existem estratégias mais eficazes para desenvolver a leitura e a escrita.

Entre os principais aprendizados da palestra:

  • A dislexia é um transtorno específico de leitura, mas com potencial de desenvolvimento;
  • O diagnóstico não limita a aprendizagem;
  • O uso de jogos e materiais adaptados favorece o progresso do aluno.

“Crianças com dislexia aprendem, sim. O que precisamos é mudar o olhar e o método”, destacou a professora.

ABA na prática: estratégias que funcionam

No Talk Show “ABA na Prática”, as professoras Maria Eduvirges e Tahena Ferreira apresentaram formas de aplicar os princípios da Análise do Comportamento Aplicada no ambiente escolar. Além disso, com exemplos reais, mostraram que a ABA pode ser uma aliada poderosa para criar rotinas previsíveis e positivas, especialmente para alunos com TEA e TOD.

Entre os pontos discutidos elas falaram por exemplo da:

  • Adaptação dos princípios da ABA ao contexto escolar;
  • Construção de rotinas inclusivas e previsíveis;
  • Reforços positivos e planejamentos individualizados;
  • Mediação afetiva como ferramenta essencial para lidar com comportamentos desafiadores.

RhemaAção: estudos de caso reais e transformadores

O professor Robson Dias comandou o bloco RhemaAção, apresentando estudos de caso reais, como os de Ana, Gustavo e Felipe. Logo, o momento mostrou como transformar desafios de comportamento em oportunidades de aprendizagem, destacando a importância de enxergar o potencial por trás de cada história.

Além disso, o professor trouxe uma informação importante, sobre o que ocorre nas especializações da Rhema. “Nas especializações da Rhema, discutimos casos, trocamos experiências e aprendemos a olhar para cada aluno como uma possibilidade de crescimento mútuo”, afirmou o professor.

Musicalização e contação de histórias: quando a arte encontra a inclusão

Encerrando as aulas, a professora Fernanda Munhão trouxe ao palco a força da arte na educação inclusiva. Desse modo, em sua apresentação sobre musicalização e contação de histórias, ela mostrou técnicas que unem emoção, criatividade e engajamento em sala de aula.

Com 17 anos de experiência em docência, Fernanda compartilhou práticas que despertam empatia, linguagem e imaginação. “A contação de histórias e a música são pontes entre o sentir e o aprender”, destacou.

NeuroEduque Show: Prêmio Rhema Inclusão em Neuroeducação Brasil

Além de muito conhecimento, o NeuroEduque Show também celebrou quem faz a diferença. Por isso, o 2º Prêmio Rhema Inclusão em Neuroeducação Brasil reconheceu educadores que transformam a inclusão em ação, com projetos que inspiram, emocionam e impactam comunidades inteiras.

Os vencedores foram:
1º lugar – Noah de Paula
2º lugar – Elineia Miranda
3º lugar – Adriano Freitas

Dessa forma, os projetos apresentados mostraram o poder da neuroeducação em transformar vidas, reforçando a missão da Rhema de preparar professores para atuar com conhecimento, sensibilidade e propósito.

Pós-Graduação Online e Ao Vivo com Interação: o próximo passo da sua jornada

O NeuroEduque Show também trouxe uma mensagem clara e inspiradora, onde a transformação não acontece apenas na teoria, mas na prática diária. Ou seja, quando o educador decide aprender mais e aplicar o que aprende de forma consciente.

A Rhema Neuroeducação acredita que todo professor pode ser protagonista dessa mudança. Por isso, oferece pós-graduações online, ao vivo e com interação, pensadas para quem deseja unir conhecimento científico e prática real. Cada aula é conduzida por professores especialistas, com metade da carga teórica baseada em evidências e metade dedicada à aplicação imediata em sala de aula.

Com mais de 90 mil professores formados em mais de 20 países, a Rhema segue sendo referência em inclusão, neuroeducação e inovação pedagógica. A proposta é simples: oferecer suporte real ao professor, construindo juntos uma educação que transforma vidas.

Aproveite para visitar o canal da Rhema Neuroeducaçãopara aprender ainda mais dicas práticas para estimular crianças em sala de aula, visite nosso site da Rhema Neuroeducação e siga nosso perfil no Instagram para mais dicas e conteúdos sobre como transformar a educação das crianças.

Cada criança é um mundo. Te preparamos para cada uma delas.

Continue lendo

Sintomas do transtorno opositivo desafiador

Olá, professores! Antes de tudo, como vocês lidam com situações de mau comportamento em sala de aula? Enquanto para uma […]

O atendimento educacional especializado para alunos com Deficiência Intelectual
A educação deve ser universal. Isso significa que não há espaço para obstáculos na aquisição do conhecimento e das práticas pedagógicas. Dessa forma, as limitações trazidas por determinadas situações inerentes aos alunos precisam ser superadas para o desenvolvimento global de todos os indivíduos. Assim sendo, o atendimento educacional especializado (AEE)...
Sintomas do transtorno opositivo desafiador

Olá, professores! Antes de tudo, como vocês lidam com situações de mau comportamento em sala de aula? Enquanto para uma […]