Acessibilidade:

O que é consciência fonológica e quais as habilidades que ela compreende?

Olá, professores!

A princípio, a educação conta com elementos determinantes para o desenvolvimento do aluno. Com isso, o ato de lecionar depende da metodologia de cada instituição e cada profissional. Assim sendo, é importante que haja um conjunto de ações que visa a estabelecer estratégias que propiciem o desempenho pedagógico da criança nas séries iniciais; e, também, durante o ensino fundamental.

Dentre os vários pontos que fazem parte deste processo está a consciência fonológica. No entanto, como podemos defini-la e qual a sua importância no percurso da alfabetização infantil?

O que é consciência fonológica?

Antecipadamente, a definição mais adequada à consciência fonológica é que ela própria se constitui como uma habilidade que se pauta na metalinguística, também conhecida por metacognição.  Em outras palavras, a criança tende a estar preparada para se conscientizar acerca de aspectos relativos à linguagem formal.

Além disso, é importante ressaltar que a consciência fonológica marca a fase em que os pequenos começam a entender e a fazer conexões entre as palavras e seus respectivos sons. Outra coisa é que as crianças passam a realizar associações na formação dos vocábulos a partir da constituição silábica e fonêmica (unidades distintas). Aliás, elas veem por meio da consciência fonológica que tais unidades podem se repetir em diferentes palavras, sobretudo quando faladas.

De acordo com Rodrigues e Postalli (2019), há muitos estudos que corroboram a constatação de que para a ocorrência do desenvolvimento da consciência fonológica, a aprendizagem da leitura e da escrita está intimamente relacionada. Com efeito, o sucesso nesse processo se deve a outros elementos tão importantes quanto o aprendizado em ler e escrever. Vejam o porquê a seguir.

A consciência fonológica compreende quais habilidades?

Petsun et al. (2010) trazem uma contribuição importante para o aspecto da abrangência que ela proporciona ao aluno. Segundo o estudo realizado, a prática da consciência fonológica é responsável pelo aperfeiçoamento do desenvolvimento da criança frente à alfabetização.

Com isso, vale elencar quais são as contribuições da consciência fonológica observadas pelos pesquisadores. De acordo com Petsun et al. (2010), a consciência fonológica proporciona:

Sensibilidade em relação à rima e à aliteração: neste caso, o aluno desenvolve a percepção acerca de algumas palavras, no qual podem apresentar o mesmo conjunto de sons; principalmente quando observamos o início e o fim (rima e aliteração, respectivamente).

Ademais, as crianças conseguem perceber estruturas sonoras que apresentam semelhanças em diferentes vocábulos. De acordo com o estudo mencionado, tal etapa contribui de forma considerável a aprendizagem da escrita dos pequenos durante o processo de alfabetização.

Conhecimento silábico: importante ressaltar que esta habilidade lida com a segmentação e a operação das estruturas silábicas das palavras. Ou seja, ocorre aqui um processo de divisão do vocábulo, os chamados constituintes silábicos.

Conhecimento intrassilábico: a partir desta habilidade, a criança passa a compreender a estrutura das palavras. Inclusive, que as sílabas podem ser subdivididas em grupos menores do que elas mesmas e maiores que um fonema.

Conhecimento segmental: neste caso, o pequeno percebe a existência dos fonemas (conjunto de segmentos sequenciados).

Como impulsionar a alfabetização com atividades de consciência fonológica?

Antes de tudo, vocês devem ter em mente que, nesse período de desenvolvimento da criança, a maioria das atividades precisa apostar no lado lúdico para atrair a atenção dos pequenos. Assim sendo, há algumas tarefas bastante interessantes e que tendem a contribuir muito para a alfabetização das crianças, vejam abaixo:

– Jogos de adivinhação;

– Cantigas (ou parlendas);

– Atividades de trava-línguas;

– Exercícios com uso de rimas;

– Leitura de poemas;

– Leitura de histórias.

Por fim, vale reiterar que a aquisição da consciência fonológica é uma etapa fundamental para a aprendizagem da criança e, além disso, para a autonomia do aluno em determinados desafios presentes na educação infantil.

Referências:

RODRIGUES, Pauliana do Nascimento; POSTALLI, Lídia Maria Marson. Habilidades de consciência fonológica promovidas pelo ensino de leitura e escrita. Psicologia Escolar e Educação, Maringá, v. 23, 2019.

PETSUN, Magda Solange Vanzo et al. Estimulação da consciência fonológica na educação infantil: prevenção de dificuldades na escrita. Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, São Paulo, v. 14, n. 1, jan./jun. 2010.

Continue lendo

Importância do Professor no Transtorno da Linguagem

Você ainda fica em dúvida se ATRASO NA FALA OU NA ESCRITA é um tipo de transtorno e se for, […]

SAIBA MAIS SOBRE COMPORTAMENTO SOCIOEMOCIONAL NO TEA

Apesar de cada indivíduo ser único, existem alguns fatores comuns que impactam muitas pessoas com autismo.  Inúmeros são os problemas que envolvem o desenvolvimento das pessoas […]

Importância do Professor no Transtorno da Linguagem
Você ainda fica em dúvida se ATRASO NA FALA OU NA ESCRITA é um tipo de transtorno e se for, qual seria? Acredito que você conhece ou já conheceu alguma criança com atraso na fala ou na escrita! Isto pode estar relacionado a diversos fatores. O desenvolvimento adequado da linguagem...
SAIBA MAIS SOBRE COMPORTAMENTO SOCIOEMOCIONAL NO TEA

Apesar de cada indivíduo ser único, existem alguns fatores comuns que impactam muitas pessoas com autismo.  Inúmeros são os problemas que envolvem o desenvolvimento das pessoas […]