O que é autogestão emocional na educação?
Olá, professor! Tudo bem? Em 1995, quando era jornalista científico no jornal “The New York Times”, o psicólogo e pesquisador estadunidense Daniel Goleman apresentou a Inteligência Emocional em um livro que se tornou best-seller.
A partir daí, o quociente emocional (QE) tem se mostrado mais importante que o quociente intelectual (QI) para o mercado de trabalho em geral, incluindo escolas e universidades. No blog de hoje, apresentamos como esse conteúdo pode auxiliar professores, especialmente na Educação infantil. Acompanhe!
Quociente emocional (QE)
Relaciona-se à habilidade de autogestão emocional na educação que se sustenta nos cinco pilares da Inteligência Emocional apresentados por Goleman. Inclui fatores como:
- Conhecer as próprias emoções;
- Controlar as emoções;
- Automotivação;
- Empatia;
- Saber se relacionar interpessoalmente.
Autogestão emocional na educação
É agir com maestria e de maneira fluida, após análise de emoções e mudança de pensamentos para a adequação de comportamentos às diversas situações do cotidiano escolar, em especial na Educação infantil, que atende crianças de 0 a 5 anos. Adaptação, rotina e propostas pedagógicas precisam considerar as emoções que podem aflorar, por isso é importante que os professores se antecipem durante a elaboração de planejamentos pedagógicos.
Conhecer as próprias emoções
Ou seja, analisar as ações reativas aos estímulos externos é o passo inicial para o desenvolvimento da autogestão emocional na educação.
Controlar as emoções
Diz respeito ao ato de manter o equilíbrio na busca por soluções ou resoluções de problemas.
Automotivação
Manter a esperança e a determinação para o alcance de objetivos respeitando as outras pessoas.
Empatia
Capacidade de se colocar no lugar do outro para reconhecer emoções e compreender atitudes com um olhar sensível e de maneira aberta.
Saber se relacionar interpessoalmente
É ter a habilidade de guiar as emoções das pessoas com o objetivo de tornar as relações agradáveis, qualificando a própria vida e contagiando o ambiente ao redor.
Educação do Século XXI
Se você quer melhorar sua prática, auxiliando a si e a seus estudantes, saiba que a autogestão emocional contribui para:
- A redução de níveis de estresse e ansiedade;
- A conquista da harmonia em relacionamentos interpessoais;
- Um maior equilíbrio emocional;
- O respeito mútuo;
- A melhoria da capacidade de tomar decisões;
- A clareza das ações;
- O foco nos objetivos;
- A produtividade;
- A administração do tempo;
- O comprometimento com metas;
- Uma visão responsável de futuro.
- A autoconfiança e a autoestima.
O século XXI trouxe para os profissionais da Educação o desafio de se resgatar emoções básicas como alegria, medo, nojo, raiva e tristeza, para que sejam aliadas de pensamentos acelerados pelo excesso de estímulos tecnológicos e de demandas contemporâneas, que parecem estar desumanizando e automatizando comportamentos, que no caso da Educação infantil, têm limitado a exploração do próprio corpo, com a restrição de brincadeiras ao ar livre, em contato com a natureza.
Conclusão
Alcançar o sucesso depende da busca por autoconhecimento e de relacionamentos interpessoais colaborativos. Descubra como a Inteligência Emocional pode contribuir para o seu desenvolvimento pessoal e transformar a sua vida e a de seus estudantes através da autogestão emocional na educação. Conheça o curso de pós-graduação em “Coaching Educacional” Clique aqui e fale com nossos consultores!