Acessibilidade:

NeuroEduque: Conheça Quem Tornou Essa Imersão Única

Celebrando 16 anos de atuação, a Rhema Neuroeducação promove o NeuroEduque: Uma Imersão de Ciência e Neuroeducação, o maior evento online do país para quem busca unir teoria, prática e evidências na educação inclusiva. 

Sendo assim, nesta edição, grandes nomes compartilham o que há de mais atual sobre Autismo, TDAH, neurodiversidade, ciência do cérebro e estratégias baseadas em ABA, desse modo, ajudando professores, famílias e profissionais a atuarem com mais segurança na rotina escolar.

NeuroEduque 2025: Josimeire Haddad

Mestre em Educação, Psicopedagoga Clínica, Pedagoga e Especialista em Educação Especial – Área de Deficiência Intelectual, Josimeire abordou temas que conectaram a escola com o futuro. 

Durante sua participação, falou sobre Inteligência Artificial na Educação, Metodologias Ativas, Letramento Digital, Neurodivergência, Competências Socioemocionais e Avaliação por Competências, além de reforçar a importância da formação continuada. 

Na Mesa Mestra, trouxe reflexões sobre diagnóstico correto de TOD e TDAH. Desse modo, também abordou sobre genética e sinais de Transtorno do Desenvolvimento Intelectual (TDI).

“No Neuroeduque eu apresentei o Rhema News, trazendo as principais tendências para o futuro da educação até 2030. Sendo assim, falei de formação continuada, de inovação, de como o professor e o gestor podem se preparar para tantas mudanças que já estão acontecendo.”

NeuroEduque 2025: Luiz Paulo Moura Soares

Pedagogo e Psicopedagogo, Luiz Paulo compartilhou estratégias práticas de ABA (Análise do Comportamento Aplicada). Todas elas são voltadas para professores que enfrentam desafios com alunos no espectro do Autismo. 

Ele explicou como usar a ABA quando a criança está estagnada e como criar vínculo com o aluno. Também falou como lidar com hipersensibilidades e desmistificar mitos e verdades sobre o TEA. Na Mesa Mestra, debateu questões sobre genética, neurodiversidade e novos rumos da ciência.

“No Neuroeduque eu pude falar um pouco sobre como levar a prática baseada em evidências para a sala de aula. Por isso, mostrei como a Análise do Comportamento Aplicada faz diferença de verdade na rotina educacional e comportamental, ajudando professores e transformando a vida de muita gente.”

NeuroEduque 2025: Maria Ângela Garcia de Almeida

Mestre em Educação e Saúde Coletiva, Doutoranda em Educação Especial e Especialista em Deficiências Múltiplas, TEA e TDAH, Maria Ângela apresentou caminhos eficazes para professores compreenderem medicação no TEA (resperidona, aripiprazol).

Também falou sobre uso de estabilizadores de humor, terapias com ocitocina, ação anti-inflamatória, relação com microbiota intestinal, estratégias ABA naturalistas e fonoaudiologia aplicada ao Autismo. 

Já na Mesa Mestra, ela trouxe insights sobre estereotipias no TDAH, o conceito de neurodivergência e a importância da ABA para famílias.

“No NeuroEduque eu falei muito sobre a importância da rede de apoio, trouxe pontos sobre genética, discuti questões da neuroeducação e ainda abordei o tema do coaching parental, mostrando como tudo isso pode fortalecer o trabalho com as famílias.”

NeuroEduque 2025: Robson Batista Dias

Robson Batista Dias é Psicólogo Clínico e Educacional, Mestre em Psicologia e Especialista em Neuropsicologia. Ele mostrou como a ciência do cérebro pode transformar o conhecimento sobre TEA e TDAH. 

Além disso, apresentou dados sobre padrões divergentes de ativação do córtex pré-frontal em crianças neurodivergentes. Ele ainda destacou a aplicação da tecnologia fNIRS e explicou como a neuroimagem pode apoiar diagnósticos e intervenções. 

Na Mesa Mestra, discutiu diagnóstico de TOD e TDAH, diferenças entre medicamentos e estratégias para lidar com TDAH e misofonia em sala de aula.

“Eu mostrei como a ciência do cérebro explica o funcionamento das funções executivas no TDAH e no TEA. Falei sobre como a neuroimagem pode ajudar em diagnósticos mais assertivos. Além disso, falei como esse conhecimento faz diferença para quem está na linha de frente com essas crianças.”

NeuroEduque 2025: Tahena Silva Ferreira

Mestre e Doutoranda em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem, Especialista em Análise do Comportamento Aplicada, Tahena apresentou como aplicar a ABA na intervenção do TEA.

Além disso, falou de estratégias para lidar com crianças não verbais ou com hipersensibilidade, orientações para famílias recém-diagnosticadas e mitos e verdades sobre o Autismo. Na Mesa Mestra, participou de debates sobre coaching parental, genética e novas descobertas sobre neurodiversidade e puberdade precoce em crianças autistas.

“No Neuroeduque eu falei sobre a importância da ABA como ciência, sobre como ela pode ajudar no autismo e apoiar o professor para garantir uma inclusão de verdade, respeitando a neurodiversidade. Logo, esse foi um momento de troca muito importante.”

NeuroEduque 2025: Weslei Jacob

Doutor em Atividade Física, Educação Física e Esporte, Mestre em Atividade Motriz e Educação e Especialista em Educação Infantil, Weslei aprofundou o entendimento da neurodiversidade no contexto escolar. 

Além disso, ele presentou descobertas sobre a proteína Reelin, distúrbios do sono em autistas, uso da melatonina, terapia assistida por animais. E desse modo, também falou da teoria do cérebro masculino extremo, células-tronco no tratamento do TEA e relacionou esses achados com o comportamento das crianças em sala de aula.

“Foi um verdadeiro espetáculo discutir pesquisas de neuroimagem, tendências para os próximos anos. Além disso, pude mostrar como entender o sistema neurológico da criança autista pode ajudar professores a escolherem estratégias mais eficazes na prática.”

Uma Imersão que Deixa Legado

Cada tema debatido reforça que a inclusão real exige ciência, prática e formação continuada. Com palestras, mesas mestras e troca de experiências, o NeuroEduque 2025 foi único. Desse modo, ele mostrou que, quando o educador entende a singularidade de cada criança, o resultado é uma educação mais acolhedora, eficaz e transformadora.

E se você deseja ir além conheça a Pós-graduação em Transtorno do Espectro Autista – TEA da Rhema Neuroeducação.  Estude com especialistas, aprenda estratégias práticas e transforme sua atuação em sala de aula.

Não deixe de visitar o canal da Rhema Neuroeducaçãopara aprender ainda mais dicas práticas para estimular crianças em sala de aula. Visite nosso site da Rhema Neuroeducação e siga nosso perfil no Instagram para mais dicas e conteúdos sobre como transformar a educação das crianças.

Cada criança é um mundo. Te preparamos para cada uma delas.

Continue lendo

4 Vídeos Importantes sobre Educação Infantil

Educação Infantil é fundamental para professores, educadores e profissionais da saúde. Portanto, compreender esses conceitos e suas aplicações práticas pode […]

Dicas de Jogos para TDAH na Escola
Jogos para TDAH são estratégias fundamentais para melhorar o foco, o comportamento e a aprendizagem de crianças em idade escolar. Na sala de aula, os jogos para TDAH fazem toda a diferença. Desse modo, eles ajudam crianças com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade a se envolverem nas atividades,...
4 Vídeos Importantes sobre Educação Infantil

Educação Infantil é fundamental para professores, educadores e profissionais da saúde. Portanto, compreender esses conceitos e suas aplicações práticas pode […]