Acessibilidade:

Músicalização para aprender e se divertir: Atividades práticas

Você sabia que a musicalização infantil é muito importante para o desenvolvimento das crianças e elas podem começar ainda quando são bebês? Pois é, além da sensibilidade musical, que é desenvolvida nesta faixa etária, isso ajuda também na socialização, coordenação motora, aprender a ter disciplina, assiduidade auditiva e trabalho em grupo.

Sabemos que o conhecimento musical forma dentro do útero da mãe, quando o bebê ouve as batidas do coração. Fora dele, a criança experimenta sons produzidos pela boca, faz gestos, dança, canta e constrói o desenvolvimento musical. Por isso, é importante que ela seja estimulada – tanto na escola quanto em casa – a ter contato com a música.

O sentido da música na educação infantil passa por atividades ue oferecem inúmeras oportunidades para que a criança aprimore sua habilidade motora, aprenda a controlar seus músculos e mova-se com desenvoltura.

A partir do momento em que a criança entra em contato com a música, seus conhecimentos se tornam mais amplos e este contato vai envolver também o aumento de sua sensibilidade e fazê-la descobrir o mundo a sua volta de forma prazerosa.

Sua interação e relações sociais serão marcadas através deste contato e ela será trabalhada através dos conceitos que são passados pela musicalização.

A música na educação pode envolver outras áreas de conhecimento, como por exemplo, o desenvolvimento da autoestima, onde a criança aprende a se aceitar com suas capacidades e limitações.

Assim a musicalização é uma ferramenta para ajudar os alunos a desenvolverem o universo que conjuga expressão de sentimentos, suas ideias, valores culturais e auxilia a comunicação do indivíduo com o mundo exterior e seu universo interior.

Musicalização é um processo de desenvolvimento para o aluno na construção do conhecimento musical com o objetivo de despertar e desenvolver o gosto da musica na criança, contribuindo para sua capacidade de criação e expressão artística. Esta pode ser utilizada em vários momentos do processo de ensino-aprendizagem, sendo de grande importância na busca do conhecimento, permitindo avanços no desenvolvimento lúdico, criativo, emotivo e cognitivo.

Por isso a importância de que as instituições de ensino incentivem  a interdisciplinaridade e suas várias possibilidades, pois a música ajuda em todas as fases e etapas do ensino.

Ainda, a utilização da música, bem como o uso de outros meios artísticos, pode incentivar a participação, a cooperação, socialização, e assim destruir as barreiras que atrasam o desenvolvimento curricular do ensino.

Para isso acontecer é necessária a revisão dos métodos, da fundamentação, das bases que orientam as várias atitudes didático-pedagógicas dos conteúdos disciplinares. A seguir algumas dicas para que você, professor possa praticar com seus alunos:

Canção ao chegar

Cantar com as crianças quando chegam para a aula, na hora do lanche ou na hora de sair é uma maneira simples e divertida de colocar a música na vida delas. Isso pode ser feito desde que elas são bebês e deve ser um momento de diversão. Os pais também podem realizar esta atividade em casa.

Movimentos com as músicas

Quando for cantar com as crianças, estimule-as a fazer movimentos. A música dos dedinhos, por exemplo, pode ser cantada apontando para eles. É uma forma de ensinar ritmo, levar conteúdo e trabalhar a musicalização infantil.

Música na hora de brincar

As brincadeiras também podem ser usadas para o ensinamento. Brincar de roda, ensinando letras e ritmo, acompanhando as músicas com os passos, é uma forma agradável da criança aprender e de ensinar cantigas de roda para ela.

Instrumentos musicais

Os bebês podem brincar com chocalhos especiais. Já as crianças maiores podem ter contato com instrumentos próprios para crianças.

Alterne o andamento das músicas

Sabe aquela música que você ensinou para as crianças com um andamento mais rápido? O que acha de começar a aula seguinte com ela mais lenta? Você pode até fazer isso na mesma aula, para que elas sintam as diferenças.

Crie melodias

Versos que estão sendo estudados em sala de aula podem virar música. Incentive os alunos a lerem as poesias cantando e criando melodias.

Hora de relaxar

Antes de ir para casa, uma música de relaxamento pode ser usada até para bebês. Hora de se espreguiçar e ouvir com atenção.

Assistir a musicais

Na hora do cinema, escolha um musical para passar para a sua turma. É mais uma forma bem descontraída de colocar a música na vida das crianças.

Assim, a linguagem musical no processo de ensino apresenta-se como instrumental metodológico e pedagógico de significativa importância, pois além das vantagens já colocadas, traz a sua natureza e caráter, a interdisciplinaridade com a qual se dinamiza todo o processo de ensino-aprendizagem.

Educação Infantil é a etapa em que a criança encontra-se na fase de conhecimentos e descobertas essenciais no processo de desenvolvimento, a área cognitiva, afetiva/social, linguística e psicomotora, são áreas importantíssimas que a música contribui para o seu desenvolvimento. Os estímulos que a música proporciona como: senso ritmo, a audição, o despertar da sensibilidade, diferenciação de coisas e noções de ordenação no tempo e espaço, são necessários serem explorados desde cedo, para uma melhor aprendizagem e desenvolvimento.

Estes são apenas alguns exemplos de como você pode desenvolver as áreas cognitivas, afetivas/sociais, linguísticas e psicomotora através da Musicalização.

Conheça essas e outras estratégias a fim de desenvolver melhor o seu aluno, através do curso, que preparamos para você se especializar nesta área.

Adquira-o agora mesmo, clicando aqui.

Continue lendo

ENTENDENDO O ESQUEMA CORPORAL NO AUTISMO!

Olá pais e professores, Você sabe a importância de trabalhar o esquema corporal no TEA? O esquema corporal ou a […]

Práticas pedagógicas na Educação Infantil: Estratégias eficazes para o desenvolvimento integral das Crianças

A Educação Infantil desempenha um papel crucial no desenvolvimento das crianças, fornecendo uma base sólida para seu crescimento cognitivo, emocional, […]