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FIQUE ATENTO! CRIANÇAS COM DIFICULDADES NA LINGUAGEM OU NA FALA PRECISAM DE AJUDA.

Olá… 🙂
 
Você sabia que quando a criança demora para falar ou fala com dificuldade pode significar que ela tem algum distúrbio ou transtorno?
Nessa matéria você poderá ver alguns sinais que podem ajudá-los a identificar ou a suspeitar de uma dificuldade e também podem ajudar a identificar possíveis dificuldades, afinal uma criança passa muito tempo na escola.
Leia com atenção e na dúvida, não hesite em procurar ajuda. E lembre-se, que “esperar” pode ser prejudicial. Boa leitura!
 
Crianças pequenas (até 3 anos de idade):
 
1.    Atraso no aparecimento das primeiras palavras (já completou 1 ano e ainda não fala “papá” e “mamã”);
2.    Crianças com 18 meses (1 ano e meio) e que ainda não falam ou que apenas usam gestos de apontar; 
3.    Crianças com 2 anos e que falam pouco (apenas algumas sílabas ou palavras isoladas) e que ainda não combinam palavras. Crianças com 2 anos e meio e que ainda não falam pequenas frases (“mamã dá eiti” (mamãe dá leite!), por exemplo. 
4.    Crianças que compreendem tudo, mas que não falam; 
5.    Crianças que brincam pouco, interagem pouco, que são agitadas ou muito quietinhas; 
6.    Crianças que tem dificuldades para imitar ou para repetir o que os pais falam; 
7.    Crianças desatentas, que não olham ou que são indiferentes às situações;
8.    Crianças que não sabem brincar ou não se interessam pelos brinquedos que os pais compram; 

Crianças mais velhas (depois dos 4 anos):
 
1.    Crianças com vocabulário pobre. Os pais perguntam os nomes dos objetos e não respondem ou confundem os nomes;
2.    Crianças com falam errado, que até os pais, não conseguem compreender tudo o que falam;
3.    Crianças com dificuldade de compreensão. Parecem não entender o que foi pedido, não entender uma brincadeira ou um jogo;
4.    Crianças com dificuldade para aprender novas palavras;
5.    Dificuldade para produzir frases: apresentam fala “truncada”, desorganizada. Frases gramaticalmente incorretas, com dificuldade para conjugação dos verbos, uso dos pronomes;
6.    Crianças que não conseguem contar fatos (não conseguem relatar o que fizeram na escola, por exemplo);
7.    Crianças com dificuldade para contar histórias. Os pais lêem histórias, mas a criança não consegue recontar. 
8.    Crianças que não conseguem manter uma conversa. Que não fazem perguntas ou que respondem o que foi perguntado de forma incorreta. Os pais perguntam uma coisa e a criança responde outra. São descontextualizados (mudam de assunto, falam de forma “esquisita”);
9.    Crianças que não entendem piadas, linguagem figurada, com compreensão literal;
10. Crianças que apresentam dificuldade para aprender o que é ensinado;
11. Crianças com alterações na fluência da fala: repetição de sílabas, de palavras, com tiques associados);
12. Criança que entrou na escola e após 3 meses não apresentou evolução no desenvolvimento da fala;
13. Pobre interação social (crianças mais arredias, com dificuldade de socialização, que preferem brincar sozinhas);
14. Crianças com comportamento infantilizado;
15. Brincadeira pobre, desorganizada e que não consegue brincar de faz-de-conta;
16. Crianças com dificuldade de coordenação motora, com dificuldade para segurar e manusear os objetos.
17. Crianças com dificuldade para mastigar e deglutir.
Outros fatores importantes e que também devem ser considerados:
 
·         Se há problemas semelhantes na família (pessoas que têm problemas de fala e linguagem ou algum tipo de deficiência);
·         Histórico de prematuridade/baixo peso. Crianças que ficaram em UTI Neonatal. 
·         Ambiente familiar bilíngue, mas com atitudes desfavoráveis ao desenvolvimento da fala;
·         Pais com perfil superprotetor (“que falam pela criança”); Pais ansiosos; 
·         Ambiente familiar com privação de estímulos (por exemplo, pais trabalham e a criança passa o dia com a babá que pode não estimular a fala e a linguagem de uma forma adequada). Muitas babás são boas cuidadoras, porém pouco estimuladoras.
Se você tem dúvidas se o desenvolvimento da fala e da linguagem do seu filho ou filha está adequado ou não, não hesite em procurar um especialista para realizar uma avaliação fonoaudiológica. Não existe uma idade padrão para esta avaliação. Dúvidas e queixas sempre devem ser consideradas!
 
Fonte: http://www.atrasonafala.com.br/tratamento-dificuldade-fala-infantil.html
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