Estratégias para aplicar jogos para Alfabetização
A brincadeira é essencial para o desenvolvimento de diferentes potencialidades e habilidades das crianças.
Quando falamos em uso de jogos para alfabetização, todo o processo de aprendizado da criança se torna muito mais prazeroso e espontâneo.
Neste artigo, vamos entender a importância dos jogos no processo de alfabetização e te apresentar 4 ideias de como incluí-los em seu plano de aulas. Continue lendo!
Os jogos no processo de alfabetização
Para Vygotsky (1998, p.47), a aprendizagem por meio de jogos como dominó, memória e palavras cruzadas é essencial para tornar o aprendizado um processo divertido e interessante para a criança. No entanto, é importante que os jogos possuam uma finalidade clara dentro do planejamento do conteúdo e não apenas seja um jogo sem objetivo.
Ao funcionarem como instrumentos de aprendizagem, os jogos promovem o desenvolvimento de elementos básicos para a alfabetização, como:
- Atenção;
- Memória;
- Concentração;
- Raciocínio lógico;
- Linguagem;
- Além de desenvolver a área psicomotora, social e afetiva.
Assim, cabe ao educador e à escola criarem um ambiente com jogos que motive e estimule os alunos. Esse ambiente pode ser pensado dentro de um plano de aula mais interativo, divertido e criativo, que ajudará as crianças a obterem melhor desempenho ao possibilitar o aprendizado de forma lúdica.
Estratégias para aplicar jogos para alfabetização
O uso de jogos para alfabetização é algo que deve ser olhado como um caminho para aprender e que, portanto, precisa de uma etapa de planejamento.
A seguir, veremos 4 ideias de jogos para que você, educador, possa incluí-los em seu plano de aula.
- O Desafio das Vogais
Este jogo simples é ideal para crianças que iniciaram seu processo de alfabetização. Para realizá-lo, basta imprimir uma folha com nomes e imagens de vários objetos e animais, deixando o espaço das vogais em branco e as opções das vogais ao lado, para que a criança as analise e tente escolher a correta.
- Complete o alfabeto
Para este jogo, você precisará dar à criança uma folha com as 23 letras do alfabeto e pedir a ela que descubra quais letras estão faltando. Este é um ótimo exemplo de brincadeira que ajudará a consolidar o conhecimento sobre o alfabeto.
- Cruzadinha
Neste jogo, você, educador, deverá montar uma cruzadinha convencional, colocando os desenhos para auxiliar a criança. Mas, além disso, você também deverá fazer uma tabela com todas as palavras (ou seja, as respostas) da cruzadinha em ordem aleatória. A criança poderá consultar e “descobrir” qual o nome analisando a letra inicial e final e o número de letras.
- Bingo de iniciais
Para este jogo super divertido, é necessário que a professora escolha uma palavra iniciada por cada letra do alfabeto. Em seguida, distribua essas palavras entre as cartelas (+/- 6 palavras por cartela). É realizado, então, o sorteio de uma letra e o aluno assinala a palavra sorteada por ela.
Que tal desenvolver todo seu potencial como Professor de Educação Infantil e Alfabetização? Conheça nossa Pós-Graduação em Educação Infantil, Alfabetização e Letramento – BNCC e aprenda a ensinar de forma lúdica e prazerosa. Basta conversar com um de nossos consultores.
Referências:
BRASIL. Pacto nacional pela alfabetização na idade certa. Brasília: Ministério da Educação, 2012.
KISHIMOTO, Tizuko Morchida. Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. São Paulo:
Cortez, 2008.
RANGEL, Annamaria Píffero. Alfabetizar aos seis anos. Porto Alegre: Mediação, 2008.
VYGOTSKY, L, L. – Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. SP, Icone, 1988.