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Estratégias de Ensino Inclusivo: Top 5 Técnicas

Estabelecer parâmetros e segui-los para ensinar uma criança é onde está o cerne da função de qualquer educador. Por isso, conhecer estratégias de Ensino Inclusivo é um passo fundamental para garantir que todos os alunos se sintam incluídos.

Neste artigo, reunimos as 5 melhores técnicas para promover um ensino de inclusão dentro da sala de aula. Continue lendo para conhecê-las!

A importância de estratégias pedagógicas inclusivas

As estratégias pedagógicas podem ser definidas como procedimentos planejados e aplicados por educadores que visam alcançar os objetivos traçados.

Assim, elas envolvem métodos, recursos e práticas como meios para produzir e expressar esse conhecimento.

Portanto, quando falamos em estratégias pedagógicas inclusivas, estamos falando de abordagens diferenciadas que incluam alunos com diferentes perfis, visões e vivências.

Logo, é fundamental que o professor conheça seu aluno e saiba construir o PDI (Plano de Desenvolvimento Individualizado).

Além de conter estratégias com a finalidade de atender às necessidades de alunos com deficiência, o PDI ainda valoriza a individualidade de cada um, promovendo uma adaptação que leva em consideração o estilo de aprendizagem de cada um.

5 melhores estratégias de Ensino Inclusivo

De acordo com o Estado, todos possuem direito à Educação. Ainda, o atendimento educacional especializado é algo que deve também deve ser oferecido às pessoas de acordo com o decreto n. 10.502, de Setembro de 2020 e a Lei n. 9.394, de Dezembro de 1996.

Dessa forma, conhecer estratégias de Ensino Inclusivo é essencial para assegurar todas estas questões.

A seguir, conheceremos 5 destas estratégias.

1. Planeje com intencionalidade

Reflita sobre o conteúdo que será aplicado e pense em maneiras de torná-lo adaptado para cada aluno. Também é importante buscar formas de tornar esse assunto útil para ele.

Para isso, será necessário conhecer muito bem:

  • Seu aluno;
  • Sua história de vida;
  • Sua deficiência;
  • Seus interesses;
  • Suas dificuldades;
  • Seus responsáveis.

2. Não tenha pré-conceitos

O aluno com necessidades especiais deve ser respeitado e tratado com igualdade

Logo, não rejeite o aluno nem superproteja ele. Lembre-se: seu dever é prepará-lo para a sociedade.

Também faça questão que os colegas saibam respeitar esse aluno e estabeleça regras claras de comportamento que evite o bullying e a humilhação de alguém.

3. Utilize múltiplos recursos

A aprendizagem de alunos com necessidades especiais é aprimorada ao utilizar seus sentidos.

Assim, sempre que possível, prefira o material didático concreto do que o abstrato e utilize o máximo de recursos (visuais, táteis, orais, auditivos e olfativos).

4. Não se esqueça da repetição

Quanto mais explicações sobre um tema, atividade, assunto ou conteúdo, maiores são as chances do aluno aprender.

Essa diversidade de explicações pode ser utilizada em diferentes formas e momentos. Busque compreender como melhor aplicá-la.

5. Construa a aprendizagem aos poucos

Ao notar que o aluno apresenta dificuldade extrema em algum assunto, inicie com atividades mais simples para estimulá-lo e aos poucos introduza atividades mais complexas.

Além disso, valorize e incentive aquele aluno. Nunca diga “Você errou”, mas sim “Você quase acertou”. A reação dele será diferente e ele, com certeza, irá querer acertar da próxima vez.

Quais outras estratégias de Ensino Inclusivo você adicionaria à lista? Conte nos comentários!

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