EDUCAÇÃO INFANTIL : A NATUREZA COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA
Olá professores, tudo bem?
Semana mundial do Meio Ambiente, e nós resolvemos falar um pouco sobre esta relação do MEIO AMBIENTE com a EDUCAÇÃO INFANTIL!
Sabemos que hoje as crianças estão “expert” com as tecnologias, mas o contato com a natureza faz toda a diferença no desenvolvimento do aluno.
Brincar com um brinquedo reciclável por exemplo pode ser muito divertido, ainda mais se a criança fizer parte de toda a criação deste brinquedo.
E que tal você professor, sugerir uma atividade de coleta e brincadeiras em sua escola, abordando os temas do meio ambiente? Com certeza será um sucesso!
Então leia este texto, confira as dicas e compartilhe suas ideias!
Boa leitura 😉
Educação Infantil: a natureza também é ferramenta pedagógica.
Na educação infantil, escolas apostam na sustentabilidade como ferramenta pedagógica e em um ensino orientado por vivências mais sistêmicas.
Na era da tecnologia, como nutrir uma infância mais conectada à natureza? Investir em uma criação mais sensível às questões atreladas à sustentabilidade é uma forma de educar crianças e ensiná-las sobre a importância da preservação do meio ambiente e de uma rotina mais verde.
Atentas à importância do contato com a natureza, muitas escolas apostam na sustentabilidade como ferramenta pedagógica e em um ensino orientado por vivências mais sistêmicas, e menos fragmentadas.
O déficit de natureza na vida das crianças é muito grande. Quando a criança está em um espaço prazeroso, onde há um contato mais direto com a natureza, todo o seu potencial se abre para a construção do conhecimento. Esse é um dos fatores que facilita muito o aprendizado dos alunos.
A seguir, confira algumas dicas para inspirar práticas pedagógicas que aproximem as crianças da natureza e inspirem hábitos mais saudáveis:
Coleta seletiva: “Os educadores podem ver a sucata como um material muito rico para trabalhar, principalmente na educação infantil. Sem contar as possibilidades de transformar esse material em coisas que vão aproveitar como brinquedos, fantoches e jogos pedagógicos”
Uma planta dentro da sala de aula: “Se não há espaço, quintal ou jardim, é possível ter dentro da sala uma babosa, um cheiro verde, plantas aromáticas. Dá para fazer muito nos espaços, mesmo que pequenos. É diferente para uma criança conhecer uma raiz na figura do livro ou ao vivo”
Atividades ao ar livre: “Você pode levar a criança para contar uma história em outro ambiente.
Consumo consciente: “Essa busca pelas coisas mais naturais, trabalhar com a questão do consumo da água, da energia. São cuidados que vemos que as crianças aprendem na escola e levam para casa”.
Queremos ver as suas dicas e ideias também, compartilhe conosco 😉