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Dislexia Infantil: Identificação, Sinais e Estratégias Práticas

A dislexia infantil é um tema que ainda gera muitas dúvidas entre professores, famílias e até profissionais da área da aprendizagem. Por se tratar de um transtorno específico de aprendizagem que impacta diretamente a leitura, a escrita e outras habilidades acadêmicas, entender como identificá-la e, principalmente, como apoiar essa criança na escola e na clínica faz toda a diferença.

Para ajudar nessa missão, reunimos nesta playlist três vídeos essenciais, que complementam o conhecimento de forma prática. Nela você encontra exemplos reais, identifica sinais de alerta e aplica estratégias práticas no dia a dia escolar e terapêutico.

Se você é educador, psicopedagogo, neuropsicopedagogo ou familiar de uma criança com sinais de dislexia infantil, vale a pena assistir cada um deles com atenção.

Dislexia Infantil na Prática: Como Ensinar a Ler com Apoio Visual

No primeiro vídeo, o foco está em estratégias práticas para ensinar uma criança com dislexia infantil a ler de forma mais funcional. A principal dica apresentada é começar sempre pelo visual: para o cérebro disléxico, as imagens são o ponto de partida mais eficiente. Assim como Einstein, que também era disléxico, crianças com dislexia pensam visualmente antes de decodificar letras e palavras.

Por isso, apresentar imagens junto com as palavras, usar materiais coloridos, desenhos e intervenções lúdicas são caminhos importantes para estimular a memória de trabalho e facilitar a alfabetização. Outra orientação valiosa é investir na ludicidade. Como por exemplo: jogos, atividades táteis e recursos manuais fortalecem a percepção visumotora, melhoram a coordenação e ajudam no processo de escrita.

O vídeo também aborda dicas para trabalhar a pega do lápis, uma habilidade que pode ser desafiadora para muitas crianças com dislexia infantil. Pequenas adaptações, como uso de pregadores ou luvas, tornam o ato de segurar e controlar o lápis mais confortável. Sendo assim, isso ajuda a criança a reduzir a frustração e fortalecendo a autonomia.

Dislexia Infantil: Como Identificar, Entender e Apoiar na Escola e Clínica

Já o segundo vídeo aprofunda a importância de saber identificar sinais de dislexia infantil desde cedo. Muitos professores são os primeiros a perceber que aquela criança, mesmo inteligente, tem dificuldade para associar letras e sons, troca sílabas, esquece palavras e apresenta atrasos na fala ou no aumento do vocabulário.

O vídeo reforça que não cabe ao professor ou terapeuta dar um diagnóstico, mas é essencial observar atentamente sinais como dificuldade em discriminar sons, rimas, formas de letras e posições. Conhecer as áreas cerebrais relacionadas (como lobo frontal, parietal e occipital) ajuda a entender por que algumas crianças leem, mas não interpretam, ou escrevem com traços muito fortes ou muito fracos.

Outro ponto importante é a necessidade de respeitar o ritmo da criança com dislexia infantil: reduzir a exigência de leitura em voz alta, dar tempo extra, simplificar instruções e cuidar do ambiente escolar para diminuir estímulos visuais excessivos. Pequenas mudanças podem gerar mais segurança e confiança para a criança avançar na alfabetização.

Dislexia e Comorbidades: Sinais de Alerta, Estratégias e o Papel da Escola

No terceiro vídeo da playlist, a discussão se amplia para incluir as comorbidades mais comuns que podem estar associadas à dislexia infantil. São elas: TDAH, disgrafia, desortografia e alterações nas funções executivas. Desse modo, o vídeo alerta que a criança pode apresentar sinais de baixa autoestima e medo de errar. Além disso, pode ter dificuldade de organização e atraso na fala ou na coordenação motora fina e grossa.

Por isso, é fundamental que a escola tenha um olhar atento, sem julgamentos, e saiba criar estratégias que favoreçam o engajamento. Recursos como jogos didáticos, quebra-cabeças e atividades que despertem o interesse ajudam a melhorar a atenção e a motivação.

Além disso, o fortalecimento da identidade e da autoestima da criança é colocado como ponto central. Quando a criança entende que seu jeito de aprender é diferente, mas igualmente possível, ela se sente mais confiante para participar das aulas, tentar de novo e superar barreiras sem medo de ser rotulada.

Por que é tão importante falar sobre Dislexia Infantil?

A dislexia infantil não é falta de interesse, preguiça ou desatenção. É uma forma específica de o cérebro processar informações de leitura e escrita, exigindo metodologias adaptadas e um ambiente acolhedor.

Quando a identificação é precoce e as intervenções são baseadas em evidências e na prática cotidiana, a criança pode desenvolver seu potencial. E ainda, encontrar estratégias próprias para aprender e ter um percurso escolar mais tranquilo.

Conhecimento transforma. E cada passo para entender melhor a dislexia infantil é um passo para garantir que nenhuma criança seja rotulada ou deixada para trás por falta de compreensão. Para se aprofundar ainda mais nesse assunto conheça a nossa Pós-Graduação de Psicopedagogia Atuação Clínica, Educacional, Empresarial e Hospitalar.

Você aprende na prática como acompanhar crianças em contextos clínicos e educacionais, mas também amplia suas possibilidades de atuação em empresas e até hospitais, onde o psicopedagogo é cada vez mais necessário. As aulas são ao vivo, com interação direta entre professores experientes e alunos, garantindo aplicabilidade prática do conteúdo desde o primeiro módulo.

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Cada criança é um mundo. Te preparamos para cada uma delas!

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