Acessibilidade:

Diferenças entre o TDAH e Dislexia

Você, educador, sabe quais são as diferenças entre TDAH e Dislexia? Conhecer as diferenças entre estes transtornos é fundamental para ter um olhar mais criterioso e poder trabalhar da forma correta com seus alunos. Que tal entender mais sobre o tema? Continue lendo este artigo e descubra, a seguir!

TDAH

O TDAH é o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade e pode ser definido como um transtorno no desenvolvimento do autocontrole. Além disso, o TDAH tem um índice de incidência de cerca de 4,5% a 5,5% das crianças e 3,5% a 4,5% dos adultos.

Assim, uma criança com TDAH possui dificuldade em sustentar a atenção, no controle de impulsos e nível de atividade e no seu comportamento em relação à passagem do tempo e ter em mente metas e consequências futuras.

Mas, o que distingue uma criança com TDAH das demais crianças?

O que ocorre é que, nas crianças com TDAH, estes comportamentos acontecem com muito mais frequência e de forma muito mais severa e com efeitos muito mais negativos do que elas costumam experimentar em outras áreas da vida.

Ainda, de acordo com Barkley (2020), outras características de TDAH em crianças são:

  • Tédio ou perda de interesse acontecem mais rápido que nas demais crianças;
  • Maior atração a aspectos mais gratificantes e divertidos;
  • Pode não exibir sinais exteriores de que há algo errado.

Dislexia

A dislexia, por sua vez, relaciona-se com a dificuldade no processo de leitura, escrita, soletração e ortografia, independente de causas intelectuais, emocionais e culturais.

Em idade escolar, estas crianças podem apresentar dificuldade na aquisição de habilidades linguísticas, na análise e síntese de um som ou uma palavra e um pobre reconhecimento de rima e aliteração.

Além disso, outras características da Dislexia são:

  • Discurso não fluente e disnomia;
  • Saber o que quer dizer, mas possuir dificuldade em encontrar a palavra certa;
  • Dificuldade de memorização de sequências como tabuada, dias da semana e meses do ano;
  • Desatenção e dispersão;
  • Dificuldade em distinguir direita e esquerda;
  • Desorganização em casa e na escola;
  • Confusão entre letras, sílabas ou palavras.

Diferenciando TDAH e Dislexia

Conforme vimos, o TDAH é um transtorno neurobiológico que causa desatenção, hiperatividade e impulsividade, com maior prevalência em crianças. Já a Dislexia, de acordo com a Associação Brasileira de Dislexia, diz que as dificuldades surgem de um déficit no componente fonológico da linguagem e são inesperadas em relação à idade e outras habilidades cognitivas.

Assim, podemos resumir a diferença entre TDAH e Dislexia da seguinte forma:

  • Dislexia: dificuldade em memorizar atividade verbal, como, por exemplo, letras, palavras e números;
  • TDAH: dificuldade na memorização não verbal, ou seja, espacial. Não consegue memorizar canções ou perceber rimas, por exemplo.

Que tal aprender a trabalhar, diagnosticar, intervir e aplicar estratégias em crianças, adolescentes e adultos com TDAH e Dislexia? Conheça nossa Pós-Graduação em TDAH- Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade e Dislexia no Contexto Escolar. Converse com um de nossos consultores.

Referências:

BARKLEY, R. Aprendendo a viver: TDAH- transtorno de déficit de atenção e

hiperatividade. Belo Horizonte: Autêntica, 2020.

MARCHI, Adriana. TDAH E DISLEXIA: aprenda a diferenciar os diagnósticos.

São Paulo: Independently Published, 2019.

Continue lendo

Plano de ensino para alunos com deficiência intelectual

Você, educador, se pergunta como poderia ajudar alunos com deficiência intelectual? Uma das maneiras de se fazer isso é através […]

O que é treino de Atividades de Vida Diária – AVDs no Autismo?

Sabemos que, por vezes, pode ser um pouco mais difícil lidar com espectro autista. Isso ocorre, principalmente, pela falta de […]

Diferenças entre o TDAH e Dislexia

Você, educador, sabe quais são as diferenças entre TDAH e Dislexia? Conhecer as diferenças entre estes transtornos é fundamental para […]