Acessibilidade:

Dicas de atividades para trabalhar a Dominância Lateral

A dominância lateral de uma pessoa é um fator de muita importância no aspecto motriz que ela vai desenvolver ao longo da vida. Dessa maneira, o estímulo que uma criança recebe ainda na primeira infância contribui bastante em seu processo de maturação.

Inclusive, a partir do momento que os pequenos passam a ter a consciência de que um lado do corpo funciona melhor, eles começam a utilizar esse hemisfério com mais frequência. Assim sendo, o domínio necessário para a execução de várias funções se torna um importante elemento na descoberta de novos movimentos por parte das crianças.

Com isso, pensar em atividades que incentivem a dominância lateral é uma importante estratégia para potencializar as habilidades envolvidas. Por exemplo, o ambiente escolar é um local ideal onde os professores podem ver a evolução motora dos alunos por meio da escrita, do uso das mãos para realizar determinadas tarefas (recortar, desenhar, amassar, fazer pinça com os dedos, etc.).

Aliás, toda a estrutura corporal entra no jogo, pois a dominância lateral (ou lateralidade) diz respeito não apenas a um membro do corpo, pois a todo o conjunto que constitui a organização física. Portanto, conhecer a importância que representa esse elemento da motricidade humana é fundamental. 

Como a dominância lateral pode ser compreendida?

De acordo com pesquisas, ela é entendida como um elemento fundamental da motricidade humana. Nesse sentido, a dominância lateral pode ser vista como a preferência que uma pessoa demonstra na utilização de um lado específico do corpo para o desenvolvimento de seus movimentos. 

Dessa forma, uma pessoa pode ser destra (quando utiliza a mão direita), canhota (esquerda) ou ambidestra (ambos os lados). No entanto, é importante ressaltar que não é somente a mão a parte envolvida. 

Os sistemas visual e auditivo também exercem influência nessa dinâmica da dominância lateral. Para se ter uma ideia, a coordenação viso-motora conta como um importante aspecto na escrita, por exemplo.

As pernas representam outra parte importante para a composição desse conjunto. Os membros inferiores são fundamentais na manutenção e no desenvolvimento do equilíbrio. Portanto, isso mostra como esses segmentos estão interligados.  

Que atividades podem ser trabalhadas?

Primeiramente, os educadores devem analisar qual é a forma espontânea adotada pela criança ao utilizar um dos lados na realização de suas funções. Além disso, é preciso ressaltar que o pequeno jamais deve ser forçado a desenvolver mais um hemisfério do que o outro. 

Veja abaixo algumas dicas: 

– Exercícios de identificação (direita-esquerda) 

Em uma folha de papel, a criança tem de reconhecer para que lado os desenhos estão apontando. Nesse caso, o auxílio do professor é essencial, principalmente nas séries iniciais da educação infantil. 

Aqui, o exercício funciona mais como um teste para orientar os pequenos. Uma sugestão interessante é a utilização de cores em desenhos idênticos (casa amarela para o lado direito e casa rosa para o lado esquerdo). 

É importante que esse exercício seja feito com certa regularidade para que as crianças consigam assimilar melhor os lados. No entanto, cada passo por vez.

Mímica

A partir dessa brincadeira, a criança pode treinar o seu esquema corporal, além da criatividade e interação social. O professor deve disponibilizar gravuras diferentes para duplas de alunos e cada uma delas precisa mostrar ao restante da turma que desenho elas escolheram.

– Contornando as mãos e os pés

Essa atividade é um clássico. As crianças devem contornar as próprias mãos e pés com lápis de cor. Com efeito, elas podem treinar tanto o movimento de pinça quanto a motricidade ao realizar a tarefa. 

– Estátua

Aqui, as crianças devem dançar conforme a música e quando a professora para a música e fala “estátua!”, todas elas precisam parar de se movimentar no mesmo instante. Assim, quem se mexer sai da brincadeira e uma nova rodada se inicia até que o último resista. 

Nessa dinâmica, a expressão corporal é altamente explorada. Inclusive, a socialização dos pequenos é outro fator que pode ser percebido. A diversão também é garantida. 

– Atividades de equilíbrio

Existem algumas tarefas que podem contribuir muito com os pequenos. Desse modo, seguem algumas dicas relacionadas: andar sobre a linha (de giz), amarelinha, olhos vendados (com auxílio de um adulto), manter-se na ponta dos pés contando até dez, etc. 

A partir de que idade a preferência manual pode ser percebida?

Os especialistas trabalham com a ideia de preferência manual para se referir ao lado de maior utilização de uma mão em relação à outra, principalmente em tarefas unilaterais. Nesse caso, pesquisadores salientam que essa preferência pode ser manifestada por volta dos 3 ou 4 anos de idade. 

Com efeito, a partir dessa fase, a criança pode ser estimulada a treinar sua dominância lateral, mas é importante também que o seu tempo seja respeitado. Em outras palavras, alguns fatores devem ser levados em conta como a possibilidade de haver alguma dificuldade, distúrbios e transtornos que a impeçam de se desenvolver no período em questão. 

Quer saber mais? Acompanhe mais conteúdos aqui no blog do Grupo Rhema.

Quer aprender a trabalhar o Desenvolvimento Psicomotor na Infância em Escolas e Clínicas, promovendo intervenções de forma lúdica, com avaliações e, testes psicomotores que geram resultados aos alunos? Conheça a Pós em Psicomotricidade. Fale com um de nossos consultores.

Continue lendo

CONTAÇAO DE HISTÓRIAS: UMA ESTRATÉGIA PODEROSA DE ORALIDADE E APRENDIZAGEM

Conheça a prática pedagógica que estimula a oralidade e a aprendizagem dos alunos, da maneira mais lúdica e interativa. Olá […]

O que é transtorno de aprendizagem e quais os principais tipos?

Os transtornos de aprendizagem, além de afetarem negativamente a vida escolar, social, familiar e psíquica dos pequenos, podem causar sofrimento […]