Acessibilidade:

Você sabia que o autismo evolui?

Saiba como identificar seus sinais em cada fase da vida do aluno

Se A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que 70 milhões de pessoas no mundo possuem algum tipo de autismo. No Brasil, seriam 2 milhões de pessoas.

Por isso, é muito importante prestar atenção aos sinais de alerta relacionados aos Transtornos do Espectro Autista (TEA) que nossos pequenos apresentam logo na primeira infância.

Afinal, quanto antes houver o diagnóstico e o tratamento adequado for iniciado, inclusive em sala de aula, melhor a qualidade de vida destas pessoas.

Estes sinais que caracterizam o TEA podem evoluir? Sim.

Por isso, apresentamos importantes dicas que ajudarão a identificar o autismo em cada fase da vida.

Se  você, como nós do Grupo Rhema, se interessa pelo tema e que aprofundar seus conhecimentos, não perca nossa capacitação on-line sobre TEA. Ela irá propiciar a VOCÊ estratégias para identificar, intervir e desenvolver habilidades. CLIQUE AQUI e confira.

Caso tenha alguma dúvida CLIQUE AQUI ou entre em contato via WHATSAPP (43) 99660-0203 para ter um atendimento personalizado.

Boa leitura!

 Da concepção aos 18 meses

O autismo infantil precoce é um dos distúrbios mais complexos de desenvolvimento, de comportamento e de comunicação na infância.

Os primeiros momentos de vida são fundamentais para o desenvolvimento do indivíduo, por isto, detectar o autismo nesta fase é importante para a estimulação precoce.

Alguns sinais que devemos estar atentos até os seis meses de idade: 

  • Se a criança apresenta passividade, falta de afeto e a ausência de diretrizes de antecipação.
  • Choro constante ou a ausência do mesmo.
  • Certos problemas na alimentação, como a dificuldade de sugar ou engolir.
  • No plano afetivo, não gostar de mimos ou não reagir a eles (não levantar os braços para que o pegue e para que o aconchegue).

Sinais de alerta de Autismo perto dos 12 meses

Conforme a criança vai se desenvolvendo os sinais também podem ir se modificando, nesta fase a criança vai apresentando:

  • Comportamentos de comunicação protoimperativa ou protodeclarativas, sendo este último uma das características mais observadas nas crianças com autismo.
  • Com relação à fala, apresenta timidez ou atraso no desenvolvimento das primeiras palavras.
  • Quando bebê, não gosta que o abracem ou que olhem nos seus olhos, ou quando não responde ao carinho ao ser tocado, os pais têm razão para se preocupar.

Esta falta de receptividade pode estar acompanhada de uma incapacidade para se comunicar com outros e de estabelecer relações sociais em qualquer situação.

Entre 18 meses e 5 anos

O período de 18 a 5 anos corresponde à fase de desenvolvimento da linguagem em palavras, da aquisição de conceitos e ao progresso nas habilidades de pensamento e memória.

Esta fase para eles costumam ser a mais difícil, pois as dificuldades apresentadas podem despertar problemas de comportamento.

As estereotipias podem aumentar a dificuldade na alimentação, nas birras, no sono, na resistência à mudança e na ansiedade.

A criança pode permanecer um bom tempo alheia as pessoas e a outros estímulos do ambiente onde está, agindo de forma repetitiva.

Elas têm a tendência de se trancar em si mesmas, ignorando os outros, evitando o contato emocional.

Devemos ficar atentos:

  • Na dificuldade de criar histórias ou narrativas verbais como os “contos”.
  • Com os medos estranhos ou fobias específicas.
  • O apego grande a um objeto específico.
  • O não responder quando é chamada pelo seu nome.
  • Parecem ser surdas para alguns sons e sensíveis a outros.
  • Possuem dificuldades em reconhecer pessoas visualmente.
  • Tem dificuldades em imitarem exercícios motores.

Brincadeiras e interações são importantes para crianças com TEA

Sabemos que uma educação lúdica contribui para o desenvolvimento positivo do TEA, então aqui propomos algumas ideias para brincar com a criança que apresenta TEA:

  • Brincadeiras de cócegas;
  • Correr e segui-lo;
  • Brincar de esconde-esconde;
  • Repetir determinadas palavras;
  • Dançar canções infantis;
  • Cerca-los fazendo gestos e sons.

Evolução na adolescência

A adolescência é acompanhada de uma acentuação da evolução positiva. Durante ela o autista pode ter aumento da sua excitação, ansiedade e alterações de comportamento.

Às vezes reaparecem autoagressões, rituais e estereotipias ou surgem crises epiléticas, mas em muitos casos acentua-se a evolução favorável.

Transição para a puberdade

Os jovens às vezes apresentam dificuldades na transição para a puberdade, 20% deles apresentam ataques de epilepsia devido as alterações hormonais e às vezes muitos problemas de comportamento podem tornar-se mais frequentes e severos.

O adulto com autismo

Na maioria dos casos os adultos continuam necessitando de assistência profissional e precisam ser tratados de forma contínua para garantir seu bem-estar psíquico, num ambiente pouco complexo, ordenado e fácil de compreender.

QUER SABER MAIS? ADQUIRA NOSSA CAPACITAÇÃO ON-LINE

Além de aprofundar seu conhecimento sobre o TEA, você ainda receberá certificado reconhecido pelo MEC. Com carga horária de 60 horas, ele garante sua Progressão Salarial no Estado e Município

Para comprar direto na internet CLIQUE AQUI.Caso tenha alguma dúvida CLIQUE AQUI ou entre em contato via WHATSAPP (43) 99660-0203 para ter um atendimento personalizado.

Continue lendo

CANTAR E CONTAR – MUSICALIZAÇÃO E CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS AS DUAS PODEROSAS FERRAMENTAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

A música está presente em nossas vidas desde muito cedo, e por isto quando iniciamos as aulas, não podemos deixar […]

Criança que tem TDAH pode ficar no celular?

O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é uma condição que acomete cerca de 3 a 5% das […]

Veja 2 vídeos incríveis sobre comunicação no TEA e Redação!

Você tem dificuldade em sala de aula com a produção textual e estabelecer estratégias para melhorar o desempenho dos alunos? […]