Acessibilidade:

Como se faz um diário de bordo?

O Diário de Bordo é uma ferramenta que os estudantes utilizam para documentar atividades, pensamentos e observações em relação ao seu progresso de seus trabalhos.

Por ser uma estratégia que permite tanto a reflexão sobre si mesmo quanto sobre a aprendizagem, ele pode ser um diferencial na Educação Infantil, principalmente em casos de alunos com dificuldades de aprendizagem

A seguir, vamos entender mais sobre este tipo de registro, seus benefícios para a aprendizagem e como utilizá-lo. Continue a leitura!

O que é um Diário de Bordo?

Para entender melhor este conceito, vamos fazer uma viagem à nossa adolescência e juventude.

Você, educador, muito provavelmente, já escreveu diários, onde registrava os detalhes da sua vida cotidiana, explorando, de forma despretensiosa, várias informações sobre si mesmo, como:

  • Expectativas;
  • Desejos;
  • Frustrações;
  • Condutas diante de diversas situações;
  • Dores e amores.

De forma similar, o Diário de Bordo na Educação Infantil oferece ao autor uma oportunidade valiosa de descrever e analisar as atividades diárias que realiza e refletir sobre elas e sobre o seu próprio processo de aprendizagem.

Assim, não só as atividades são documentadas através do testemunho das tarefas desenvolvidas, como também:

  • As reflexões pessoais sobre as iniciativas e os trabalhos realizados pelo Educador são organizadas;
  • Há uma espécie de autoavaliação ao longo do desenvolvimento das ações que visam o desenvolvimento pleno da criança;
  • Hábitos de reflexão crítica e de escrita são cultivados.

Benefícios para a aprendizagem

Nem todos aprendem da mesma forma e, independente da maneira com a qual aprendemos, a aprendizagem só acontece porque nosso cérebro está apto para isso.

Assim, para que as crianças com dificuldades de aprendizagem obtenham um bom desempenho escolar, é necessário que elas possuam condições adequadas de ensino.

Dessa forma, o Diário de Bordo pode ser uma excelente ferramenta para proporcionar tais condições, uma vez que ele funciona como um termômetro sobre a eficácia das estratégias educacionais utilizadas pelos professores, oferecendo benefícios como:

Reflexão Pessoal

Permite que as crianças reflitam sobre suas próprias experiências de aprendizagem. Isso pode ajudá-las a entender mais sobre suas dificuldades e sucessos.

Autoconhecimento

Ao registrar suas atividades e pensamentos, os alunos ganham mais conhecimento sobre si mesmos e entendem, com clareza, seus pontos fortes e fracos.

Identificação de desafios

Proporciona aos pequenos identificar seus desafios através do acompanhamento de seu próprio progresso ao longo do tempo.

Desenvolvimento da escrita

Escrever em um diário ajuda as crianças a desenvolverem suas habilidades de escrita, gramática e expressão verbal, fundamentais para todas as áreas de aprendizagem.

Senso de responsabilidade

O ato de manter um diário estimula os alunos a serem responsáveis por cumprirem esta tarefa.

Como construir um Diário de Bordo?

Para construir este livro de registro dentro de sala de aula, é importante levar em consideração alguns pontos, dentre eles:

  • Realizar uma descrição rigorosa da atividade;
  • Respeitar as referências requeridas: dia, hora, local e recursos;
  • Centrar a descrição em seus aspectos essenciais;
  • Incluir uma reflexão crítica e comentários significativos.

Logo, um exemplo de modelo poderia ser:

Diário de Bordo
Atividade realizadaDataMinhas maiores dificuldadesPor que gostei de realizar a atividade?Componente curricular

Que tal acelerar o processo de aprendizagem dos seus alunos ao entender como nosso cérebro funciona? Então conheça, agora mesmo, a Pós-Graduação Online e Ao Vivo da Rhema sobre Neurociência e Neuropedagogia na Educação acessando aqui.

Continue lendo

Atividades Práticas para Desenvolver a Coordenação Motora Fina em Crianças: Estratégias Eficazes para o Desenvolvimento Infantil

A coordenação motora fina é uma habilidade crucial no desenvolvimento infantil, pois permite que as crianças realizem tarefas que exigem […]

Projeto: Arte na Garagem

O Prêmio Inclusão em Neuroeducação Brasil 2024, promovido pela Rhema Neuroeducação, reconhece e premia iniciativas que promovem inclusão social por […]

Autismo: os sinais dos 2 aos 24 meses que os pais precisam observar

Olá, Hoje vamos compartilhar um conteúdo sobre um Alerta aos pais e professores. Pois o Autismo muitas vezes demora a […]