Como se faz um diário de bordo?
O Diário de Bordo é uma ferramenta que os estudantes utilizam para documentar atividades, pensamentos e observações em relação ao seu progresso de seus trabalhos.
Por ser uma estratégia que permite tanto a reflexão sobre si mesmo quanto sobre a aprendizagem, ele pode ser um diferencial na Educação Infantil, principalmente em casos de alunos com dificuldades de aprendizagem.
A seguir, vamos entender mais sobre este tipo de registro, seus benefícios para a aprendizagem e como utilizá-lo. Continue a leitura!
O que é um Diário de Bordo?
Para entender melhor este conceito, vamos fazer uma viagem à nossa adolescência e juventude.
Você, educador, muito provavelmente, já escreveu diários, onde registrava os detalhes da sua vida cotidiana, explorando, de forma despretensiosa, várias informações sobre si mesmo, como:
- Expectativas;
- Desejos;
- Frustrações;
- Condutas diante de diversas situações;
- Dores e amores.
De forma similar, o Diário de Bordo na Educação Infantil oferece ao autor uma oportunidade valiosa de descrever e analisar as atividades diárias que realiza e refletir sobre elas e sobre o seu próprio processo de aprendizagem.
Assim, não só as atividades são documentadas através do testemunho das tarefas desenvolvidas, como também:
- As reflexões pessoais sobre as iniciativas e os trabalhos realizados pelo Educador são organizadas;
- Há uma espécie de autoavaliação ao longo do desenvolvimento das ações que visam o desenvolvimento pleno da criança;
- Hábitos de reflexão crítica e de escrita são cultivados.
Benefícios para a aprendizagem
Nem todos aprendem da mesma forma e, independente da maneira com a qual aprendemos, a aprendizagem só acontece porque nosso cérebro está apto para isso.
Assim, para que as crianças com dificuldades de aprendizagem obtenham um bom desempenho escolar, é necessário que elas possuam condições adequadas de ensino.
Dessa forma, o Diário de Bordo pode ser uma excelente ferramenta para proporcionar tais condições, uma vez que ele funciona como um termômetro sobre a eficácia das estratégias educacionais utilizadas pelos professores, oferecendo benefícios como:
Reflexão Pessoal
Permite que as crianças reflitam sobre suas próprias experiências de aprendizagem. Isso pode ajudá-las a entender mais sobre suas dificuldades e sucessos.
Autoconhecimento
Ao registrar suas atividades e pensamentos, os alunos ganham mais conhecimento sobre si mesmos e entendem, com clareza, seus pontos fortes e fracos.
Identificação de desafios
Proporciona aos pequenos identificar seus desafios através do acompanhamento de seu próprio progresso ao longo do tempo.
Desenvolvimento da escrita
Escrever em um diário ajuda as crianças a desenvolverem suas habilidades de escrita, gramática e expressão verbal, fundamentais para todas as áreas de aprendizagem.
Senso de responsabilidade
O ato de manter um diário estimula os alunos a serem responsáveis por cumprirem esta tarefa.
Como construir um Diário de Bordo?
Para construir este livro de registro dentro de sala de aula, é importante levar em consideração alguns pontos, dentre eles:
- Realizar uma descrição rigorosa da atividade;
- Respeitar as referências requeridas: dia, hora, local e recursos;
- Centrar a descrição em seus aspectos essenciais;
- Incluir uma reflexão crítica e comentários significativos.
Logo, um exemplo de modelo poderia ser:
Diário de Bordo | ||||
Atividade realizada | Data | Minhas maiores dificuldades | Por que gostei de realizar a atividade? | Componente curricular |
Que tal acelerar o processo de aprendizagem dos seus alunos ao entender como nosso cérebro funciona? Então conheça, agora mesmo, a Pós-Graduação Online e Ao Vivo da Rhema sobre Neurociência e Neuropedagogia na Educação acessando aqui.