Como realizar a Educação Inclusiva do Aluno com Autismo
O dia a dia de um professor da Educação Infantil é permeado de desafios. Dentre eles, estão as dúvidas em relação a como realizar uma Educação Inclusiva do aluno com autismo.
O que você vai encontrar neste artigo:
Afinal, crianças com este transtornos possuem certos comportamentos que podem dificultar sua inclusão no contexto escolar.
Para entender quais modificações você pode realizar em suas aulas a fim de incluir estes alunos, continue a leitura do artigo!
Autismo – Comportamentos desafiadores
A inclusão de alunos com TEA no ambiente escolar é sempre um processo complexo para os educadores.
Isso porque algumas características deste transtorno podem ser um desafio e pedir por soluções criativas em sala de aula, como:
- Dificuldade em manter contato visual;
- Não atender quando é chamado pelo nome;
- Se isolar de outras crianças;
- Fixação pelo alinhamento de objetos;
- Ser tão preso em rotinas a ponto de entrar em crise quando elas não existem;
- Uso de brinquedos de forma não convencional;
- Realizar movimentos repetitivos sem função aparente;
- Não falar ou fazer gestos para mostrar algo;
- Repetir palavras ou frases em momentos inadequados;
- Apresentar interesse restrito por um único assunto;
- Não brincar de faz-de-conta;
- Não imitar, dentre outros.
Assim, o conhecimento dessas características e o aperfeiçoamento constante do professor, alinhado à prática pedagógica adequada, tornam-se elementos determinantes para uma inclusão bem-sucedida desse aluno na escola.
Afinal, o objetivo da Educação Inclusiva não é anular as diferenças, mas sim entendê-las e aprender a lidar com elas a fim de que o processo de aprendizagem tanto do aluno com transtorno quanto dos demais alunos seja benéfico.
Geralmente, este trabalho pedagógico de inclusão possui como base etapas de:
Avaliação
Esse é um dos momentos em que os professores mais encontram dificuldade e que, agora mais do que nunca, ressaltam a importância da atualização constante.
Para avaliar a aprendizagem do aluno com autismo, é essencial desenvolver métodos de avaliação educacional que permitam examinar cuidadosamente os indicadores de progresso desse pequeno.
Planejamento
Um atendimento inclusivo de crianças com TEA envolve não só o planejamento de conteúdos, mas também de estratégias eficazes para lidar da melhor maneira com os comportamentos indesejados.
Além disso, o trabalho colaborativo pode ser um fator determinante no planejamento.
Intervenção
Em relação às intervenções, é fundamental que considerem as características individuais de cada aluno, além de valorizar a questão afetiva. Além disso, é importante que essas intervenções sejam perspicazes, criativas e inovadoras.
Autismo – Dicas para realizar a Educação Inclusiva de alunos com TEA na sala de aula
Todos nós aprendemos de maneira diferente, e com os alunos com TEA também é assim.
Por isso, se você, educador, quer promover resultados positivos com estas crianças, existem modificações pontuais na sua forma de ensinar que podem ser realizadas.
O que ensinar
Primeiramente, torne o aprendizado mais envolvente, apresentando temas que sejam realmente relevantes para esses alunos. Além disso, sempre que possível, inclua exemplos do cotidiano.
Como ensinar
Já em relação a como ensinar, algumas ações que podem ser colocadas em prática são:
- Utilizar reforçadores a fim de tornar o aprendizado motivador;
- Ser mais previsível;
- Fragmentar as atividades;
- Diminuir as abstrações;
- Utilizar pistas;
- Comunicar por imagens.
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