Como ocorre o desenvolvimento da fala e linguagem da criança?
Em primeiro lugar, antes de falarmos sobre o processo de desenvolvimento da fala e linguagem da criança, precisamos salientar que existem diferenças entre ambos os elementos. De qualquer forma, elas são fundamentais para que o pequeno consiga passar pelas etapas necessárias em busca dos progressos voltados para o aspecto cognitivo.
Contudo, saber que existem estímulos pode ajudar professores e outros profissionais a olharem com mais atenção para esses incentivos. Assim, os pequenos que já se encontram no ambiente escolar são direta e indiretamente influenciados por atividades e ações responsáveis por novas descobertas na comunicação e na fala.
Por outro lado, os mais novos – precisamente os bebês – ainda recebem a intervenção indireta dos sons que fazem parte do ambiente em que estão. Com isso, vocês podem ver que a cada fase as crianças vivenciam uma experiência direcionada ao aprendizado amplo.
Seja como for, conhecer cada uma dessas etapas é fundamental para que os adultos, seja no espaço familiar ou profissional, estejam a par de tais características. Portanto, acompanhar os aspectos relacionados são de total importância. Veja abaixo como acontece o desenvolvimento da fala e da linguagem dos pequenos e quais são os períodos determinados em cada passo.
Dala e linguagem da criança dos 0 a 12 meses: existe comunicação?
Primeiramente, muitas pessoas podem pensar o contrário, mas os bebês conseguem se comunicar antes mesmo de começarem a falar. Lembre-se que a fala é diferente da comunicação.
Enquanto a criança não consegue verbalizar as expressões, por outro lado ela se manifesta por meio de outras estratégias, mas ainda na fase instintiva, ou seja, sem um objetivo comunicacional. Assim sendo, algumas dessas características são:
– Realização de movimentos bruscos;
– Repetição de vogais e outros sons;
– Desperta-se com o estímulo sonoro, principalmente com a voz da mãe;
– Procura o estímulo do som com os olhos;
– Entre os 5 e 6 meses, o bebê adquire entonação e ritmo, o que configura uma configuração mais aperfeiçoada;
– Após o sexto mês, a criança passa a emitir sons com maior elaboração, como consoantes e vogais;
– Próximo de completar 1 ano, o bebê já consegue formular algumas sílabas. Geralmente, os pequenos soltam os famosos ‘papa’ e ‘mama’. Inclusive, é possível que eles já criem familiaridade com algumas palavras bem curtas que façam parte do seu cotidiano.
12 meses a 2 anos: formação de palavras e aumento vocabulário, como acontece?
Neste momento, a criança começa a demonstrar alguns progressos no que diz respeito à aquisição de novas palavras. Com isso, é possível observar outras conquistas. como as que se seguem abaixo:
– Especialistas apontam a aquisição que o bebê tem por meio de palavras simples com sentido de frase. Por exemplo, ele pode pedir algo relacionado a “anãna”, mas que deve ser banana, ou então, ‘eu quero uma banana’, mas sem conseguir formular a frase tal como se fala.
– Inclusive, a criança faz a junção de palavras soltas, mas que servem para indicar um desejo, como ‘mamãe suco’, ou então, ‘mamãe, quero suco!’. Note como ela ainda não estabelece bem uma oração, mas já consegue fazer associações das palavras que conhece;
– Por outro lado, o uso de gestos também se faz presente como estratégia para pedir algo ou mostrar um objeto que tenha despertado a sua atenção. No entanto, a habilidade gestual não exclui a utilização da fala. Ambas são desempenhadas simultaneamente;
– Quando o pequeno se aproxima dos 2 anos de idade, o vocabulário aumenta e pode ficar perto de 50 palavras. Nessa fase, a criança cria pequenos diálogos, ainda de forma incipiente.
Fala e linguagem da criança dos 2 anos a 4 anos: qual o diferencial?
Nesta fase, a criança já consegue estender o seu vocabulário para até 400 palavras – isso depende muito do estímulo que ela recebe. Aliás, a capacidade de desenvolver narrativas também denota certa facilidade com a fala e com a linguagem. Veja mais:
– O ato de se expressar fica mais compreensível e o pequeno consegue passar o que quer, mesmo com o uso de palavras demonstrando erros de concordância, etc;
– Como a criança está em fase de descobertas, nada melhor que caminhar junto com ela, principalmente quando houver alguma palavra que não fora expressa corretamente. Nesse caso, repita junto à criança para que ela esteja a par da pronúncia correta dentro de uma pequena frase;
– A realização de atividades que estimulem o uso de palavras é fundamental para que ela aprenda novos vocábulos e aumente o repertório. Existem muitos jogos e brincadeiras que auxiliam;
4 anos a 6 anos: o estímulo deve diminuir?
A resposta é não. As atividades de estimulação ganham novos espaços por meio da leitura de livros, exibição de filmes, desenhos, jogos mais dinâmicos, etc. Além disso, o vocabulário da criança já alcança aproximadamente 3 mil palavras.
– O pequeno já está apto para contar histórias, narrar fatos de maneira mais fluida;
– A interação com outras crianças contribui bastante para o aumento do repertório, além do desenvolvimento do aspecto social e cognitivo;
– Por meio dos jogos educativos, as crianças conseguem adquirir habilidades e competências que proporcionam um bom desempenho na linguagem e na fala, potencializando a sua comunicação.
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