Acessibilidade:

Como o Psicopedagogo pode intervir na sala de aula e na clínica?

O especialista que atua no campo da psicopedagogia deve estar sempre por dentro das melhores estratégias voltadas ao desenvolvimento de crianças e adolescentes que precisam desse acompanhamento. Além disso, o profissional pode estender sua abrangência para a clínica.

Isso mesmo. O psicopedagogo trabalha tanto com a abordagem na sala de aula quanto clinicamente, tamanha a importância de suas ações sobre o processo de evolução dos alunos ou pacientes.

Dessa forma, a pessoa que se interessa em seguir esse caminho pode desenvolver maneiras de proporcionar suas funções em ambientes variados. Assim sendo, veja a seguir algumas informações sobre a psicopedagogia e o seu campo de intervenção.

O que faz um psicopedagogo?

Em primeiro lugar, é válido relembrar que os profissionais em psicopedagogia têm semelhanças com outros especialistas – neuropsicopedagogo e neuropsicomotricista – no sentido de trabalharem diretamente com as etapas do desenvolvimento.

De acordo com Cruz (2022), esses especialistas são responsáveis por estudarem a relação entre o ser humano e o processo de aprendizagem. Isso ocorre por meio de intervenções quando ocorre algum tipo de obstáculo, por exemplo. Assim, os terapeutas procuram promover o desenvolvimento necessário em crianças, adolescentes e adultos.

Inclusive, Cruz (2022) destaca o quão importante é o olhar do psicopedagogo para cada pessoa que é acompanhada pelo profissional. Ela pontua que “se queremos que os alunos sejam ativos, precisamos adotar metodologias e ações pedagógicas em que os alunos se envolvam em atividades cada vez mais desafiadoras, em que tenham de tomar decisões e avaliar os resultados, com apoio de materiais relevantes.”

Com isso, o papel do psicopedagogo é bem amplo e inclui uma série de realizações que visam à evolução da pessoa assistida (esteja ela na sala de aula ou na clínica). Assim sendo, o profissional pode também:

– Estimular a parceria entre escola-consultório e família;

– Atuar junto à comunidade escolar para alinhar determinadas práticas e colocá-las em contextos que valorizem o desenvolvimento do aluno;

– Contribuir para o trabalho docente (considerando o caráter interdisciplinar da psicopedagogia;

Como o psicopedagogo pode intervir na sala de aula e na clínica?

O profissional deve pensar e agir de maneira estratégica, no sentido de possibilitar as abordagens nesses dois ambientes. Cruz (2022) chama a atenção para o fato de o especialista precisar entender as ações pedagógicas como conjunto de habilidades, não um componente único.

Isso significa que é preciso desmembrá-las em habilidades, tais como memória de trabalho, controle inibitório, atenção seletiva, flexibilidade e planejamento. Para essa finalidade, Cruz (2022) pondera que é fundamental o uso de recursos e instrumentos adequados.

Além disso, há que se ressaltar que o psicopedagogo na escola lida com as questões voltadas para o processo de aprendizagem. No contexto clínico, por sua vez, o especialista foca o seu trabalho sobre o diagnóstico acerca das dificuldades de aprendizagem da criança.

Como devem ser as atividades psicopedagógicas?

É importante ressaltar que as tarefas a serem desempenhadas devem priorizar a criatividade, a sustentabilidade e a colaboração a fim de estimular as crianças em todas as suas potencialidades. Desse modo, as atividades devem:

– Apostar em atividades que estimulem o raciocínio e a concentração;

– Investir em jogos e brincadeiras;

– Incentivar a prática das leituras;

– Praticar o alfabeto por meio de brincadeiras e jogos, sem uso de papel;

– Apostar em atividades extracurriculares;

– Priorizar o uso consciente da tecnologia.

(CRUZ, 2022)

Alguns exemplos:

JOGO: 4 CORES

O recurso didático do jogo das 4 cores trabalha a coordenação motora e possibilita o planejamento de ações futuras, além do domínio das relações espaço-temporais, raciocínio lógico (desafio de encontrar diferentes soluções para pintar/compor/montar uma mesma figura). Inclusive, as crianças são estimuladas na perseverança (insistir na solução que ainda não encontrou), no trabalho em grupo, no respeito às regras e à opinião adversária.

JOGO: MOSAICO TRIÂNGULO

Já este recurso didático tem por objetivo a identificação na maneira como as crianças com dificuldades (ou sem dificuldades) respondem a percepção de detalhes. No entanto, o Mosaico Triângulo também auxilia as avaliações psicopedagógicas ao verificar as possíveis dificuldades de organização cognitiva, as relações com as figuras reais, ou levantar hipóteses sobre patologias ou transtornos associados a percepção visual.

Aliás, esta opção auxilia na organização de pensamento, nas relações de espaços, na compreensão de figuras, estruturas e desenhos; na reprodução de padrões, capacidade de acompanhar a regularidade, dimensões e associações. Há outros jogos e atividades que você pode praticar com as crianças para estimular o desenvolvimento de todas elas.

Por que se especializar neste tema é importante?

Diante da demanda por profissionais mais preparados para os desafios, nada melhor que estar pronto e oferecer as intervenções necessárias a quem precisa desenvolver habilidades importantes para aprendizagem. Nesse sentido, um curso baseado em evidências científicas é uma excelente opção.

Para isso, o curso de Pós-graduação em Psicopedagogia Atuação Clínica, Educacional, Empresarial e Hospitalar, do Grupo Rhema Educação, é uma especialização diferenciada. Os alunos têm muito a aproveitar por meio de aulas online e ao vivo, materiais atualizados e professores experientes.

Ficou interessado? Fale com um consultor.

Referência

CRUZ, Márcia Valéria. Congresso de inclusão, desenvolvimento psicomotor e dificuldades de aprendizagem. Grupo Rhema Educação, 2022.

Continue lendo

O ENSINO DA MATEMÁTICA ATRAVÉS DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Olá professor, Entenda um pouco mais sobre utilizar as atividades lúdicas no ensino da Matemática na Educação Infantil… Boa leitura! […]

TDAH e TEA: Como Identificar na Prática Escolar?

Você já se perguntou como diferenciar TDAH e TEA na sua sala de aula? Muitos professores observam comportamentos semelhantes — […]

Plano de ação para alunos com dificuldades de aprendizagem

Toda criança tem possibilidades de aprender e, quando isso não ocorre, pode ser que este pequeno esteja manifestando alguns dos […]

O ENSINO DA MATEMÁTICA ATRAVÉS DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Olá professor, Entenda um pouco mais sobre utilizar as atividades lúdicas no ensino da Matemática na Educação Infantil... Boa leitura!   1. INTRODUÇÃO É considerável o número de alunos que enfrentam problemas nas disciplinas da Matemática. Isso ocasiona um elevado índice de repetência futuramente. A Matemática faz-se presente em diversas...
TDAH e TEA: Como Identificar na Prática Escolar?

Você já se perguntou como diferenciar TDAH e TEA na sua sala de aula? Muitos professores observam comportamentos semelhantes — […]

Plano de ação para alunos com dificuldades de aprendizagem

Toda criança tem possibilidades de aprender e, quando isso não ocorre, pode ser que este pequeno esteja manifestando alguns dos […]