Acessibilidade:

Como Lidar com os Alunos com Dificuldades em Matemática?

– Evitar ressaltar as dificuldades do aluno, diferenciando-o dos demais.
– Evitar mostrar impaciência com a dificuldade expressada pela criança ou interrompê-la várias vezes ou mesmo tentar adivinhar o que ela quer dizer completando a sua fala.
– Evitar corrigir o aluno frequentemente diante da turma, para não o expor.
– Evitar ignorar o aluno com dificuldades.
– Não forçar o aluno a fazer as tarefas quando estiver nervoso por não ter conseguido.
– Explique ao aluno as suas dificuldades e diga que está ali para ajudá-lo sempre que precisar.
– Proponha jogos na sala.
– Não corrija os trabalhos de casa com canetas vermelhas ou lápis.
– Procure usar situações concretas, nos problemas.
– Procure iniciar cada período de aula com um resumo da sessão anterior e uma visão geral dos novos temas.
– Escrever no quadro o tema a aprender, os passos ou procedimentos a serem seguidos e que o aluno deverá tomar nota.
– No final de cada aula, fazer uma síntese, o que facilita a captação das ideias fundamentais e a aquisição das aprendizagens.
– Promover a participação dos alunos na aula. – Incitar os alunos a estabelecerem problemas e apresenta-los no quadro para fazê-los em casa.
– Dar sugestões, ajudas ou guias para que o aluno saiba encarar e monitorizar adequadamente os erros.
– Esclarecer todos os termos relevantes do vocabulário. Usar a terminologia de forma consistente na descrição dos procedimentos, evitando uma linguagem longa, ou estruturas sintácticas complicadas.
– Promover nos alunos, o uso e desenvolvimento de estratégias de memorização e recuperação da informação.
– O uso de códigos visuais, diagramas, cones, sublinhados, esquemas, permite concentrar atenção nos expoentes, variáveis, símbolos de operações, etc., o que facilita a sua compreensão, aprendizagem e generalização.
– Utilizar a experiência prévia do aluno, com ilustrações do seu mundo.
 
Aprenda mais sobre esse assunto!


Temos um ótimo curso que poderá te ajudar muito nesse processo.

Conheça nosso curso em Dificuldades de Leitura, Escrita, Matemática e Ludicidade.
Neste curso você terá dicas de jogos, atividades práticas para estar usando em sala de aula.

Continue lendo

O que é Desenho Universal para aprendizagem DUA?

A educação é um direito fundamental de todos os indivíduos, independentemente de suas habilidades, características ou necessidades específicas. No entanto, […]

O que são problemas de ensinagem?

A aprendizagem é um processo que depende de diversas variáveis, como questões biológicas, cognitivas, sociais e até mesmo problemas de […]

Como a Neuropsicomotricidade e o Trabalho de Desenvolvimento Psicomotor são importantes na Educação Inclusiva

Quando pensamos em educação inclusiva, nos referimos à construção de uma sociedade mais justa, onde professores e alunos são convidados […]

O que é Desenho Universal para aprendizagem DUA?
A educação é um direito fundamental de todos os indivíduos, independentemente de suas habilidades, características ou necessidades específicas. No entanto, nem sempre os métodos tradicionais de ensino atendem adequadamente à diversidade de alunos presentes nas salas de aula. É aí que entra o conceito de Desenho Universal para Aprendizagem (DUA),...
O que são problemas de ensinagem?

A aprendizagem é um processo que depende de diversas variáveis, como questões biológicas, cognitivas, sociais e até mesmo problemas de […]

Como a Neuropsicomotricidade e o Trabalho de Desenvolvimento Psicomotor são importantes na Educação Inclusiva

Quando pensamos em educação inclusiva, nos referimos à construção de uma sociedade mais justa, onde professores e alunos são convidados […]