Acessibilidade:

Como Lidar com os Alunos com Dificuldades em Matemática?

– Evitar ressaltar as dificuldades do aluno, diferenciando-o dos demais.
– Evitar mostrar impaciência com a dificuldade expressada pela criança ou interrompê-la várias vezes ou mesmo tentar adivinhar o que ela quer dizer completando a sua fala.
– Evitar corrigir o aluno frequentemente diante da turma, para não o expor.
– Evitar ignorar o aluno com dificuldades.
– Não forçar o aluno a fazer as tarefas quando estiver nervoso por não ter conseguido.
– Explique ao aluno as suas dificuldades e diga que está ali para ajudá-lo sempre que precisar.
– Proponha jogos na sala.
– Não corrija os trabalhos de casa com canetas vermelhas ou lápis.
– Procure usar situações concretas, nos problemas.
– Procure iniciar cada período de aula com um resumo da sessão anterior e uma visão geral dos novos temas.
– Escrever no quadro o tema a aprender, os passos ou procedimentos a serem seguidos e que o aluno deverá tomar nota.
– No final de cada aula, fazer uma síntese, o que facilita a captação das ideias fundamentais e a aquisição das aprendizagens.
– Promover a participação dos alunos na aula. – Incitar os alunos a estabelecerem problemas e apresenta-los no quadro para fazê-los em casa.
– Dar sugestões, ajudas ou guias para que o aluno saiba encarar e monitorizar adequadamente os erros.
– Esclarecer todos os termos relevantes do vocabulário. Usar a terminologia de forma consistente na descrição dos procedimentos, evitando uma linguagem longa, ou estruturas sintácticas complicadas.
– Promover nos alunos, o uso e desenvolvimento de estratégias de memorização e recuperação da informação.
– O uso de códigos visuais, diagramas, cones, sublinhados, esquemas, permite concentrar atenção nos expoentes, variáveis, símbolos de operações, etc., o que facilita a sua compreensão, aprendizagem e generalização.
– Utilizar a experiência prévia do aluno, com ilustrações do seu mundo.
 
Aprenda mais sobre esse assunto!


Temos um ótimo curso que poderá te ajudar muito nesse processo.

Conheça nosso curso em Dificuldades de Leitura, Escrita, Matemática e Ludicidade.
Neste curso você terá dicas de jogos, atividades práticas para estar usando em sala de aula.

Continue lendo

Como a Arteterapia ajuda as crianças com crise de Ansiedade?

A ansiedade é uma preocupação comum do mundo atual. Entretanto, engana-se quem pensa que ela afeta apenas os adultos. A […]

Como trabalhar o autismo na educação infantil?

O autismo na educação infantil reserva estratégias que vêm ao encontro do desenvolvimento das crianças que são assistidas por vocês. […]

PSICOFARMACOLOGIA: 10 estratégias para ajudar crianças com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) na escola

Pássaros voando, colegas conversando, barulho do relógio… tudo é motivo para distrair uma criança com Transtorno de Déficit de Atenção […]

Como a Arteterapia ajuda as crianças com crise de Ansiedade?
A ansiedade é uma preocupação comum do mundo atual. Entretanto, engana-se quem pensa que ela afeta apenas os adultos. A ansiedade também está presenta na vida das crianças. A arteterapia surge como uma abordagem criativa para lidar com esse desafio. Mas afinal, o que é Arteterapia? E como a Arteterapia...
Como trabalhar o autismo na educação infantil?

O autismo na educação infantil reserva estratégias que vêm ao encontro do desenvolvimento das crianças que são assistidas por vocês. […]

PSICOFARMACOLOGIA: 10 estratégias para ajudar crianças com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) na escola

Pássaros voando, colegas conversando, barulho do relógio… tudo é motivo para distrair uma criança com Transtorno de Déficit de Atenção […]