COMO LIDAR COM OS ALUNOS COM DIFICULDADES EM MATEMÁTICA?
Querido professor…
Como estão as suas aulas de Matemática?
Você tem muitos alunos que possuem dificuldades em sua aula?
Veja nessa matéria algumas maneiras de lidar com essas dificuldades.
Boa leitura!
COMO LIDAR COM OS ALUNOS COM DIFICULDADES EM MATEMÁTICA?
Você tem muitos alunos que possuem dificuldades em sua aula?
Veja nessa matéria algumas maneiras de lidar com essas dificuldades.
Boa leitura!
COMO LIDAR COM OS ALUNOS COM DIFICULDADES EM MATEMÁTICA?
– Evitar ressaltar as dificuldades do aluno, diferenciando-o dos demais.
– Evitar mostrar impaciência com a dificuldade expressada pela criança ou interrompê-la várias vezes ou mesmo tentar adivinhar o que ela quer dizer completando a sua fala.
– Evitar corrigir o aluno frequentemente diante da turma, para não o expor.
– Evitar ignorar o aluno com dificuldades.
– Não forçar o aluno a fazer as tarefas quando estiver nervoso por não ter conseguido.
– Explique ao aluno as suas dificuldades e diga que está ali para ajudá-lo sempre que precisar.
– Proponha jogos na sala.
– Não corrija os trabalhos de casa com canetas vermelhas ou lápis.
– Procure usar situações concretas, nos problemas.
– Procure iniciar cada período de aula com um resumo da sessão anterior e uma visão geral dos novos temas.
– Escrever no quadro o tema a aprender, os passos ou procedimentos a serem seguidos e que o aluno deverá tomar nota.
– No final de cada aula, fazer uma síntese, o que facilita a captação das ideias fundamentais e a aquisição das aprendizagens.
– Promover a participação dos alunos na aula. – Incitar os alunos a estabelecerem problemas e apresenta-los no quadro para fazê-los em casa.
– Dar sugestões, ajudas ou guias para que o aluno saiba encarar e monitorizar adequadamente os erros.
– Esclarecer todos os termos relevantes do vocabulário. Usar a terminologia de forma consistente na descrição dos procedimentos, evitando uma linguagem longa, ou estruturas sintácticas complicadas.
– Promover nos alunos, o uso e desenvolvimento de estratégias de memorização e recuperação da informação.
– O uso de códigos visuais, diagramas, cones, sublinhados, esquemas, permite concentrar atenção nos expoentes, variáveis, símbolos de operações, etc., o que facilita a sua compreensão, aprendizagem e generalização.
– Utilizar a experiência prévia do aluno, com ilustrações do seu mundo.
Fonte: O incrível Zé
Aprenda mais sobre esse assunto!
Temos um ótimo curso que poderá te ajudar muito nesse processo.
Conheça nosso curso em JOGOS MATEMÁTICOS.
Neste curso você terá dicas de jogos, atividades práticas para estar usando em sala de aula.
Entre em contato ou deixe seu WhatsApp que vamos te passar todas as informações.
Contato: (43) 99644-5284 / 99660-0241
Conheça nosso curso em JOGOS MATEMÁTICOS.
Neste curso você terá dicas de jogos, atividades práticas para estar usando em sala de aula.
Entre em contato ou deixe seu WhatsApp que vamos te passar todas as informações.
Contato: (43) 99644-5284 / 99660-0241