Como estimular a atenção das crianças com TDAH através de atividades da psicomotricidade?
Em primeiro lugar, quais técnicas você utiliza para trabalhar com crianças vivendo com TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade)? Por acaso, na escola em que você atua existe alguma lista de ações voltadas ao desenvolvimento dos pequenos? As estratégias adotadas procuram focar em atividades da psicomotricidade?
O que você vai encontrar neste artigo:
Esses questionamentos devem fazer parte da rotina de muitos educadores, tendo em vista que o direcionamento das intervenções tende a refletir no cotidiano dos alunos. Assim sendo, saber relacionar as necessidades apresentadas no TDAH com práticas baseadas na psicomotricidade é um importante método para promover a autonomia desejada.
Por que devemos trabalhar os aspectos psicomotores na abordagem do TDAH?
Antes de tudo, é preciso estabelecer a relação existente entre eles. O TDAH prejudica o desempenho psicomotor da criança, com destaque para as seguintes áreas: equilíbrio, noção espaço-temporal e esquema corporal.
Portanto, os profissionais que trabalham diretamente com terapias utilizam métodos que visam à diminuição dos déficits manifestados pelas crianças. Com isso, a atuação desses especialistas ajuda no desenvolvimento de habilidades, além de propiciar meios que auxiliem o processo de ensino-aprendizagem dos alunos.
Como as atividades da psicomotricidade podem auxiliar alunos com TDAH?
O estímulo proporcionado por meio das atividades da psicomotricidade garante a evolução necessária para o progresso psicomotor e cognitivo dos pequenos. Assim, é possível destacar alguns dos benefícios conquistados. De acordo com a professora e mestre em Educação, Ozilia Geraldini Burgo:
– A psicomotricidade atua de forma a possibilitar o desenvolvimento e a estruturação do esquema corporal. Nesse sentido, o objetivo é incentivar a prática de movimentos ao longo de todas as etapas vivenciadas pelas crianças;
– Essas tarefas proporcionam um contexto favorável para que os alunos consigam se relacionar com os ambientes que estão inseridos. Isso significa que eles podem brincar, interpretar, criar e descobrir;
– Jogos e brincadeiras são constantemente utilizados pelos educadores para incentivar a prática e o desenvolvimento psicomotor em alunos com TDAH. (BURGO, 2021)
Que atividades da psicomotricidade são indicados para TDAH?
Há muitas tarefas que podem ser usadas na rotina dos pequenos, sendo a maioria delas voltadas para o aspecto lúdico, o que garante aprendizado e diversão. Dessa forma, os educadores escolhem qual atividade se enquadra melhor no contexto das crianças. Portanto, veja algumas delas:
– Empilhar copos: essa atividade clássica e conhecida por todos tem um poder incrível para contribuir na coordenação motora fina e global, além de ajudar na consciência corporal.
– Circuito das cobras: o intuito é promover a ampliação do equilíbrio. A tarefa é voltada para o estímulo dos pequenos a se concentrarem em cordas ou faixas disponibilizadas pelo chão. Com isso, as crianças precisam se equilibrar para concluir o trajeto.
– Prancha de equilíbrio: mais uma vez, o aluno deve demonstrar estabilidade corporal ao se aventurar nessa atividade. Assim, quando a criança consegue se manter por alguns segundos de forma estável e sem encostar no chão, ela começa a aprimorar o seu equilíbrio.
– Futebol de pano: essa tarefa é bem divertida e ajuda na coordenação motora. Ela consiste em um jogo cooperativo em que o objetivo é fazer gol com a bola adentrando nos buracos. Para deixar mais divertido, a turma pode ser dividida em grupos. A cada rodada, dois grupos se desafiam.
– Escadas e bambolês: aqui a diversão é garantida e a utilização desses objetos também proporciona uma série de benefícios nos pequenos. Por exemplo: ajuda a combater a obesidade infantil; melhora a circulação sanguínea e linfática; desenvolve a concentração; permite a socialização e trabalha a psicomotricidade por inteiro.
– A pintura, a argila e o jogo da memória são muito bons para desacelerar os alunos, principalmente aqueles com TDAH. Além disso, a montagem de blocos também contribui muito para incentivar a concentração para acompanhar sequências. Assim, essas atividades da psicomotricidade também devem estar relacionadas na lista de tarefas que podem ser desempenhadas.
O estímulo precoce pode ajudar a criança com TDAH?
Sim. Na verdade, o estímulo a ser desempenhado deve ser adequado para a faixa etária do aluno, além fazer parte do contexto escolar. Em outras palavras, a estimulação psicomotora tende a contribuir de maneira individual na formação da estrutura integral do pequeno.
Outro ponto importante é que essas atividades da psicomotricidade são responsáveis por induzir as crianças com TDAH a realizar experimentações concretas e bastante significativas. Com efeito, isso permite a apropriação do meio por parte do aluno. Há que se ressaltar “que o movimento exerce um significado de relação e interação afetiva com o mundo exterior” (BURGO, 2021).
Como aprofundar o conhecimento sobre o TDAH?
O domínio de estratégias para o TDAH exige do profissional muito embasamento teórico e prático. Em outras palavras, a busca por materiais que auxiliem no desenvolvimento de técnicas e ampliem a abordagem acerca do TDAH é uma excelente maneira de aprofundar o conhecimento e valorizar a sua formação.
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Referência
BURGO, Ozilia Geraldini. Workshop de TDAH e Psicomotricidade, 2021.