Acessibilidade:

Como e quando ensinar a letra cursiva?

Primeiramente, vocês saberiam dizer de que forma e em que momento a criança deve aprender a letra cursiva? Essa dúvida não é isolada e muitos profissionais podem conviver com ela. Afinal, tudo o que se refere ao processo de alfabetização deve ser bem definido para que essa importante fase resulte em bons frutos. 

No entanto, alguns detalhes precisam ser enfatizados, pois há fatores que estão direta e indiretamente ligados a essa habilidade de escrita. Dessa forma, explicar quais são os aspectos relacionados é uma maneira de esclarecer possíveis dúvidas acerca do aprendizado da letra cursiva. 

Por que a criança começa pela letra de forma?

Antes de tudo, vale ressaltar que a aprendizagem da escrita por meio da letra bastão – mais conhecida como letra de forma – representa o passo inicial do aluno à prática. Lembrando que isso não significa o primeiro contato dos pequenos com o universo da grafia, tendo em vista que desde o maternal, eles são estimulados a desenvolver a coordenação motora em atividades como desenhos (garatujas, rabiscos, etc.). 

Assim sendo, o fato de a criança começar pela letra de forma está relacionado à facilidade que ela encontra para reconhecer, decodificar e visualizar cada uma delas. Inclusive, é importante salientar que o aspecto mais simples da letra de forma é inegavelmente a justificativa para essa introdução à escrita. 

Como ocorre a transição da letra de forma para a letra cursiva?

Em primeiro lugar, o estímulo da escrita por meio da letra de forma deve ser trabalhado de maneira consistente. Com isso, os professores devem pensar em um planejamento em que as atividades consigam levar a prática aos alunos. 

A princípio, os pequenos começam escrevendo aquelas palavras conhecidas de seu vocabulário como um meio de exercitar a coordenação motora. Em seguida, o foco deve ser direcionado à alfabetização, pois é imprescindível que a criança seja apresentada às competências e habilidades pertinentes a esse processo. 

Logo depois, os educadores podem começar a estimular a letra cursiva de forma a apresentar novas possibilidades de escrita aos pequenos. Entretanto, tudo isso deve ser feito com muita paciência. 

Afinal, a criança pode estranhar a utilização desse novo formato de se expressar. Então, o melhor caminho é trabalhar a letra cursiva de maneira lúdica, como uma forma de atrair os alunos à escrita com letra cursiva.

Por que a empatia deve ser praticada no ensino da letra cursiva?

É importante que as crianças sejam compreendidas em suas possíveis dificuldades em um primeiro momento. Isso implica atenção e empatia por parte dos professores. Caso contrário, o ensino da letra cursiva pode simbolizar uma experiência totalmente estressante para elas, tendo em vista que tudo o que está sendo aprendido é algo novo e desafiador. 

Portanto, estabelecer uma rotina com os alunos é muito importante, principalmente se essas atividades servirem para ajudá-las nesse momento marcado pela novidade. Assim, nada melhor do que criar situações lúdicas que reforcem o aprendizado da letra cursiva.  

Com que idade a criança pode aprender a letra cursiva?

A princípio, estudos revelam que a fase em que os pequenos aprendem a letra cursiva gira em torno dos 6 e 7 anos de idade. Antes disso, eles já devem ter passado por uma série de exercícios que focaram a grafomotricidade, uma habilidade de total importância para o posterior desenvolvimento da escrita.

Nessa fase, a criança está mais avançada na alfabetização, o que contribui com a aprendizagem de movimentos complexos na elaboração da letra cursiva. Aliás, os professores devem compreender que esse período é de descoberta para os alunos. Assim, é importante impulsionar a disposição dos educadores para sanar todas as dúvidas relacionadas à escrita.

Que elementos estão associados à prática da escrita? 

Até que a criança chegue à letra de forma e cursiva, ela precisa exercitar o tônus muscular das mãos, por exemplo. O detalhe é que todo o esquema corporal passa pelos estímulos. Primeiramente com o uso das famosas massinhas de modelar, pois esse material auxilia o treino com o movimento das mãos. 

Tudo isso deve ser feito nas etapas que antecedem a escrita. Assim, as crianças recebem todo o incentivo que favorece as habilidades com a letra cursiva. Por fim, fomentar essa prática é fundamental no processo de alfabetização. 

Como aprofundar o conhecimento sobre a letra cursiva?

Na verdade, é mais fácil ampliar essa visão e dizer que o profissional pode conhecer não somente a letra cursiva em sua totalidade, mas, sim, todos os processos que estão voltados para o caminho dos processos de aprendizagem. 

Dessa forma, o curso de Pós-Graduação em Educação Infantil, Alfabetização e Letramento – BNCC – do Grupo Rhema Educação, é um caminho excelente para proporcionar o aprofundamento necessário. A especialização conta com professores altamente gabaritados em suas respectivas áreas, o material é atualizado e as aulas são dinâmicas – online e ao vivo.  

Ficou interessado? Fale com um de nossos consultores.

Continue lendo

Quais são os 6 direitos de aprendizagem propostos pela BNCC?

Primeiramente, o processo de aprendizagem de bebês e crianças deve sempre respeitar o seu momento de desenvolvimento. Isso significa que […]

Qual e o principal desafio da psicomotricidade na escola?

Olá, professores! Primeiramente, é importante reiterar que um dos componentes indispensáveis na educação é o aspecto psicomotor. Afinal, esse método […]