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Como a Neuropsicomotricidade pode contribuir para o desenvolvimento das crianças

Os primeiros anos de vida são o alicerce da aprendizagem e possuem a capacidade de “moldar” a arquitetura cerebral. Assim, a estimulação adequada nestes anos iniciais é fundamental e, por isso, a Neuropsicomotricidade deve ser o foco do olhar do professor de Educação Infantil.

Mas, o que é a Neuropsicomotricidade e como ela contribui para o desenvolvimento das crianças? Neste artigo, te contaremos tudo isso. Continue lendo!

O que é a Neuropsicomotricidade?

A Neuropsicomotricidade pode ser definida como uma abordagem, baseada em evidências oferecidas pela Neurociência, que tem como foco a estrutura, as funções e as disfunções do cérebro.

Mediados pelas emoções, o cérebro e o corpo colaboram para o bem do nosso organismo total. O cérebro e sua estrutura biológica define quem somos como indivíduos e como experienciamos o corpo, a motricidade e a mente no mundo em que vivemos. 

Assim, podemos dizer que tudo o que limita o corpo e sua motricidade, traz consequências para o funcionamento do cérebro e para a organização da mente.

Por isso, trabalhar todos os elementos básicos da Neuropsicomotricidade como lateralidade, coordenação motora fina e grossa, esquema corporal, discrimação visual e auditiva, auxilia a criança a ter um pleno desenvolvimento, permitindo que ela cultive noções, ideais e conceitos.

Quais são as áreas desenvolvidas na Neuropsicomotricidade?

A Neuropsicomotricidade desenvolve as seguintes áreas:

  • Macromotricidade: relacionada à postura e marcha bípedes;
  • Micromotricidade: relacionada à praxia fina e invenção;
  • Motricidade orofacial: relacionada à comunicação verbal e gestual;
  • Grafomotricidade: relacionada ao desenvolvimento da escrita e à expressão artística;
  • Neurocompetências: relacionada à utilização do conhecimento, como criação, retenção e transmissão.

Ao conquistar o pleno desenvolvimento nestas áreas, as crianças conseguem potencializar habilidades importantes para sua experiência no contexto escolar.

Qual a diferença entre Psicomotricidade e Neuropsicomotricidade?

A Neuropsicomotricidade procura reunir e integrar os estudos do desenvolvimento, estruturas e funções e disfunções do cérebro, ao mesmo tempo em que estuda os processos psicocognitivos responsáveis pela aprendizagem e os processos psicopedagógicos responsáveis pelo ensino.

Por sua vez, a Psicomotricidade está relacionada ao estudo do indivíduo através do seu corpo em movimento, juntamente com suas relações internas e externas.

Dessa forma, ao juntar a Neurologia com a Psicomotricidade, é possível compreender de forma mais clara o desenvolvimento como um todo, principalmente daquelas crianças que precisam de mais atenção.

Por que a Neuropsicomotricidade é importante no desenvolvimento infantil?

A Neuropsicomotricidade tem grande importância no contexto escolar, já que ela se relaciona intimamente com o desenvolvimento psicomotor e as funções básicas para o aprendizado escolar.

Assim, é possível que a criança compreenda seu próprio corpo e as maneiras com as quais ela pode se expressar através dele, além de possibilitar que ela se localize no tempo e no espaço.

Além disso, a Neuropsicomotricidade é uma peça-chave para a aprendizagem de crianças da educação especial. Por exemplo, no caso de crianças com TEA, a intervenção neuropsicomotora pode se basear em atividades lúdicas, que estimulem a coordenação motora, a consciência corporal, o equilíbrio e o movimento.

Que tal entender como a Neuropsicomotricidade pode ajudar seu aluno a desenvolver os vários aspectos da aprendizagem? Conheça nossa Pós-Graduação sobre este tema conversando com um de nossos consultores.

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