Como a Neuropsicomotricidade pode contribuir para o desenvolvimento das crianças
Os primeiros anos de vida são o alicerce da aprendizagem e possuem a capacidade de “moldar” a arquitetura cerebral. Assim, a estimulação adequada nestes anos iniciais é fundamental e, por isso, a neuropsicomotricidade deve ser o foco do olhar do professor de Educação Infantil.
O que você vai encontrar neste artigo:

Mas, o que é a neuropsicomotricidade e como ela contribui para o desenvolvimento das crianças? Neste artigo, te contaremos tudo isso. Continue lendo!
O que é a neuropsicomotricidade?
A neuropsicomotricidade pode ser definida como uma abordagem, baseada em evidências oferecidas pela Neurociência, que tem como foco a estrutura, as funções e as disfunções do cérebro.
Mediados pelas emoções, o cérebro e o corpo colaboram para o bem do nosso organismo total. Logo, o cérebro e sua estrutura biológica define quem somos como indivíduos e como experienciamos o corpo, a motricidade e a mente no mundo em que vivemos.
Assim, podemos dizer que tudo o que limita o corpo e sua motricidade, traz consequências para o funcionamento do cérebro e para a organização da mente.
Por isso, trabalhar todos os elementos básicos da neuropsicomotricidade como lateralidade, coordenação motora fina e grossa, esquema corporal, discriminação visual e auditiva, auxilia a criança a ter um pleno desenvolvimento, permitindo que ela cultive noções, ideais e conceitos.
Quais são as áreas desenvolvidas na neuropsicomotricidade?
A neuropsicomotricidade desenvolve as seguintes áreas:
- Macromotricidade: relacionada à postura e marcha bípedes;
- Micromotricidade: relacionada à praxia fina e invenção;
- Motricidade orofacial: relacionada à comunicação verbal e gestual;
- Grafomotricidade: relacionada ao desenvolvimento da escrita e à expressão artística;
- Neurocompetências: relacionada à utilização do conhecimento, como criação, retenção e transmissão.
Portanto, ao conquistar o pleno desenvolvimento nestas áreas, as crianças conseguem potencializar habilidades importantes para sua experiência no contexto escolar.

Qual a diferença entre Psicomotricidade e neuropsicomotricidade?
A neuropsicomotricidade procura reunir e integrar os estudos do desenvolvimento, estruturas e funções e disfunções do cérebro. Logo, ao mesmo tempo em que estuda os processos psicocognitivos responsáveis pela aprendizagem e os processos psicopedagógicos responsáveis pelo ensino.
Por sua vez, a Psicomotricidade está relacionada ao estudo do indivíduo através do seu corpo em movimento, juntamente com suas relações internas e externas.
Dessa forma, ao juntar a Neurologia com a Psicomotricidade, é possível compreender de forma mais clara o desenvolvimento como um todo, principalmente daquelas crianças que precisam de mais atenção.
Por que a neuropsicomotricidade é importante no desenvolvimento infantil?
A neuropsicomotricidade tem grande importância no contexto escolar. Isso, porque ela se relaciona intimamente com o desenvolvimento psicomotor e as funções básicas para o aprendizado escolar. Veja alguns dos principais benefícios:
- Auxilia na construção da autonomia e da autoestima;
- Favorece a organização do esquema corporal;
- Estimula a coordenação motora ampla e fina;
- Contribui para o equilíbrio físico e emocional;
- Melhora a percepção espacial e temporal;
- Desenvolve atenção, ritmo e lateralidade;
- Promove a consciência corporal e o autocontrole.
Assim, é possível que a criança compreenda seu próprio corpo e as maneiras com as quais ela pode se expressar através dele, além de possibilitar que ela se localize no tempo e no espaço.
Além disso, a neuropsicomotricidade é uma peça-chave para a aprendizagem de crianças da educação especial. Por exemplo, no caso de crianças com TEA, a intervenção neuropsicomotora pode se basear em atividades lúdicas, que estimulem a coordenação motora, a consciência corporal, o equilíbrio e o movimento.
Conclusão
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