Acessibilidade:

Atividades práticas para trabalhar a ludicidade na educação infantil e no processo de alfabetização

A educação infantil é excelente para estimular nas crianças o que há de melhor em todas elas. Por meio de aprendizados e muitas brincadeiras, os pequenos conseguem descobrir novas possibilidades e aprimorar uma série de habilidades e competências.

Assim sendo, os professores que atuam nessa importante etapa podem apresentar uma série de opções bem interessantes para impulsionar o desenvolvimento de seus alunos. Com isso, nada melhor que apostar na ludicidade na educação infantil, pois além de se trabalhar o aspecto cognitivo, os educadores também podem induzir os pequenos no caminho de descobertas presente ao longo do processo de aprendizagem.

O que mais pode ser influenciado por essas atividades de ludicidade na educação infantil?

Quando os educadores usam atividades de ludicidade na educação infantil para conduzir suas aulas, eles também contribuem com outros aspectos bem importantes, como o processo de alfabetização das crianças. Portanto, saber mais sobre essas tarefas é algo essencial para o desenvolvimento de todas elas.

Que atividades de ludicidade na educação infantil podemos utilizar?

Esta pergunta é clássica, mas bastante necessária, pois a equipe pedagógica precisa se nortear acerca das atividades que serão adotadas. Afinal, essas tarefas serão parte do dia a dia da escola e devem atrair as crianças. Veja mais abaixo:

– Stop

Um jogo bastante conhecido em todo o país, o jogo “stop” (“adedanha” ou “adedonha”) funciona da seguinte maneira: uma letra do alfabeto deve ser sorteada. Logo depois, os competidores precisam completar algumas colunas (nome, cor, estado, cidade, animal etc.) com palavras que se iniciem com a letra escolhida.

Quem termina de preencher primeiro, grita “stop”! Assim, todos os participantes da brincadeira devem parar de escrever na tabela. Essa atividade ajuda no desenvolvimento da caligrafia e do raciocínio lógico, contribuindo com a alfabetização.

– Contação de histórias

Considerando que a maioria das crianças adora histórias, usar essa atividade de ludicidade na educação infantil, direcionada à alfabetização como meio de elevar o crescimento é muito interessante. Dessa forma, ao ler um conto para o seu aluno, algumas habilidades são fortemente impactadas, tais como:

– O estímulo da curiosidade;

– O desenvolvimento da criatividade;

– O entretenimento;

– A formação do hábito de leitura;

– A memória;

– A atenção;

– A concentração;

– O raciocínio lógico.

Além disso, vocês ainda podem inventar novas histórias juntos, criando a narrativa de maneira espontânea. Assim, essa atividade auxilia o pequeno a exercitar a paciência – já que precisa esperar sua vez de agir – e a observar melhor. Por meio dessa interação, ele ainda aprende a se socializar com outras crianças e até mesmo com adultos.

Forca

Nessa tarefa, o professor incumbido de desenhar a forca escolhe uma palavra. Numa folha de papel, o(a) jogador(a) põe traços que correspondem ao número de letras. Vale lembrar que o educador pode dar ou não uma pista, de acordo com o grau de dificuldade desejado.

As crianças devem falar uma letra e quando ela compõe a palavra escolhida, coloca-se no local correspondente. Caso contrário, as partes do corpo do enforcado passam a ser adicionadas. Para as crianças, além de estimular a inteligência e a atenção, elas repassam as letras do alfabeto – tanto a escrita, quanto a pronúncia.

Inclusive, os pequenos também aprendem letras, sons, números de letras e sílabas, além de novas palavras.

– Cantoria

Como já dizia o ditado popular: quem canta, seus males espantam! Durante a infância, a música é ainda mais poderosa na formação cognitiva e social de uma criança. A cantoria é uma daquelas atividades de ludicidade na educação infantil, direcionadas à alfabetização que todos podem praticar.

Ao cantarolar com seu aluno, você incentiva a reflexão sobre a letra das canções; dá a ele mais bagagem cultural; ajuda na coordenação motora; fortalece o desenvolvimento cognitivo, memória e concentração.

– As árvores sabidas

O objetivo é reconhecer unidades fonológicas ou segmentos sonoros, tais como rimas, sílabas (em diversas posições) e aliterações (repetições de fonemas em palavras). Além disso, dominar as relações entre grafemas e fonemas; descobrir novas palavras; desenvolver a escrita; compreender a função da segmentação dos espaços em branco.

Materiais utilizados: fichas com sílabas e palavras simples, árvores de E.V.A ou cartolina; frutas redondas de E.V.A ou cartolina.

Batata quente

Os objetivos dessa atividade são as seguintes: desenvolver a atenção e a percepção auditiva, reconhecer as letras, relacionando grafemas e fonemas, diferenciar letras de outros sinais gráficos.

Materiais utilizados: fichas de leitura (sílabas móveis, palavras, frases e provérbios populares) de acordo com o nível de cada aluno; uma bola ou confeccionar uma batata “quente” de saco de TNT preenchida com espuma, acrilon, tecidos etc., e enfeitada com cabelo, olhos, nariz e boca.

– Pulando as letras do alfabeto com bambolê

Os objetivos da atividade são as seguintes:

Reconhecer as letras do alfabeto; desenvolver a coordenação motora ampla, o esquema corporal; estimular a orientação espacial e temporal; ampliar o equilíbrio, a lateralidade; melhorar o tônus muscular.

Como estimular ainda mais as crianças com a ludicidade na educação infantil?

Para você saber como criar mais encantamento na criançada por meio dessas atividades práticas – e focando a ludicidade e o processo de alfabetização – nada melhor que se especializar em um curso que valoriza o seu percurso e se baseia somente em evidências científicas para fortalecer suas potencialidades.

Para isso, o curso de Pós-graduação em Educação Infantil, Alfabetização e Letramento – BNCC, do Grupo Rhema Educação, é uma especialização diferenciada. Os alunos têm muito a aproveitar por meio de aulas online e ao vivo, materiais atualizados e professores experientes.

Ficou interessado? Fale com um consultor.

Referência

ATIVIDADES lúdicas para o processo de alfabetização e letramento. Grupo Rhema Educação. E-book.

Continue lendo

Planejamento pedagógico de 2024: como criar o seu

Na vanguarda da Educação Infantil, a construção de um planejamento pedagógico eficaz é essencial para proporcionar um ambiente propício ao […]

Livros para Ler com as Crianças e Conversar sobre Sentimentos

A leitura é uma excelente maneira não só de abrir espaço para diálogos profundos com as crianças, mas também de […]

Sinais centrais e secundários do TDAH

O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é uma condição neurobiológica comum que afeta crianças e adultos em […]