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10 atividades psicomotoras para trabalhar na Educação Infantil

Você sabe a importância de trabalhar atividades que estimulem o desenvolvimento psicomotor na Educação Infantil? 

A verdade é que os primeiros anos de vida são o alicerce do processo de aprendizagem dos indivíduos e, portanto, moldam nossa arquitetura cerebral.

Neste artigo, conheceremos 10 atividades psicomotoras que podem ser trabalhadas por você em sala de aula. Continue lendo!

Afinal, o que é o desenvolvimento neuropsicomotor?

O desenvolvimento psicomotor é um processo no qual a criança aprende a desempenhar determinadas habilidades

A primeira delas é a motora. Esta habilidade envolve os movimentos elementares como sentar, engatinhar e andar, essenciais para o processo de maturação da criança.

A segunda é a linguagem, responsável por ações como falar, sorrir e chorar, por exemplo. 

Já a terceira é a psicossocial, que se caracteriza pela interação dessa criança com as demais. 

É importante destacar que cada uma destas habilidades ocorre em momentos diferentes. Logo, é responsabilidade do professor da Educação Infantil e dos pais do pequeno prestar atenção e verificar se o desenvolvimento está adequado à idade.

As fases do desenvolvimento neuropsicomotor

Outro ponto a ser levado em consideração são as fases do desenvolvimento neuropsicomotor, que podem funcionar como um guia para que professores e pais elaborem atividades que proporcionem o estímulo necessário.

0 a 5 meses

Nesta fase, a criança começa a desenvolver a postura, sorrir, olhar, além de levar pequenos objetos à boca.

Os pequenos também já conseguem movimentar os braços e pernas, mexer o ombro e a cabeça, rolar para os lados e segurar com mais força.

6 a 8 meses

Aqui a criança começa a firmar melhor o tronco, ter apreensão das pessoas, engatinhar e balbuciar palavras.

9 a 12 meses

Com 9 a 12 meses, é comum que os bebês fiquem em pé sem apoio, façam movimentos de pinça com as mãos, batam palminhas, comecem a falar poucas palavras e até a dar os primeiros passinhos.

1 a 2 anos

Nesta idade, a coordenação dos pequenos melhora de forma significativa. Eles aprendem a dar tchau, fazer atividades diárias e falar algumas frases.

3 anos

Por fim, nesta última etapa, as crianças conseguem correr e andar sem ajuda, além de serem capazes de formar frases com pequenos erros e terem consciência de como seu corpo funciona e como controlá-lo.

10 atividades psicomotoras para trabalhar na Educação Infantil

Agora que você já entendeu o que é o desenvolvimento neuropsicomotor, suas fases e a importância dele para a Educação Infantil, trouxemos 10 exemplos de atividades que você pode aplicar em sala de aula a fim de estimular seus pequenos:

  1. Atividades sensoriais;
  2. Jogos de tabuleiro;
  3. Amarelinha;
  4. Estátua;
  5. Pular corda;
  6. Escravos-de-Jó;
  7. Empilhar copos;
  8. Andar sobre linha reta;
  9. Massinhas de modelar;
  10. Encaixar formas.

Como aprofundar o conhecimento?

Trabalhar como professor da Educação Infantil é uma tarefa que requer muito conhecimento, tanto teórico quanto prático, sobre as fases de desenvolvimento dos pequenos, assim como sobre o que deve ser estimulado em cada fase.

Por isso, se você, educador, deseja desenvolver todo seu potencial com metodologias práticas, lúdicas e prazerosas baseadas em evidências científicas, aprofunde seu conhecimento com a nossa Pós-Graduação On-line e Ao Vivo em Educação Infantil, Alfabetização e Letramento – BNCC.

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