Acessibilidade:

Você sabe identificar os perfis dos alunos que precisam utilizar as Tecnologias Assistivas e Comunicação Alternativa?

Professor você sabe, é exatamente no contexto escolar que se encontra uma grande diversidade de alunos que apresentam necessidades especiais. Justamente pela alta demanda e cada vez maior no decorrer dos anos que a adaptação e ajustes são necessários para o ensino destes alunos. Cada vez mais recursos e estratégias são necessárias para desenvolver o aluno com necessidade especial, não bastando apenas a metodologia praticada com demais alunos.

Para quem já conhece e trabalha assiduamente com a Tecnologia Assistiva e Comunicação Alternativa, vem usufruindo de bom proveito dessa área e se encantando com a evolução de seus alunos com necessidades especiais. Afinal a Tecnologia Assistiva e Comunicação Alternativa é conhecida como a área que possui conjunto de práticas, recursos, metodologia, materiais que visam aumentar a participação, autonomia, qualidade de vida e independência das pessoas com incapacidades, transtornos e mobilidade reduzida.

Para o Professor é fundamental que esteja ambientado com as necessidades especiais dos alunos, não focando apenas na identificação dos perfis que necessitam do uso desta Tecnologia Assistiva, mas principalmente na aplicação das práticas pedagógicas que seus alunos necessitam.

São variados exemplos de Tecnologia Assistiva e Comunicação Alternativa, vamos conhecer algum deles:

  • Auxílios para a vida diária e vida prática
  • Comunicação Aumentativa e Alternativa
  • Sistemas de controle de ambiente
  • Projetos arquitetônicos para acessibilidade
  • Órteses e próteses
  • Adequação Postural
  • Auxílios de mobilidade
  • Auxílios para ampliação da função visual e recursos que traduzem conteúdos visuais em áudio ou informação tátil.
  • Auxílios para melhorar a função auditiva e recursos utilizados para traduzir os conteúdos de áudio em imagens, texto e língua de sinais.
  • Esporte e Lazer com recursos que facilitam a prática destes.

Todos estes exemplos visam exclusivamente o aprendizado do aluno com necessidade especial, a inclusão e principalmente a diversidade, afinal o ambiente escolar nunca deve ser de segregação.

A Tecnologia Assistiva contribui para o estímulo da criatividade, da paciência e imaginação além do desenvolvimento da coordenação motora fina. Com atividades pedagógicas adaptadas à todos de uma classe composta por alunos com necessidades ou não, ela amplia ainda mais a inclusão e trabalha a integração de todos alunos.

Mas exatamente qual é o perfil do aluno que necessidade de Tecnologia Assistiva e Comunicação Alternativa?

Todo e qualquer aluno que possui necessidades especiais: aluno com cegueira, surdez, mobilidade reduzida. Estes alunos precisam de recursos tecnológicos ou adaptados para a sua inclusão e aprendizado, afinal o Plano Nacional de Educação (PNE) estabelece que entre suas metas a Educação Inclusiva. Sendo assim o PNE requer que toda e qualquer criança realize atendimento educacional especializado:

“Manter e ampliar programas suplementares que promovam a acessibilidade nas instituições públicas, para garantir o acesso e a permanência dos (as) alunos (as) com deficiência por meio da adequação arquitetônica, da oferta de transporte acessível e da disponibilização de material didático próprio e de recursos de tecnologia assistiva, assegurando, ainda, no contexto escolar, em todas as etapas, níveis e modalidades de ensino, a identificação dos (as) alunos (as) com altas habilidades ou superdotação;

Ou seja, é garantido ao aluno com necessidades especiais o acesso ao espaço escolar de acordo com as adaptação que tiver necessidade e também os recursos pedagógicos adaptados às suas necessidades, obtendo assim espaço de convivência com demais alunos, trabalhando a diversidade e promovendo o acesso a construção do conhecimento mútuo sem segregação.

O perfil deste aluno pode ser reconhecido no ato de sua matrícula ou no desenvolvimento escolar em sala de aula com as primeiras atividades pedagógicas, sendo essencial para o Professor a leitura das habilidades de cada um para melhor integração e desenvolvimento de cada aluno. Afinal não bastam apenas os recursos que auxiliam no cotidiano do aluno, mas principalmente dos serviços que cabem aos Professores o uso e aplicabilidade de cada um.

Você Professor tem utilizado de Tecnologias Assistivas e Comunicação Alternativa em sala de aula? Compartilhe conosco suas experiências.

E ainda aproveite a oportunidade de aprimorar ainda mais estes recursos, o Grupo Rhema oferece o curso de capacitação on-line que visa exatamente ampliar as estratégias práticas em sala de aula para o desenvolvimento de seus alunos, clique aqui e comece agora mesmo.

Continue lendo

A Linguagem e o Cérebro: Confira as Principais Áreas Ativadas

Olá professor…Confira nessa matéria as principais áreas ativadas no cérebro no momento da aprendizagem. Boa leitura! A linguagem é um […]

3 Pilares da Neuropsicomotricidade

Quando o assunto é o desenvolvimento de um indivíduo, muitos fatores precisam ser levados em conta. Independentemente do aspecto a […]

Dificuldade na Coordenação Motora: Estratégias e Orientações para Ajudar Crianças

A coordenação motora é uma habilidade fundamental que influencia diretamente o desempenho de atividades diárias, desde tarefas simples como segurar […]