Acessibilidade:

Técnicas de contação de histórias na Educação Infantil

Olá professor, tudo bem? Me diga uma coisa: você já parou para pensar no quanto as técnicas de contação de histórias na Educação Infantil podem ser aliadas no desenvolvimento de uma série de habilidades e competências fundamentais para as crianças? 

No blog de hoje, falaremos mais precisamente sobre técnicas e estratégias para otimizar a contação de histórias para crianças de 0 até 6 anos, de uma forma interativa. Ou seja, fazendo com que os pequenos participem e entrem em contato com as histórias de diferentes maneiras. Interessante, não é mesmo? Então vamos juntos, a seguir! 

Contação de histórias na Educação Infantil: quais tipos de histórias mais indicados, de acordo com a faixa etária?

Para contar histórias para crianças, é importante escolher histórias adequadas para cada faixa etária, de forma a prender a atenção e estimular a imaginação. Abaixo, confira algumas sugestões de histórias para a faixa etária de 0 até 6 anos: 

Pré-escolares (até 3 anos):

  • Histórias de bichos;
  • Contos rítmicos que sejam leves, lúdicos, bem humorados e curtos;
  • Cantigas de ninar;

Fase pré-mágica (de 3 a 6 anos):

  • Histórias de bichos;
  • Pequenos contos de fadas com enredo simples e poucas personagens;
  • Poemas simples;
  • Trava-línguas;
  • Parlendas;
  • Cantigas de rodas.

As principais técnicas e estratégias para uma contação de histórias interativa 

Sabemos que a contação de histórias é uma prática muito utilizada na Educação Infantil para desenvolver a imaginação, a criatividade e o gosto pela leitura nas crianças, dentre tantas outras habilidades importantes para sua formação.

Além disso, a contação de histórias também é uma forma de transmitir valores e ensinamentos importantes para os pequenos. Na sequência deste artigo, vamos apresentar algumas técnicas que você, professor, poderá utilizar em suas aulas. Vamos lá? 

Narração interativa

A narração interativa é uma técnica em que o professor envolve as crianças na história, fazendo perguntas e incentivando a participação ativa dos pequenos. É uma forma de tornar a história mais interessante e envolvente, além de estimular a criatividade e a imaginação das crianças.

Maquete

A maquete é uma técnica que consiste em criar um cenário em miniatura da história que será contada. É uma forma de tornar a história mais visual e concreta para as crianças.

Narração com efeitos especiais

Já a narração com efeitos especiais lança mão recursos sonoros e visuais, tornando a história mais realista e emocionante. Alguns exemplos:

  • -A história fala sobre a chegada de uma manada, que quando anunciada, o professor bate com as mãos na mesa, simulando o efeito;
  • -Ou ainda, começa a chover na história, e alguém liga o som de raios e trovões, ou ainda, alguém passa borrifando água no ambiente, etc. 

Fantoche

O uso de fantoches na contação de histórias é uma técnica muito utilizada na Educação Infantil. Eles podem representar os personagens da história, promovendo um aspecto ainda mais lúdico e divertido

Teatro de sombras

O teatro de sombras é um recurso bem interessante que utiliza a luz e as sombras para criar um ambiente mágico e envolvente. 

Dramatização

A dramatização é uma técnica em que as crianças representam os personagens da história. É uma forma de estimular as crianças em suas habilidades, além é claro, de ajudá-las a desenvolver a capacidade de trabalhar em grupo e a se expressar de forma mais clara e eficaz.

Conclusão 

Como vimos, a  contação de histórias é uma prática muito importante na Educação Infantil, pois ajuda a desenvolver a imaginação, a criatividade e o gosto pela leitura nas crianças. As técnicas de narração interativa, maquete, narração com efeitos especiais, fantoche, teatro de sombras e dramatização são algumas das formas de tornar a contação de histórias mais interessante e envolvente.

E se você quer se aprofundar nessas técnicas, venha conhecer a pós-graduação em “Educação Infantil, Alfabetização e Letramento – BNCC”. Neste curso, você irá aprender metodologias práticas e baseadas em evidências científicas, de forma lúdica e prazerosa, para desenvolver todo o seu potencial como Professor. Fale com nossos consultores, clique aqui.

Continue lendo

Estratégias para Identificar Dificuldades na Leitura

Você sabia que ao fazer leitura para as crianças é uma forma de incentivo para a compreensão do mesmo? Confira […]

Atividades para Inclusão Escolar no TEA

A rotina de um professor da educação infantil é permeada de detalhes que precisam ser frequentemente praticados. Dentre eles, está […]

Como trabalhar com autismo em sala de aula na educação infantil?
O autismo é um detalhe que pode preocupar muitos professores em relação à forma de ensinar, pois partindo do ponto que cada criança diagnosticada tem as suas peculiaridades, os educadores precisam pensar em estratégias variadas. Desse modo, trabalhar com autismo em sala de aula na educação infantil é um grande...
Estratégias para Identificar Dificuldades na Leitura

Você sabia que ao fazer leitura para as crianças é uma forma de incentivo para a compreensão do mesmo? Confira […]

Atividades para Inclusão Escolar no TEA

A rotina de um professor da educação infantil é permeada de detalhes que precisam ser frequentemente praticados. Dentre eles, está […]