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Como o Psicopedagogo pode intervir na sala de aula e na clínica?

O especialista que atua no campo da psicopedagogia deve estar sempre por dentro das melhores estratégias voltadas ao desenvolvimento de crianças e adolescentes que precisam desse acompanhamento. Além disso, o profissional pode estender sua abrangência para a clínica.

Isso mesmo. O psicopedagogo trabalha tanto com a abordagem na sala de aula quanto clinicamente, tamanha a importância de suas ações sobre o processo de evolução dos alunos ou pacientes.

Dessa forma, a pessoa que se interessa em seguir esse caminho pode desenvolver maneiras de proporcionar suas funções em ambientes variados. Assim sendo, veja a seguir algumas informações sobre a psicopedagogia e o seu campo de intervenção.

O que faz um psicopedagogo?

Em primeiro lugar, é válido relembrar que os profissionais em psicopedagogia têm semelhanças com outros especialistas – neuropsicopedagogo e neuropsicomotricista – no sentido de trabalharem diretamente com as etapas do desenvolvimento.

De acordo com Cruz (2022), esses especialistas são responsáveis por estudarem a relação entre o ser humano e o processo de aprendizagem. Isso ocorre por meio de intervenções quando ocorre algum tipo de obstáculo, por exemplo. Assim, os terapeutas procuram promover o desenvolvimento necessário em crianças, adolescentes e adultos.

Inclusive, Cruz (2022) destaca o quão importante é o olhar do psicopedagogo para cada pessoa que é acompanhada pelo profissional. Ela pontua que “se queremos que os alunos sejam ativos, precisamos adotar metodologias e ações pedagógicas em que os alunos se envolvam em atividades cada vez mais desafiadoras, em que tenham de tomar decisões e avaliar os resultados, com apoio de materiais relevantes.”

Com isso, o papel do psicopedagogo é bem amplo e inclui uma série de realizações que visam à evolução da pessoa assistida (esteja ela na sala de aula ou na clínica). Assim sendo, o profissional pode também:

– Estimular a parceria entre escola-consultório e família;

– Atuar junto à comunidade escolar para alinhar determinadas práticas e colocá-las em contextos que valorizem o desenvolvimento do aluno;

– Contribuir para o trabalho docente (considerando o caráter interdisciplinar da psicopedagogia;

Como o psicopedagogo pode intervir na sala de aula e na clínica?

O profissional deve pensar e agir de maneira estratégica, no sentido de possibilitar as abordagens nesses dois ambientes. Cruz (2022) chama a atenção para o fato de o especialista precisar entender as ações pedagógicas como conjunto de habilidades, não um componente único.

Isso significa que é preciso desmembrá-las em habilidades, tais como memória de trabalho, controle inibitório, atenção seletiva, flexibilidade e planejamento. Para essa finalidade, Cruz (2022) pondera que é fundamental o uso de recursos e instrumentos adequados.

Além disso, há que se ressaltar que o psicopedagogo na escola lida com as questões voltadas para o processo de aprendizagem. No contexto clínico, por sua vez, o especialista foca o seu trabalho sobre o diagnóstico acerca das dificuldades de aprendizagem da criança.

Como devem ser as atividades psicopedagógicas?

É importante ressaltar que as tarefas a serem desempenhadas devem priorizar a criatividade, a sustentabilidade e a colaboração a fim de estimular as crianças em todas as suas potencialidades. Desse modo, as atividades devem:

– Apostar em atividades que estimulem o raciocínio e a concentração;

– Investir em jogos e brincadeiras;

– Incentivar a prática das leituras;

– Praticar o alfabeto por meio de brincadeiras e jogos, sem uso de papel;

– Apostar em atividades extracurriculares;

– Priorizar o uso consciente da tecnologia.

(CRUZ, 2022)

Alguns exemplos:

JOGO: 4 CORES

O recurso didático do jogo das 4 cores trabalha a coordenação motora e possibilita o planejamento de ações futuras, além do domínio das relações espaço-temporais, raciocínio lógico (desafio de encontrar diferentes soluções para pintar/compor/montar uma mesma figura). Inclusive, as crianças são estimuladas na perseverança (insistir na solução que ainda não encontrou), no trabalho em grupo, no respeito às regras e à opinião adversária.

JOGO: MOSAICO TRIÂNGULO

Já este recurso didático tem por objetivo a identificação na maneira como as crianças com dificuldades (ou sem dificuldades) respondem a percepção de detalhes. No entanto, o Mosaico Triângulo também auxilia as avaliações psicopedagógicas ao verificar as possíveis dificuldades de organização cognitiva, as relações com as figuras reais, ou levantar hipóteses sobre patologias ou transtornos associados a percepção visual.

Aliás, esta opção auxilia na organização de pensamento, nas relações de espaços, na compreensão de figuras, estruturas e desenhos; na reprodução de padrões, capacidade de acompanhar a regularidade, dimensões e associações. Há outros jogos e atividades que você pode praticar com as crianças para estimular o desenvolvimento de todas elas.

Por que se especializar neste tema é importante?

Diante da demanda por profissionais mais preparados para os desafios, nada melhor que estar pronto e oferecer as intervenções necessárias a quem precisa desenvolver habilidades importantes para aprendizagem. Nesse sentido, um curso baseado em evidências científicas é uma excelente opção.

Para isso, o curso de Pós-graduação em Psicopedagogia Atuação Clínica, Educacional, Empresarial e Hospitalar, do Grupo Rhema Educação, é uma especialização diferenciada. Os alunos têm muito a aproveitar por meio de aulas online e ao vivo, materiais atualizados e professores experientes.

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Referência

CRUZ, Márcia Valéria. Congresso de inclusão, desenvolvimento psicomotor e dificuldades de aprendizagem. Grupo Rhema Educação, 2022.

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