Quais são as fases do Desenvolvimento Neuropsicomotor?
Olá, professor! Com certeza, você já observou o desenvolvimento de uma criança. Primeiro, ela começa a rolar, depois engatinhar, até dar os primeiros passinhos. Em um piscar de olhos, ela já está correndo por todos os lados. A esse processo, damos o nome de desenvolvimento neuropsicomotor.
Engana-se quem pensa que ele está relacionado apenas aos movimentos. A parte psicomotora também é responsável pela fala, escrita e processos de aprendizagem. Por isso, é importante ter conhecimento e buscar estratégias para desenvolver essa área do cérebro das crianças.
É sobre esse assunto que vamos falar nesse artigo Veja a seguir.
O que é o desenvolvimento neuropsicomotor?
Essa é uma área do cérebro que é responsável por diversos aspectos, como sociabilidade, escrita, leitura, fala, dentre outros. Ao contrário do que se acredita, ela não acontece do nada. Trata-se de um processo no qual o cérebro já é preparado para essa evolução. Com os estímulos adequados, em sua maioria, ela ocorre de forma tranquila e natural.
A ciência diz que esse é um processo de mudanças também no comportamento, de acordo com a idade. Trata-se do amadurecimento do Sistema Nervoso Cerebral, que desenvolve tanto sinapses cerebrais quanto motoras.
Por isso, para que você, professor, possa estimular o desenvolvimento correto da criança, é necessário estudar sobre o assunto. Caso você não possua o conhecimento necessário, pode influenciar negativamente o desenvolvimento e prejudicá-lo. Afinal, é ele um dos grandes responsáveis pelo processo de aprendizagem.
Para isso, é necessário desenvolver atividades adequadas para cada idade. Uma excelente opção são as brincadeiras. Com elas, a criança brinca, ri, pula, desenvolve a fala, socializa-se, etc sem a pressão da sala de aula. Por isso, professor, escolha bem as atividades, a fim de trazer o estímulo certo para a sua turma.
Fases do desenvolvimento neuropsicomotor
Saber quais são as fases do desenvolvimento psicomotor é muito importante. Afinal, é através disso que você, professor, poderá montar atividades e estratégias para proporcionar o aprendizado infantil. Também, é possível identificar possíveis atrasos e, caso seja necessário, intervir com ferramentas e estratégias adequadas. Vejamos as primeiras fases e suas principais características a seguir.
0 – 5 meses
- desenvolvimento da postura;
- consegue sorrir e olhar;
- leva pequenos objetos à boca;
- movimentos dos braços e pernas;
- mexe os ombros e cabeça com maior desenvoltura;
- rola para os lados;
- consegue segurar com mais força.
6 – 8 meses
- firma melhor o tronco;
- apreensão de pessoas;
- começa a engatinhar;
- balbucia.
9 – 12 meses
- começa a ficar em pé com apoio;
- faz movimento de pinça com as mãos;
- já bate palminhas;
- começa a falar poucas palavras;
- pode até começar os primeiros passinhos.
1 – 2 anos
- melhora significativa na coordenação motora;
- aprende a dar tchau;
- consegue fazer atividades diárias;
- Começa a falar algumas frases.
3 anos
- anda e corre sem ajuda;
- capaz de formar frases gramaticais com pequenos erros;
- constrói consciência corporal (como controlar e como seu corpo funciona).
Conclusão
A partir do que foi dito, ressalta-se a importância do conhecimento acerca da neuropsicomotricidade. Afinal, ela é a grande responsável pelo equilíbrio do corpo e mente. Inclusive, as fases iniciais são muito importantes, para que os pais e professores possam levar à criança os estímulos adequados.
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