Acessibilidade:

PSICOPATOLOGIA DO FRACASSO ESCOLAR

Olá pessoal,
Este artigo é do Ulises Tiros que nos fala um pouco sobre as Psicopatologias relacionadas ao atraso escolar dos aluno… Boa leitura!!

Na minha experiência, há dois momentos em que a criança encontra o fracasso escolar. O primeiro momento ocorre durante as primeiras aquisições básicas que devem ser desenvolvidas no jardim de infância e / ou pré-primária, durante a idade de 4-7 anos. O segundo aparece durante os 8-12 anos de idade, em fase de escola primária. Normalmente, durante as primeiras aquisições globalmente criança falha na leitura, escrita e aritmética.
O fracasso escolar pode estar relacionada a uma deficiência intelectual e, neste caso, o atraso vai persistir depois gradualmente. Do ponto de vista da escola a maioria das crianças falham porque eles estão imersos no círculo vicioso de fracasso e qualquer que seja sua causa inicial, o fato de falha ocorre geralmente em reações a ele que dependem principalmente de seu personagem: apatia, turbulência, instabilidade e oposição.
 
Fracasso Escolar
A tirania do fracasso escolar: muitas vezes isso se manifesta tanto no ambiente familiar e escolar, embora às vezes apenas em escolas. Muitas vezes, a tirania do fracasso escolar aparece como uma oposição que a criança parece ciente, porém, a ideia de oposição é de apenas um pensamento mal formulada. Na minha experiência, a oposição escola se desdobra como a tirania é nada mais do que um disfarce reação o que eles queriam fazer a criança de seus pais através da escola.

Negatividade: Escola Passiva

Sua característica principal é que a criança manifesta uma ânsia ou desejo faltar à escola. A criança perde o interesse na escola quando há dificuldade na relação professor-criança; a criança pode tomar atitudes regressivas que vão além do problema da escola real torna-se então uma psicopatologia escola. Ou seja, um educador tem o poder de fazer a criança ter sucesso ou falhar na escola.
Quando uma criança mostra desinteresse em tudo que se relaciona a aprendizagem, é dito ter um (escola, família ou social) que impede dificuldade em aprender a ser eficaz. É importante notar que, se o educador é autônoma com a criança, a atitude passiva do educador fará com que as reações repressivas filho que são adquiridos quando são punidos ocorrer. (Escola / família)

Síndrome de Inibição Intelectual

Quando uma criança tenta trabalhar (refiro-me ao ambiente escolar), ele insiste nisso, mas se você só obter resultados decepcionantes, sofre incapaz de se envolver em atividade intelectual. A criança se sente bloqueado para a tarefa à mão, intrigado, tentando em vão se sente e às vezes isso me faz não querer começar de novo. As crianças que sofrem uma inibição intelectual sentir como presos de uma prisão e como um testemunho de sua ineficácia; isso produz estresse e ansiedade, dores de cabeça, aumentando para retomar as atividades escolares. Às vezes, ele solta o sonho, escapa da realidade, parece ausente. Assim que as crianças que não dizem nada e ainda têm dificuldade para trabalhar sofrer para que eles vêem a escola como uma prisão não como diversão.
 

Distúrbios de Caráter

Existem dificuldades escolares frequentemente e distúrbios de caráter estão ligados à turbulência, raiva, raiva e reação contra outras crianças e professores. No entanto, existem duas maneiras de conhecer o caráter de uma criança:
A primeira é a maneira como ele responde a uma reação a um conflito atual, uma situação que a criança não pode controlar e que normalmente faz com que a criança irritada. Daí o caráter de uma criança é conhecida e de lá você pode resolver o problema do bullying escolar.
A segunda é formada com uma liberação emocional realmente convincente, manifestações psicossomáticas (enurese, encoprese) que geralmente são comportamentos que causam outras reações punitivas e um ambiente familiar refletem o controle emocional mal estruturado e baixa.

O Atraso Escolar

Isso depende do potencial intelectual de uma criança, embora nem sempre, esclareceu. Deve-se notar a existência de uma discrepância comum entre nível intelectual e nível escolar, evidenciado pelo teste especializado. Por razões sociais, o atraso escolar tornou-se um problema de família verdadeira. No entanto, é importante mencionar que o atraso está relacionado a uma falta de continuidade na educação (mudando de escola, absentismo, mudança master) com a consequente falta de conhecimento básico de que a criança não pode compensar com inteligência.

Insucesso Escolar

Ao estudar o fracasso, dificuldades e escola eu ter sabido que é um universo para descobrir que a família desempenha um dos papéis mais importantes no processo de ensino e aprendizagem da criança.
Há muitas características que são aprendidas na família para a criança e que são posteriormente reproduzida no ambiente escolar. Às vezes professor ou educador da criança, inconscientemente, assume o papel de mãe ou pai e outros estudantes irmãos, isso faz com que a criança não vê a diferença entre a família e a escola. É evidente que o desajuste experimentado pela criança não está apenas relacionada com o grupo da escola. O ambiente familiar é o lugar onde os conflitos se desenvolvem, muitas vezes desempenha um papel mais importante do que a modificação pela escola.

 

O uso de métodos adequados, a redução de alunos dentro do grupo escolar, uma ajuda especial para certos materiais para as crianças que não têm uma base suficiente com uma valorização da profissão docente contribuem através de uma pedagogia valida que a educação recuperar o seu sentido e reeducação sem limites. Só desta forma será reforçado os processos de ensino-aprendizagem.
Fonte na íntegra: http://elpsicoasesor.com/psicopatologia-del-fracaso-escolar/
Aprenda mais sobre esse assunto…


Se inscreva em nosso curso de PSICOPATOLOGIAS E A APRENDIZAGEMESCOLAR e saiba mais sobre como você pode ajudar seus alunos.


Você gostou do artigo?
Deixe seu comentário, e compartilhe com seus colegas.
Ou entre em contato que encaminhamos mais informações:
WhatsApp: (43) 9644-5284

Continue lendo

Importância da Estimulação Cognitiva

Quem trabalha com crianças sabe o quanto o desenvolvimento de cada uma delas está interligado a fatores diversos, que se […]

Estratégias e Soluções para Crianças com TEA, Melhoria da Lateralidade e Neurodesenvolvimento

Descubra técnicas para apoiar crianças com TEA e melhorar a lateralidade, além de entender as diferenças entre transtornos de aprendizagem.

O que é a tonicidade na psicomotricidade?

Educador, você já parou para pensar na importância da tonicidade na psicomotricidade? Como sabemos, o desenvolvimento psicomotor integral é essencial […]