Acessibilidade:

Projeto: ArtEmin

O Prêmio Inclusão em Neuroeducação Brasil 2024, promovido pela Rhema Neuroeducação, reconhece e premia iniciativas que promovem inclusão social por meio de conhecimentos técnico-científicos aplicados na prática, neste post falaremos do Projeto: ArteEmim.

O prêmio reconhece projetos que escolas, famílias, clínicas e comunidades desenvolvem, transformando seus idealizadores em agentes de neuro-inclusão. Recebemos mais de 500 projetos e selecionamos os 10 mais notáveis. Ao final, escolheremos os 3 mais brilhantes, que receberão mentorias, prêmios como bolsas de pós-graduação, reconhecimento público, prêmios em dinheiro e uma viagem com todas as despesas pagas para conhecer a Sede Rhema Neuroeducação.

Neste post:

Conheça o Projeto ArtEmin

O projeto ArtEMim, idealizado por Jaqueline Calazans, nasceu para acolher crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social, utilizando a arte como ferramenta para melhorar a saúde mental e promover a inclusão. Antes de mais nada, a abordagem foca na “Arte Inclusiva”, criando um ambiente acessível, onde todos podem se expressar sem limitações.

Empatia, Solidariedade e Autoconhecimento

Além disso, o ArEmim visa democratizar o ensino da arte, promovendo empatia e solidariedade entre os alunos. Nesse sentido, atividades como musicalização, contação de histórias e escrita criativa oferecem meios para que os participantes possam expandir sua mente e descobrir novas formas de expressão. Dessa forma, além de desenvolver habilidades artísticas, o foco está no autoconhecimento, incentivando cada criança e jovem a ser protagonista de sua própria história.

Impacto na Escola e na Comunidade

Por outro lado, o projeto, implementado na Escola Municipal Professor Joaquim de Freitas, em Nova Iguaçu, já impactou a vida de alunos, professores e funcionários. Ao utilizar recursos terapêuticos da Arteterapia, o ArtEMim promove socialização, inclusão e expressão emocional, contribuindo para o desenvolvimento da autoestima e do autoconhecimento.

A Transformação Começa de Dentro para Fora

Do mesmo modo, o projeto surgiu da reflexão interna da idealizadora, que percebeu que a transformação começa de dentro para fora. Inspirada na filosofia de Paulo Freire, valorizando a esperança ativa, Jaqueline deseja que as crianças possam explorar a criatividade e as emoções, sem tornarem adultas precocemente.

Arte como Ferramenta de Inclusão e Desenvolvimento Pessoal

Por fim, o ArtEMim é uma iniciativa que utiliza a arte para a inclusão e desenvolvimento pessoal, ajudando crianças e jovens a descobrir seus talentos. Além disso, o projeto reforça a importância do autoconhecimento e da autoestima, preparando-os para serem protagonistas de suas próprias histórias. Ao promover a arte como meio de expressão acessível, o projeto reforça o autoconhecimento e a autoestima, preparando-os para serem protagonistas de suas histórias.

Acompanhe o Prêmio Rhema de Inclusão

Não perca a final do prêmio que será transmitida no dia 05/10. Inscreva-se agora para participar do Neuroeduque, a nossa sala dos professores.

Continue lendo

Como o ensino da música na educação infantil e fundamental pode desenvolver jovens saudáveis e bem ajustados?

Olá, professor! Hoje vamos falar um pouco sobre como a música pode ajudar no desenvolvimento infantil, afinal as crianças adoraram […]

Aprendizagem evolutiva: o que é e como aplicar na escola

Olá, professores! O campo da educação é bem vasto e conta com atores sociais indispensáveis para a transformação de uma […]

Quais são os 6 direitos de aprendizagem propostos pela BNCC?

Primeiramente, o processo de aprendizagem de bebês e crianças deve sempre respeitar o seu momento de desenvolvimento. Isso significa que […]