Acessibilidade:

Principais objetivos da musicalização, arteterapia e contação de histórias

As pessoas que trabalham com educação infantil sabem que essa área está permeada de práticas bem legais e que representam estratégias determinantes para o desenvolvimento dos alunos. Assim sendo, podemos ressaltar três técnicas que fazem muito sucesso entre os pequenos, são elas: a musicalização, a arteterapia e a contação de histórias.

Além disso, os benefícios também são vistos no desempenho dos professores, uma vez que eles ganham ainda mais fôlego para a proposição de atividades lúdicas em sala de aula. Diante dos pontos positivos tanto para a turma como para os educadores, nada melhor que mostrar quais os principais objetivos dessas importantes abordagens. Confira abaixo.

Como a musicalização contribui para a aprendizagem das crianças?

Em primeiro lugar, o uso da musicalização nos anos iniciais da educação é uma excelente maneira de promover a evolução de habilidades indispensáveis no processo de alfabetização. Isso significa que os pequenos passam a ser estimulados a partir do contato com a música e, como resultado, aspectos cognitivos, psicomotores e sociais começam a se estabelecer.

Portanto, a prática da musicalização proporciona ganhos observados na concentração, coordenação motora, sensibilidade, interação social, sensibilidade e percepção aos sons, inteligência emocional e outros pontos. De acordo com estudos, os alunos que podem contar com essa técnica no ambiente escolar também têm como resposta um melhor aproveitamento na aprendizagem.

Nesse sentido, a utilização da música nos espaços pedagógicos proporciona vários benefícios, dentre eles:

A aquisição de vocabulários e o fortalecimento da linguagem;

– O conhecimento acerca da cultura local e nacional (folclore);

– O autocuidado (música para lanchar, lavar as mãos);

– Os contatos inicias com a matemática (canção para contar os dedos dos pés e das mãos, os objetos etc.).

Aliás, o uso das canções durante as aulas e as tarefas também pode favorecer uma integração e um reconhecimento maior do aluno com ambiente. Dessa forma, os professores podem criar maneiras de aproximar os pequenos dos espaços e tornar a experiência escolar bem proveitosa.

https://youtu.be/5XfridJ8daI

De que forma a arteterapia auxilia no desenvolvimento dos alunos?

Outra técnica que também é responsável por exercer uma série de ganhos nas crianças é a arteterapia. Afinal, ela aposta na junção de elementos de peso, como a própria música; além do desenho, da pintura, do barro, do gesto, da argila e da dança. Inclusive, os pequenos podem realizar as atividades tanto individual como coletivamente.

Os objetivos da arteterapia são voltados para o fortalecimento, a manutenção e a expressão das emoções do indivíduo. Com isso, os educadores precisam conhecer a fundo como se dará essa abordagem.

Como resposta, os alunos passam a apresentar progressos em áreas importantes, principalmente aquelas ligadas ao pensamento, à memória, à concentração, à execução, ao improviso; aos aspectos afetivos, emocionais e cognitivos. Assim, os professores devem pensar que atividades mais combinam com a ocasião. Veja as opções:

Pintura;

– Teatro;

– Apresentação musical ou folclórica;

– Escultura;

– Recorte;

– Gravuras;

– Escrita;  

– Outros.

Como a contação de histórias pode complementar a aprendizagem?

O terceiro destaque é uma prática muito legal, porque a contação de histórias trabalha com a criatividade e a imaginação dos pequenos. Além de divertida, essa tarefa também ajuda os alunos no desenvolvimento cognitivo, na aquisição da linguagem e na memória.

Os educadores que utilizam esse recurso aproximam as crianças de benefícios incríveis a elas. Por meio da contação, fatores como aprimoramento da empatia e o aumento de cultura também são evidenciados.

Durante a realização da atividade, os professores estão aptos a estimularem nos alunos o gosto pela leitura e pela escrita. Isso pode surtir um efeito muito bom se os pequenos já estiverem em condições de criar as próprias histórias e compartilhar com os demais colegas.

Para tanto, é necessário que os professores consigam avaliar o contexto sociocultural das crianças a fim de que as obras escolhidas sejam suficientes para atrair todas elas.  Nesse caso, a dica é fazer uma caixinha de leitura, onde cada um deve escolher um livro para ser lido em determinado dia ou semana.

Seja como for, a escolha pela contação de história é sempre um acerto, pois ela agrega a turma em uma mesma sintonia. Logo, a interação social propiciada pela prática reflete no desempenho dos educandos.

Essas práticas podem ser aplicadas em todos os tipos de turma?

Sim. Elas são indicadas para a sala de aula composta por alunos da educação infantil, especial e inclusiva. Afinal, as três são excelentes no processo de desenvolvimento dos alunos.

Quando bem estabelecidas e direcionadas, as técnicas podem contribuir com crianças neurotípicas e aquelas que vivem com algum transtorno ou síndrome, por exemplo. De forma mais direta: a neuroplasticidade do cérebro permite que todos aprendam e adquiram novas habilidades, se forem devidamente estimulados.

Como dominar essas abordagens?

Para quem deseja conhecer tais estratégias com profundidade, um estudo sério e focado é a melhor opção. Na especialização, os professores – ou outros profissionais interessados – terão a chance de explorar todos os assuntos relacionados ao tema.

Portanto, o curso de Pós-Graduação em Arteterapia, Musicalização e Contação de História, do Grupo Rhema Educação, oferece as melhores bases teóricas e práticas para o domínio dessas técnicas. Os alunos contam com aulas dinâmicas (online e ao vivo), professores experientes e materiais atualizados.  

Ficou interessado? Fale com um consultor.

Continue lendo

TRANSTORNOS DA LINGUAGEM

Olá… O ano de 2017 começou animado… Já estamos nos preparando para dividir muitos conteúdos e essa semana estamos com […]

Os cinco pilares da Inteligência Emocional

Quando precisamos lidar com relações individuais e interpessoais, o autocontrole se transforma em um poderoso artifício. Aliás, tudo isso é […]

Dicas para trabalhar a coordenação motora fina na educação infantil

Em primeiro lugar, vocês já perceberam como a coordenação motora fina está diretamente ligada ao desenvolvimento de uma criança? Há […]

TRANSTORNOS DA LINGUAGEM
Olá... O ano de 2017 começou animado... Já estamos nos preparando para dividir muitos conteúdos e essa semana estamos com essa matéria bem interessante. Confira e boa leitura!   Transtornos da linguagem estão entre os mais comuns da infância. Para se comunicarem, as crianças devem ter uma matriz de linguagem,...
Os cinco pilares da Inteligência Emocional

Quando precisamos lidar com relações individuais e interpessoais, o autocontrole se transforma em um poderoso artifício. Aliás, tudo isso é […]

Dicas para trabalhar a coordenação motora fina na educação infantil

Em primeiro lugar, vocês já perceberam como a coordenação motora fina está diretamente ligada ao desenvolvimento de uma criança? Há […]