Acessibilidade:

Projeto: Inclusão de Autistas na Igreja

O Prêmio Inclusão em Neuroeducação Brasil 2024, promovido pela Rhema Neuroeducação, reconhece e premia iniciativas que promovem inclusão social por meio de conhecimentos técnico-científicos aplicados na prática, neste post falaremos do Projeto Inclusão de Autistas na Igreja

O prêmio reconhece projetos que escolas, famílias, clínicas e comunidades desenvolvem, transformando seus idealizadores em agentes de neuro-inclusão. Recebemos mais de 500 projetos e selecionamos os 10 mais notáveis. Ao final, escolheremos os 3 mais brilhantes, que receberão mentorias, prêmios como bolsas de pós-graduação, reconhecimento público, prêmios em dinheiro e uma viagem com todas as despesas pagas para conhecer a Sede Rhema Neuroeducação.

Neste post:

Conheça o Projeto Inclusão de Autistas na Igreja

O Projeto de Inclusão de Autistas na Igreja, idealizado por Samya Vanessa, Jackelline Souza e Vera Lúcia, nasceu em 2018 com o propósito claro de criar um ambiente acessível e acolhedor para crianças com TEA (Transtorno do Espectro Autista) e suas famílias. Além disso, com o foco em inclusão social, o projeto visa adaptar cultos e aulas da Escola Bíblica Dominical de modo a garantir que essas crianças participem ativamente das atividades da igreja. Desde então, a equipe tem se capacitado com cursos de pós-graduação, seminários e simpósios com o objetivo de oferecer um atendimento especializado.

Capacitação e Estrutura Inclusiva

Em 2021, quando realizado o I Simpósio de Inclusão de Autistas na Igreja, o projeto assistiu mais de 15 crianças com autismo. A equipe desenvolveu materiais adaptados, agentes de mediação e espaços como salas sensoriais e brinquedotecas com o objetivo de facilitar a adaptação. Além disso, voluntários foram capacitados em diversas áreas, como som e recepção, garantindo que a igreja esteja preparada para acolher as famílias.

Assistência às Famílias Atípicas

O projeto inclui crianças no ambiente religioso e oferece suporte completo às famílias atípicas, como encontros de pais e assistência jurídica e financeira. Além disso, atende famílias de Goianira e Silvânia com doações, consultas e terapias. Também promove iniciativas como o Bolo no Pote, ajudando as famílias a conquistarem autonomia financeira.

Impacto Social Transformador

O projeto impacta de forma notável, como se vê no caso de um pai solo de quatro filhos, dois deles com TEA, que, com o apoio do projeto, recebeu assistência financeira e materiais para construir sua casa. Além disso, uma mãe com quatro filhos autistas ganhou autonomia vendendo bolos, iniciativa que surgiu no projeto. Essas ações mostram que a inclusão transforma vidas inteiras.

O Projeto de Inclusão de Autistas na Igreja inspira ao promover inclusão em um ambiente religioso. Além disso, oferece acessibilidade e apoio emocional e financeiro às famílias atípicas. Com o apoio de uma equipe dedicada e voluntários, o projeto impacta positivamente crianças e famílias, fortalecendo, assim, a inclusão social e educacional, que são pilares da Rhema Neuroeducação.

Acompanhe o Prêmio Inclusão em Neuroeducação Brasil 2024

Não perca a final do prêmio que será transmitida no dia 05/10. Inscreva-se agora para participar do Neuroeduque, a nossa sala dos professores.

Continue lendo

Práticas pedagógicas na Educação Infantil na pandemia

Inicialmente, a pandemia chegou e impôs mudanças bruscas na maioria de nossas atividades, inclusive nas práticas pedagógicas. Assim, todo mundo […]

Adaptação Escolar e Curricular para a Inclusão de alunos com TEA

Um dos principais objetivos da educação inclusiva é a oferta de possibilidades para o acesso à escolarização. Isso significa que […]

Você sabe explorar os Cinco Sentidos dos seus alunos?

Olá teacher,   Hoje vamos compartilhar um conteúdo muito importante para a Educação Infantil: O Aprendizado Sensorial!   Desde o […]

Práticas pedagógicas na Educação Infantil na pandemia
Inicialmente, a pandemia chegou e impôs mudanças bruscas na maioria de nossas atividades, inclusive nas práticas pedagógicas. Assim, todo mundo precisou adequar sua rotina de acordo com as recomendações sanitárias a fim de evitar a contaminação pelo novo coronavírus. A área educacional não ficou livre; e o impacto foi sentido...
Adaptação Escolar e Curricular para a Inclusão de alunos com TEA

Um dos principais objetivos da educação inclusiva é a oferta de possibilidades para o acesso à escolarização. Isso significa que […]

Você sabe explorar os Cinco Sentidos dos seus alunos?

Olá teacher,   Hoje vamos compartilhar um conteúdo muito importante para a Educação Infantil: O Aprendizado Sensorial!   Desde o […]