O que é o Plano Educacional Individualizado (PEI)?
Em primeiro lugar, você saberia dizer o que significa o Plano Educacional Individualizado (PEI)? Quem tem experiência na área da educação já deve ter ouvido falar; ou até mesmo praticado em alguma ocasião com determinado aluno. De qualquer forma, o cenário tem passado por transformações profundas no que diz respeito ao acesso a conteúdos pedagógicos por crianças, adolescentes e adultos que demandam de atenção especial.
No entanto, muitos profissionais ainda podem encontrar dificuldades para utilizar o PEI de maneira adequada e satisfatória. Dessa forma, é necessário explicar e reforçar o quanto esse recurso reflete no processo de ensino e aprendizagem do aluno. Além disso, falar sobre os principais pontos que envolvem o PEI.
Definição de Plano Educacional Individualizado (PEI)
Inicialmente, o Plano Educacional Individualizado (PEI) é um documento que parte de uma avaliação realizada sobre um aluno com necessidades educacionais específicas. Assim sendo, o professor exerce papel determinante nesse processo.
Afinal, ele é responsável por elaborar o levantamento, juntamente com algum grupo voltado para essa abordagem, como o Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE) – comum em instituições de ensino superior. Porém, em escolas voltadas para o ensino fundamental e médio, a equipe docente pode contar com o respaldo de coordenadores pedagógicos; além dos familiares do aluno e de profissionais que conheçam as características cognitivas e sociais da criança.
Como é o processo de aprendizagem com o PEI?
A princípio, a realização de avaliação voltada para uma necessidade específica do pequeno é o caminho que marca o início do processo. Em seguida, o professor elabora um relatório onde contém informações como o objetivo do aluno naquele contexto, assim como outros detalhes de sua vida.
A intenção é traçar todo um planejamento acerca do desenvolvimento da criança no percurso escolar, registrando todas as etapas que assinalam o seu progresso e as suas dificuldades. Com efeito, o educador consegue estabelecer um direcionamento sobre o que fazer e quais estratégias podem ser eficazes na aquisição de habilidades por parte do aluno.
Existe algum critério para a elaboração do PEI?
Primeiramente, quando a coordenação pedagógica da escola e os professores desenvolvem o PEI, tanto eles como os responsáveis legais pelo pequeno precisam considerar alguns pontos. Em outras palavras, há a existência de aspectos importantes que tendem a ajudar na criação desse documento. Vejam quais são eles:
– As competências e as habilidades da criança
O primeiro aspecto a ser analisado é o que o aluno traz consigo quando chega à escola, sobretudo aquilo que ele consegue realizar sem muita dificuldade. Com isso, o PEI pode ser elaborado a partir dessa base.
– Faixa etária do aluno
Esse tópico é um dos principais, uma vez que se torna essencial observar como ocorre o desenvolvimento da criança em determinada idade. Nesse sentido, o PEI é organizado com base nessa informação elementar.
– Aspecto funcional
Outro ponto importante é a capacidade da criança diante de algum estímulo e como seu aspecto funcional atua diante das dificuldades. Assim, o desenvolvimento do recurso PEI ganha um elemento de peso para esquematizar as estratégias necessárias para o processo de ensino e aprendizagem do pequeno.
– Déficits apresentados
Em geral, o aluno incluído no PEI convive com alguma deficiência, transtornos globais do desenvolvimento (seja com alto desenvolvimento ou superdotação) ou dificuldades de aprendizagem, por exemplo. No caso do autismo, o PEI pode ser um importante aliado. Assim, a identificação de tal característica auxilia no planejamento voltado para o percurso do pequeno.
No entanto, o reconhecimento do déficit não fica restrito a um simples registro no documento. Por meio dessa análise, o aluno pode passar por uma avaliação que enfoque aquele item específico.
– Avaliação
Embora pareça óbvio, a avaliação é parte indispensável de todo esse processo. Por meio de uma análise criteriosa, os professores partem de um ponto específico para estabelecer parâmetros que ajudem na busca de técnicas pedagógicas eficazes. Os registros são indispensáveis para que o percurso do aluno seja documentado.
Como a sala de aula exerce influência?
Quando um PEI é elaborado, alguns fatores podem complementar a função do recurso. Dessa forma, o aspecto ambiental é um dos principais itens a ser considerado, pois a maneira que a criança vai interagir com os demais colegas reflete consideravelmente no aprendizado e na interação social do pequeno.
Assim, o professor precisa estar sempre atento aos objetivos do PEI e propor atividades que sejam passíveis de adequação ou adaptação, principalmente para incluir a criança incluída no plano. Com isso, estabelecer um ambiente que seja convidativo ao aluno é um detalhe importante.
Como aprofundar o conhecimento?
Para quem se interessa pelo assunto, as informações contidas aqui são parte de uma abordagem extensa e que tende a demandar de mais profissionais. Portanto, tornar-se um especialista é o melhor caminho e a Pós-Graduação em ABA, do Grupo Rhema Educação, pode fazer isso por você. Fale com um consultor.