Acessibilidade:

O caminho da plenitude da leitura e escrita

Muito provavelmente, em sua sala de aula, você possui alguns alunos com dificuldades na leitura e escrita, certo?  

A verdade é que o analfabetismo é uma realidade bastante comum no Brasil: nosso país conta com 11 milhões de analfabetos de acordo com dados de 2019 da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio).

Visto que a habilidade de ler e escrever é essencial para o desenvolvimento escolar e intelectual dos pequenos, como podemos ajudá-los a alcançar a plenitude nestes âmbitos?

No artigo de hoje, vamos entender o que você, educador, pode fazer para auxiliar na redução desta estatística. Continue a leitura!

Por que um aluno apresenta dificuldade para ler e escrever?

As pessoas aprendem a falar espontaneamente no convívio com outros, mas não aprendem a ler e a escrever se não forem ensinadas explicitamente.

Isso acontece porque a linguagem escrita é uma invenção cultural tardia, o que faz com que o cérebro humano precise se adaptar para que possamos desenvolver estas habilidades.

Este fato, somado a outros fatores como metodologias inadequadas, questões emocionais e diagnósticos como TEA, Síndrome de Down e TDAH, podem impossibilitar as crianças de conhecerem o mundo mágico das histórias e explorarem sua criatividade.

Além disso, toda esta situação pode causar perda da autoestima destes pequenos e contribuir para um desempenho muito abaixo do esperado, tanto em relação à idade quanto ao desenvolvimento intelectual.

Ainda, é importante lembrar que, no início da aprendizagem, todos precisamos de tempo, durante o qual o nosso cérebro processa a informação recebida.

Esta informação, após ser processada, resultará na ação de ler ou escrever propriamente dita, que recebe o nome de Letramento.

O que é Letramento?

O conceito de Letramento se configura como uma prática social, uma vez que a habilidade de ler e escrever é fundamental para atuarmos no mundo.

Em outras palavras, o Letramento é o domínio da leitura e da escrita de acordo com o contexto social no qual estamos inseridos, o que transforma a linguagem em um produto tanto cultural quanto social.

O Letramento também vai muito além do ato de saber ler e escrever e tem como objetivos:

  • Domínio da linguagem em todos os contextos;
  • Apropriamento das práticas sociais de leitura e escrita;
  • Emprego adequado da habilidade de ler e escrever em contextos sociais;
  • Percepção da realidade do mundo através da leitura;
  • Produção de significados e sentidos por meio da leitura;
  • Interpretação e compreensão de textos;
  • Proporcionamento de reflexões.

Logo, a criança que possui dificuldade em ler e escrever, se práticas pedagógicas não forem implementadas, não conseguirá se comunicar e atuar no meio em que vive.

Como alcançar a plenitude na leitura e escrita?

Para facilitar o processo de desenvolver a leitura e a escrita dos pequenos, algumas estratégias podem ser trabalhadas, como:

  • Apresentar o alfabeto de maneira lúdica e divertida;
  • Criar um ambiente alfabetizador eficaz, com situações de usos reais da leitura e da escrita;
  • Utilizar atividades que estimulem a consciência fonológica da criança, trazendo a atenção para o som das palavras;
  • Usar exemplos do cotidiano para ensinar os números, a fim de despertar a curiosidade;
  • Fornecer tarefas que peçam que os alunos completem as letras faltantes;
  • Realizar correções de ortografia com regularidade;
  • Separar minutos antes e depois das aulas, sempre que possível, para revisar conceitos.

Com a Pós-Graduação On-line e Ao Vivo da Rhema em Educação Infantil, Alfabetização e Letramento​ – BNCC, você aprende estratégias para criar um ambiente de aprendizagem lúdico e estimulante e desenvolver a leitura e escrita dos seus alunos.

Se interessou? Saiba mais acessando aqui.

Continue lendo

Benefícios no uso de jogos no Ensino da Matemática

A utilização de jogos no ensino da Matemática pode contribuir para a aprendizagem dos alunos. Falamos sobre o assunto e […]

QUAIS AS PRINCIPAIS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM?

Para muitos, as expressões “dificuldade” “transtorno” de aprendizagem têm o mesmo significado. Mas vale enfatizar que são dois problemas diferentes […]