Acessibilidade:

MEU ALUNO NÃO CONSEGUE LER, ELE TEM DISLEXIA? SAIBA OS TIPOS DE DISLEXIA, SINAIS NA ESCOLA E DICAS DE ATIVIDADES!

MEU ALUNO NÃO CONSEGUE LER, ELE TEM DISLEXIA? SAIBA OS TIPOS DE DISLEXIA,
SINAIS NA ESCOLA E DICAS DE ATIVIDADES!

A dislexia é uma deficiência de aprendizagem que leva um indivíduo a ter problemas
para ler e escrever. Além disso, ela pode afetar outras áreas da vida de uma pessoa:
foco, memória e organização.
Cada caso de dislexia em crianças deve ser tratado como único e uma consulta com um
psicopedagogo é essencial para encontrar soluções que facilitam o aprendizado. Além
de traçar um diagnóstico mais preciso para cada criança, pois existem vários níveis de
dislexia.
Veja abaixo os tipos de dislexia que existem e as suas principais características:

• Dislexia Auditiva ou Disfonética: dificuldade na percepção de sons, prejudicando a
fala e a escrita naturalmente, al/ém da grande dificuldade em grafemas-fonemas
• Dislexia Visual ou Diseidética:  dificuldades em definir lados direitos ou esquerdo,
erros ortográficos e visulizaçao complicada das palavras.

Alguns sinais na Pré-escola

 Dispersão;
 Fraco desenvolvimento da atenção;
 Atraso do desenvolvimento da fala e da linguagem
 Dificuldade de aprender rimas e canções;

Alguns sinais na Idade Escolar

 Dificuldade na aquisição e automação da leitura e da escrita;
 Pobre conhecimento de rima (sons iguais no final das palavras) e aliteração (sons iguais
no início das palavras);
 Desatenção e dispersão;
 Dificuldade em copiar de livros e da lousa;
 Dificuldade na coordenação motora fina (letras, desenhos, pinturas etc.) e/ou grossa
(ginástica, dança etc.);

Diante desse cenário, nada melhor que se empenhar para apresentar aos pequenos o mundo de
possibilidades que os cercam. Para isso, as atividades voltadas para esse público podem ser uma das
alternativas mais eficazes para auxiliá-los na vida escolar, junto com o acompanhamento profissional.

Mas que atividades são essas? Como colocar em prática? O que fazer? Elas ajudam
o desenvolvimento da criança?.

Dicas de Atividades para trabalhar com o aluno disléxico

Aulas cantadas: de acordo com estudos, a ligação entre a dislexia e a música está no seguinte fato:
existe uma transferência de habilidades presentes no ritmo cerebral, que contribui para a capacidade
de diferenciar sons.

Jogos eletrônicos: os jogos de ação induziram as crianças a terem tanto a velocidade
quanto o tempo de reação mais aprimorados, o que possibilitou melhoria na leitura.

Leitura compartilahada: ler junto com a criança para que ela possa identificar as
pausas e assimilar as funções da pontuação. Durante a leitura, faça perguntas para
estimular a compreensão do texto e peça para a criança anotar o nome dos
personagens ou fazer desenhos. Lembre-se: incentive o uso de marcadores para a
criança entender e expressar ideias pode ser mais difícil para o disléxico. Para facilitar a
comunicação, ofereça instruções com clareza e objetividade. Se notar que a criança se
expressa de forma confusa, faça perguntas e peça mais informações para auxiliar a
elaboração da ideia a ser comunicada.

O tratamento para em casos de dislexia é algo que deve ser levado como um trabalho que exige paciência, pois é gradativo. Mesmo que ainda hoje não exista uma cura para o transtorno, é verdade que as intervenções são excelentes para o desenvolvimento das crianças. Por este motivo, é muito importante que você conheça agora mesmo o curso 100% on-line que preparamos, para que você obtenha este conhecimento e muito mais. É fácil, é rápido, é só clicar aqui!

Continue lendo

Por que trabalhar com ABA na Escola?

Educador, você sabe qual é a importância da abordagem ABA na Escola? Este método, que significa Análise do Comportamento Aplicada, […]

SINAIS E CAUSAS DO ATRASO DO DESENVOLVIMENTO MOTOR

Olá professor, tudo bem? DESENVOLVIMENTO MOTOR NAS CRIANÇAS: VOCÊ SABE COMO IDENTIFICAR SE EXISTE UM ATRASO? E O QUE FAZER? […]

Importância do lúdico no processo de alfabetização

Olá, professor! Você, com certeza, já está familiarizado com o termo lúdico. Ele remete aos jogos e brincadeiras feitos no […]