Acessibilidade:

Manejo do ambiente e sua influência na aprendizagem

O desenvolvimento pedagógico depende de fatores importantes para o desempenho dos alunos. Dessa forma, a maneira de criar um ambiente adequado pode contribuir direta e indiretamente na aprendizagem das crianças.

Com isso, os professores têm em suas mãos muitas estratégias que podem ajudar o cotidiano em sala de aula. Portanto, conhecer que técnicas são essas tende a direcioná-los a um caminho de resultados satisfatórios e avanços por parte dos pequenos.

No entanto, ainda há um número considerável de educadores que precisam conhecer as técnicas a serem utilizadas no contexto escolar. Maior parte desses recursos está ao alcance dos profissionais. Veja mais abaixo.

Por que o tom de voz influencia na aprendizagem?

Você sabia que as diferentes formas de falar – ao explicar uma matéria – tem ligação com a aquisição de novos conhecimentos pelos alunos? Isso mesmo, ao utilizar determinados tons de voz, as crianças se sentem mais atraídas pelas explicações.

Além disso, a impostação vocal do professor é um elemento crucial para que a sua voz chegue a todos os presentes na sala de aula. Quando ele domina essa tática, as aulas ficam mais interessantes e os conteúdos podem ser melhor absorvidos pelos educandos.

Como a maneira de se posicionar ajuda na performance em sala de aula?

No processo de aprendizagem, o papel dos educadores é fundamental. Nesse sentido, o jeito de transmitir e compartilhar as informações tem muito a contribuir com essa dinâmica.

Primeiramente, os professores que dão aula de forma estática tendem a ser menos atrativos. Em outras palavras, o aconselhável é transitar entre as mesas, falar o conteúdo olhando para cada aluno.

Os profissionais podem fazer dessa técnica uma rotina para ser utilizada cotidianamente. Assim, os alunos prestam mais atenção ao que é dito e diminui bastante o risco de distrações.

Por que elementos distraidores prejudicam o ambiente?

A influência na aprendizagem também está relacionada à diminuição dos elementos distraidores, ou seja, tudo aquilo que desvia a atenção da criança. Nesse caso, alguns pontos devem ser considerados:

– Organizar a sala de forma que os alunos se sintam mais conectados à aula. Por exemplo: colocar as carteiras em círculos e não uma atrás da outra;

– Fechar a porta da sala (sempre que possível) para que o movimento do corredor da escola não dispute com a explicação da disciplina ou atividade;

– Ferramentas digitais (celulares e tablets) somente quando permitidos ou ao final das aulas;

– Diante de conversas paralelas, o aconselhável é explicar às crianças que o momento não é para isso, uma vez que a hora do recreio, dos intervalos e das atividades lúdicas é a ocasião ideal para trocar ideias.

O que fazer para explicações muito longas?

Quando o professor aborda um tema que exige atenção prolongada dos alunos, o desafio que se impõe é o seguinte: como e o que fazer para manter a concentração dos pequenos? Com isso, a principal dica é criar maneiras de fragmentar tudo isso por meio de intervalos, descansos ou etapas.

Essas paradas estratégicas podem ser enriquecidas com algum momento que aposte na ludicidade, tais como: músicas, contação de histórias, entre outros. Dessa forma, a turma terá a chance de aprender em partes, focando a atenção de todos.

Como a disposição de objetos pode impactar?

Se a sala de aula contar com muitos objetos espalhados, as crianças certamente vão se distrair. Desse modo, a sugestão é organizá-los em caixas e seções.

Com efeito, tanto os brinquedos como os demais artefatos podem ser alocados em lugares adequados. Assim sendo, a hora da aula fica direcionada às explicações dos conteúdos sem o risco de disputar a atenção de toda a turma.

Por que a metodologia interfere no ambiente e na aprendizagem?

O uso de metodologias tradicionais é um dos principais entraves no que se refere ao aproveitamento das crianças em sala de aula. Nesse caso, as aulas precisam ser inovadoras e contar com um conjunto de métodos que propicie uma fruição maior dos conteúdos.

Assim sendo, os professores podem usar a criatividade para executar essas metodologias a fim de contribuir com a aprendizagem dos alunos. No entanto, os profissionais não são os únicos responsáveis por isso.

Afinal, os gestores escolares também devem promover uma rede de apoio que permita aos educadores uma forma de encontrarem respaldos para o desenvolvimento de tais métodos. Portanto, o uso dessas estruturas mais ousadas pode colaborar com o desenvolvimento dos alunos.

Como a formação influencia na atuação do professor?

É impossível falar sobre metodologias, ambiente escolar e processos de aprendizagens sem se referir a um quesito determinante: a formação dos educadores. Isso significa que os docentes devem estar sempre em busca de atualização.

Antes de tudo, o profissional da educação deve trilhar uma trajetória em que o aprender é a regra. Dessa forma, o professor precisa estar antenado às diversas abordagens que existem; assim como os meios tecnológicos e tudo mais que visa a contribuir com a sua carreira.

Como se aprofundar no tema?

Para todos aqueles que desejam adquirir conhecimentos a respeito da abordagem tratada aqui, o melhor caminho a seguir é a especialização. Nesse contexto, os temas são tratados com total seriedade e embasamento científico.

O curso de PósGraduação em Neuropsicopedagogia Clínica, do Grupo Rhema Educação, oferece aulas dinâmicas (online e ao vivo), professores experientes e materiais atualizados. Tudo para o diferencial que você tanto procura.

Ficou interessado? Fale com um consultor.

Continue lendo

Autoridade x Autoritarismo: Quem é você professor?

Olá professor, tudo bem? Por que será que os alunos reconhecem alguns professores como autoridade e outros não? Quais as características de um […]