Acessibilidade:

Livros sobre Neuropsicomotricidade que você deve ler agora!

A Neuropsicomotricidade é uma área interdisciplinar que explora a relação entre o sistema nervoso, o desenvolvimento motor e o comportamento humano. Se você está interessado em aprofundar seus conhecimentos nesse campo fascinante, veja os livros sobre Neuropsicomotricidade que você deve ler agora!

No decorrer do post, fizemos um resumo sobre como cada livro vai te ajudar a entender mais sobre os diversos campos da Neuropsicomotricidade. Veja agora!

1 – Brincando a brincadeira com a criança deficiente: Novos rumos terapêuticos

Você já parou para pensar na importância do brincar na vida de uma criança, especialmente aquelas que enfrentam desafios com deficiência motora? Em “Brincando a brincadeira com a criança deficiente: Novos rumos terapêuticos”, a autora Marlene V. Lorenzini mergulha nesse universo, oferecendo insights valiosos sobre como o ato de brincar pode ser uma poderosa ferramenta no estímulo do desenvolvimento sensório-motor.

Além disso, este livro cativante e esclarecedor desvenda o processo de aquisição da habilidade motora através do que Lorenzini chama de “Brincar a Brincadeira”. Com uma abordagem simples, direta e inteligente, ela destaca a importância crucial de adultos – sejam pais, profissionais ou estudantes – em reconhecer e superar quaisquer bloqueios relacionados ao brincar e à interação com crianças deficientes.

Portanto, descubra como o simples ato de brincar pode abrir novos horizontes terapêuticos e transformar vidas. Adquira agora “Brincando a brincadeira com a criança deficiente: Novos rumos terapêuticos” e faça parte dessa jornada de descoberta e crescimento junto com Marlene V. Lorenzini.

2 – 100 jogos para se divertir: com Versões Adaptadas Para Crianças com Deficiência 

Em busca de maneiras divertidas e inclusivas para crianças de todas as habilidades? “100 jogos para se divertir: com Versões Adaptadas Para Crianças com Deficiência” é o guia essencial que você estava procurando. Escrito por Márcia Honora, este livro é uma verdadeira joia para pais, educadores e qualquer pessoa que queira proporcionar momentos prazerosos de diversão e aprendizado para crianças de diversas idades.

Além disso, com 100 propostas de brincadeiras e jogos, este livro oferece uma variedade de atividades cooperativas e competitivas, garantindo que haja algo para todos os gostos. O que torna este livro ainda mais especial é que cada jogo apresenta uma versão adaptada, garantindo que crianças com deficiência também possam participar e desfrutar plenamente da diversão.

Então, se você está procurando maneiras de promover a diversão e a inclusão em seu ambiente, não procure mais. Leia agora “100 jogos para se divertir: com Versões Adaptadas Para Crianças com Deficiência” e embarque em uma jornada emocionante de diversão, aprendizado e inclusão para todas as crianças.

3 – Vamos Brincar do Quê?: um Guia de Jogos e Brincadeiras Para Qualquer Idade e Ocasião

Em um mundo cada vez mais digital, encontrar maneiras criativas de envolver as crianças em atividades offline é essencial. E o livro “Vamos Brincar do Quê?: um Guia de Jogos e Brincadeiras Para Qualquer Idade e Ocasião” oferece exatamente isso. Escrito por Ivete Gama, Patrícia Rodrigues e Mayra Gaiato, este guia é uma fonte inestimável de diversão e aprendizado para crianças de todas as idades.

Além disso, com 130 jogos e brincadeiras cuidadosamente selecionados, este livro é um tesouro de atividades que promovem não apenas a diversão, mas também o desenvolvimento de habilidades importantes, como noções de limite, respeito e disciplina. Desde jogos simples até desafios mais complexos, há algo para todos os gostos e ocasiões.

Então, se você está procurando uma maneira divertida e educativa de manter as crianças longe das telas e promover interações sociais saudáveis, não procure mais. Leia agora “Vamos Brincar do Quê?” e descubra um mundo de diversão sem limites para todas as idades e ocasiões.

4 – PRÁTICAS SOCIOEMOCIONAIS – Para dinamizar o ambiente escolar

“PRÁTICAS SOCIOEMOCIONAIS – Para dinamizar o ambiente escolar” não é apenas um livro; é um tesouro de experiências educativas cuidadosamente selecionadas para enriquecer o ambiente escolar. Criado a partir dos encontros de formação continuada liderados pela renomada Profª Paty Fonte em escolas por todo o Brasil, este guia é uma fonte de inspiração para educadores comprometidos com o desenvolvimento socioemocional de seus alunos.

Além disso, este livro único foi concebido de maneira inovadora: em vez de teorias abstratas, a Profª Paty Fonte compartilha práticas, atividades, jogos e dinâmicas comprovadas em diversas realidades escolares, do norte ao sul do país. Cada sugestão é acompanhada por questões reflexivas, incentivando uma abordagem holística e sensível ao trabalho socioemocional.

Então, se você é um educador comprometido com o bem-estar emocional de seus alunos, “PRÁTICAS SOCIOEMOCIONAIS – Para dinamizar o ambiente escolar” é o seu próximo passo. Adquira agora e descubra como transformar sua sala de aula em um espaço de crescimento e desenvolvimento integral.

5 – 100 Jogos Psicomotores: Uma Prática Relacional Na Escola

“100 Jogos Psicomotores: Uma Prática Relacional Na Escola” é uma obra essencial que destaca a importância das relações interpessoais no ambiente escolar. Escrito por José Ricardo Martins Machado e Marcus Vinícius da Silva Nunes, este livro oferece um repertório de 100 atividades cuidadosamente selecionadas para promover vivências psicomotoras e, assim, fortalecer os laços entre alunos e professores.

Além disso, neste guia abrangente, os autores demonstram como os jogos podem ir além do mero entretenimento, proporcionando oportunidades para o desenvolvimento emocional, social e físico dos alunos. Cada atividade é projetada para ser realizada em diferentes espaços, como quadras, pátios e até mesmo piscinas, garantindo que educadores tenham opções versáteis para enriquecer a experiência de aprendizado de seus alunos.

Portanto, se você é um educador comprometido com o desenvolvimento integral de seus alunos, “100 Jogos Psicomotores: Uma Prática Relacional Na Escola” é uma leitura obrigatória. Leia agora e descubra como transformar o ambiente escolar em um espaço de aprendizado, diversão e conexão emocional desenvolvendo a Neuropsicomotricidade em sala de aula!

6 – A Psicomotricidade Na Educação Infantil

Se você está buscando uma abordagem preventiva e educativa para a Neuropsicomotricidade, “A Psicomotricidade Na Educação Infantil” é um recurso essencial. Este livro oferece uma visão abrangente de como aplicar conceitos psicomotores na educação infantil, promovendo o desenvolvimento integral das crianças desde cedo.

Além disso, ao explorar os fundamentos da psicomotricidade, o livro apresenta estratégias práticas que educadores e profissionais da saúde podem implementar para estimular habilidades motoras, cognitivas e emocionais nas crianças. Portanto, se você deseja entender como a psicomotricidade pode ser um aliado poderoso na formação de crianças saudáveis e confiantes, “A Psicomotricidade Na Educação Infantil” é uma leitura obrigatória.

7 – Psicomotricidade: Corpo, Ação e Emoção

diversas atividades que se complementam. “Psicomotricidade: Corpo, Ação e Emoção”, escrito por Fátima Alves, traz um enfoque emocional para os estudos psicomotores, integrando corpo, ação e emoção.

Ademais, a autora apresenta estudos teóricos e exercícios práticos que demonstram a importância da psicomotricidade no dia-a-dia, seja para melhorar a autoestima das crianças ou para evitar o fracasso escolar. Portanto, se você está interessado em uma compreensão mais profunda e integrada da psicomotricidade, “Psicomotricidade: Corpo, Ação e Emoção” é um livro que você deve adicionar à sua lista de leituras.

8 – Atividades Psicomotoras no Desenvolvimento do Grafismo

Para aqueles que buscam contribuir tanto na educação quanto na clínica através da Neuropsicomotricidade, “Atividades Psicomotoras no Desenvolvimento do Grafismo” é uma excelente escolha. Este livro foca em atividades psicomotoras e gráficas com níveis progressivos de dificuldade, atendendo a todas as etapas do desenvolvimento gráfico.

Ademais, o livro é especialmente útil para indivíduos no estágio pré-operatório concreto, a partir de quatro ou cinco anos de idade, preparando-os para a aquisição da leitura e escrita. Com atividades que envolvem o próprio corpo e exercícios gráficos, o livro oferece uma base sólida para o desenvolvimento grafomotor, essencial para o sucesso escolar. Portanto, se você está procurando recursos práticos e eficazes para aplicar a Neuropsicomotricidade, “Atividades Psicomotoras no Desenvolvimento do Grafismo” é uma leitura altamente recomendada.

Confira outros assuntos!

Interessado em descobrir mais obras sobre educação inclusiva? Então, continue acompanhando nosso blog da Rhema! Toda semana, estaremos atualizando publicações como esta, sugerindo livros sobre temas específicos, como Neuropsicomotricidade, Autismo, TDAH, TOD e outros aspectos relacionados ao cenário educacional. Portanto, não deixe de conferir nossas postagens, tanto aqui no blog quanto em nossas redes sociais no Instagram e YouTube. Até logo!

Continue lendo

Autismo: Estratégias Psicoeducacionais para a Promoção do Desenvolvimento

O autismo é um transtorno do neurodesenvolvimento que afeta a maneira como uma pessoa se comunica, interage socialmente e processa […]

   
Quais os tipos de avaliação dos transtornos de aprendizagem?

Para iniciar, qual a diferença entre as dificuldades de aprendizagem e os transtornos de aprendizagem? Por mais simples que pareçam, […]

Dicas práticas para trabalhar com crianças com Disfasia em sala de aula

A disfasia é um distúrbio de linguagem que afeta a habilidade de uma criança para compreender e/ou expressar linguagem falada, […]