Livros sobre educação infantil que você precisa conhecer!
A Educação Infantil sempre se renova baseada em estudos e pesquisas atuais para lidar com as dores da sociedade. Conforme passa o tempo, enfrentamos desafios sociais diferentes e é essencial que a pedagogia acompanhe essas transformações. Por isso, selecionamos livros sobre Educação Infantil que você precisa conhecer neste post!
Nesta seleção, apresentamos obras indispensáveis que todo educador, pai ou mãe interessado no desenvolvimento das crianças deve explorar. Desde técnicas inovadoras de ensino até abordagens e estratégias, esses livros oferecem novas visões sobre a educação das crianças. Portanto, vem com a Rhema!
01 – Na sala de aula
Explore a coleção definitiva para educadores: os vinte fascículos de ‘Na sala de aula’. Essa série reúne recursos indispensáveis para manter os professores atualizados e preparados para os desafios da sala de aula. Por isso, cada exemplar complementa o outro, oferecendo sugestões, práticas, princípios, estratégias e exemplos que todo educador precisa para se destacar no ambiente escolar. Esteja pronto para elevar sua experiência de ensino com essa coleção essencial.
02 – Alfabetização Para o Aluno com Deficiência Intelectual
O livro “Alfabetização Para o Aluno com Deficiência Intelectual” explora uma abordagem inovadora para o ensino da leitura e escrita adaptada para alunos com deficiência intelectual. Desenvolvido a partir da experiência da autora Marta Pires Relva no ensino especializado, o livro oferece uma opção única para ajudar esses alunos a construir suas habilidades passo a passo.
A autora destaca a importância de utilizar a linguagem escrita como meio para promover mudanças significativas no comportamento e autoestima desses alunos, enfrentando o preconceito comumente enfrentado, melhorar a leitura e escrita, mas também favorecer a fala e sua articulação. Por isso, prepare-se para descobrir como a educação inclusiva pode transformar vidas e promover um ambiente mais igualitário e acolhedor.
03 – Toc, toc… Plim, plim!: Lidando com as emoções, brincando com o pensamento através da criatividade
Escrito por Angela Magda Rodrigues Virgolim (Autor), Denise de Souza Fleith (Autor), Mônica Souza Neves-Pereira, profissionais experientes em Psicologia da Criatividade, este livro desafia conceitos equivocados sobre o ato de criar, fornecendo uma visão detalhada e exercícios práticos. Além disso, a obra é uma ferramenta essencial para educadores, oferecendo recursos para cultivar e aprimorar habilidades criativas em sala de aula. Prepare-se para descobrir o prazer de criar e ampliar seus horizontes criativos de seus alunos com este livro!
04 – Manual Papaterra
Descubra o “Manual Papaterra”, uma coleção de livros de exercícios desenvolvidos para estimular habilidades cognitivas em pessoas de todas as idades. Baseados em pesquisas de Neurociências, esses manuais oferecem uma variedade de exercícios de lógica, raciocínio, memória e muito mais. Além disso, os exercícios são adaptados para diferentes níveis de dificuldade cognitiva.
As crianças podem aprimorar suas habilidades, enquanto os adultos encontram desafios interessantes para fortalecer o pensamento eficaz. Portanto, seja para uso em escolas, consultórios ou pelo público em geral, os Manuais Papaterra são uma ferramenta valiosa para melhorar o raciocínio, a criatividade e a memória.
05 – Exercícios práticos para estimular a memória: Volume 1
Descubra o poder dos exercícios com o livro ‘Exercícios práticos para estimular a memória – Vol. 1’. Composto por 150 atividades cuidadosamente selecionadas, este livro aborda diversas capacidades cognitivas, desde atividades simples até desafios mais complexos.
Além disso, projetado para ser envolvente e estimulante, cada exercício foi pensado para garantir que o processo de melhoria da memória seja divertido. Portanto, prepare-se para fortalecer a memória de seus alunos de maneira prática e dinâmica com este livro!
06 – A última criança na natureza: resgatando nossas crianças do transtorno do déficit de natureza
Descubra a importância vital da conexão das crianças com a natureza através do livro “A última criança na natureza”. Ele apresenta uma visão das pesquisas e histórias de todo o mundo, a obra destaca os consideráveis benefícios físicos, emocionais, sociais e acadêmicos resultantes da interação das crianças com o meio ambiente natural.
Além disso, Richard Louv, pioneiro no campo, utiliza o termo ‘Transtorno do Déficit de Natureza’, despertando o interesse global para o impacto negativo da falta de contato com a natureza, especialmente em crianças que vivem em ambientes urbanos. Consequentemente, o livro mostra que precisamos explorar e ensina como reintroduzir a natureza na vida das crianças pode transformar positivamente sua saúde e bem-estar.
07 – Educação Infantil e Natureza: Tecendo Relações Rumo a Educação Ambiental
Neste livro, o autor explora as atividades pedagógicas de Educação Ambiental na Educação Infantil. Realizado em um Centro de Educação Infantil Municipal, “Educação Infantil e Natureza” analisa a compreensão e práticas dos profissionais da área em relação à Educação Ambiental, especialmente através de um Projeto da Agenda 21 do CEIM.
Utilizando técnicas de observação, análise documental e entrevistas, a pesquisa oferece uma visão profunda sobre o desenvolvimento de práticas educativas transformadoras.
Em seguida, descubra até que ponto os profissionais da Educação Infantil estão articulando práticas de Educação Ambiental e observe como novas perspectivas estão surgindo nesse contexto neste livro!
08 – Honrar a Criança – Como Transformar Este Mundo
O livro “Honrar a Criança” é uma visão inspirada sobre a infância e a responsabilidade coletiva de cuidar das futuras gerações com as palavras tocantes do autor Raffi Cavoukian.
Reconhecendo a dignidade inata e o potencial de cada criança, esse manifesto ressalta a importância de proporcionar amor, liberdade e apoio para que possam florescer ao enfatizar a necessidade de uma ‘aldeia’ afetuosa e o valor dos primeiros anos de vida. Raffi nos lembra da importância de proteger e nutrir as crianças em um ambiente de paz, respeito, o significado profundo da infância e o compromisso com as gerações futuras.
09 – Neurociência e Transtornos de Aprendizagem
Descubra o poder transformador da Neurociência na educação no livro “Neurociência e Transtornos de Aprendizagem”. A obra é indicada para profissionais da educação, pais e todos envolvidos no processo educacional. Explorando as dimensões complexas do aprendizado humano, o livro investiga o motivo pelo qual algumas pessoas aprendem enquanto outras não. Ao destacar a importância da biologia do afeto, o livro oferece uma abordagem inovadora para acolher e estimular o potencial de aprendizagem de cada indivíduo.
Com uma linguagem acessível, o autor demonstra como a aplicação dos princípios da Neurociência pode revolucionar a prática educativa, criando vínculos sólidos e despertando inteligências. Portanto, repare-se para explorar o poder do amor e do afeto na construção de um ambiente educacional mais acolhedor e inclusivo.
10 – Trabalhando Habilidades. Construindo Ideias
Em “Trabalhando Habilidades. Construindo Ideias”, o autor Celso Antunes aborda a fundamental necessidade de estimular as habilidades operatórias em diversos níveis educacionais, desde a educação infantil até o ensino universitário. Este livro, portanto, atua como um guia prático para educadores que buscam métodos eficazes para desenvolver competências essenciais nos estudantes, preparando-os para futuros desafios.
Além disso, o livro destaca a importância das habilidades operatórias em sala de aula, essenciais para o aprendizado eficaz e o desenvolvimento integral dos alunos. Celso Antunes, renomado autor em educação, detalha procedimentos e estratégias para cada nível, garantindo que educadores adaptem suas abordagens às faixas etárias e necessidades específicas.
Especificamente, para a educação infantil, o autor sugere atividades que fomentem a curiosidade e o pensamento crítico. Por sua vez, no ensino fundamental, o foco é em desenvolver a capacidade de resolver problemas e a colaboração. Posteriormente, no ensino médio, Antunes destaca a importância da análise crítica e do raciocínio lógico, enquanto no nível universitário, ele orienta sobre como aprofundar o conhecimento teórico e aplicado, essencial para o sucesso profissional dos futuros graduandos.
Finalmente, “Trabalhando Habilidades. Construindo Ideias” é uma leitura obrigatória para professores, coordenadores pedagógicos e todos os envolvidos na educação que desejam implementar um ensino mais dinâmico e eficiente. Celso Antunes oferece uma visão clara de como adaptar técnicas educativas para melhor engajar os alunos e estimular o desenvolvimento contínuo de habilidades essenciais.
11 – Eu e meus sentimentos: Um guia para as crianças entenderem suas emoções e aprenderem a se expressar
Eu e Meus Sentimentos, de Vanessa Green Allen, é uma ferramenta essencial para crianças de 7 a 10 anos entenderem e expressarem melhor suas emoções. Além disso, o livro oferece mais de 30 atividades interativas, dicas e testes, ajudando as crianças a explorar e expressar suas emoções de forma saudável.
Frequentemente, as crianças enfrentam emoções intensas como raiva, ciúme e excitação, que podem parecer esmagadoras. Nesse contexto, Eu e Meus Sentimentos oferece estratégias práticas para lidar com esses sentimentos intensos, ensinando técnicas como respiração profunda, afirmações positivas e compartilhamento de sentimentos, essenciais para o controle emocional.
Ademais, este guia não é apenas educativo, mas também extremamente divertido. O livro inclui diversos testes interativos e atividades, ajudando as crianças a compreenderem melhor seus sentimentos e a influência deles em seu comportamento e interações.
Portanto, se você busca um recurso para ajudar crianças a entender e gerenciar suas emoções, Eu e Meus Sentimentos, de Vanessa Green Allen, é a escolha ideal. Com dicas práticas, atividades envolventes e apoio de especialistas, este livro é um investimento valioso na educação emocional das crianças, preparando-as para um futuro saudável e equilibrado.
12 – Jogos Cognitivos. Um Olhar Multidisciplinar
Jogos Cognitivos: Um Olhar Multidisciplinar é uma obra essencial para profissionais de saúde e educação que buscam explorar a conexão entre teoria e prática clínica. Desenvolvido pelos renomados professores Anderson Amaral e Juliana Ohy, este livro é fruto de uma parceria inovadora que amplia o diálogo entre disciplinas acadêmicas e práticas aplicadas.
O livro aborda conceitos fundamentais como cérebro, neuroplasticidade, estimulação cognitiva e motora, aprendizagem, psicomotricidade, envelhecimento e ludicidade. Além disso, os temas são discutidos de forma clara e profunda, proporcionando aos leitores uma compreensão acessível de como a teoria fundamenta práticas eficazes em saúde e educação.
Além disso, incorporar jogos cognitivos e atividades lúdicas no ensino e na prática clínica tem se mostrado uma estratégia eficaz para o desenvolvimento cerebral e a saúde cognitiva. O livro explica como implementar essas atividades para potencializar a neuroplasticidade, capacidade do cérebro de se adaptar e transformar ao longo da vida.
Finalmente, “Jogos Cognitivos: Um Olhar Multidisciplinar” é essencial para educadores, terapeutas ocupacionais, psicólogos, fisioterapeutas, geriatras e qualquer outro profissional que trabalhe com neurodesenvolvimento ou reabilitação. Adicionalmente, é uma leitura recomendada para estudantes que estão se preparando para entrar nessas áreas e buscam uma fonte de conhecimento rica e abrangente.
13 – Trabalhando Habilidades. Construindo Ideias
“Trabalhando Habilidades. Construindo Ideias” é uma obra essencial para educadores que desejam potencializar o desenvolvimento de habilidades operatórias em sala de aula. Escrito pelo renomado autor Celso Antunes, o livro apresenta uma abordagem prática e fundamentada para estimular competências em todos os níveis de ensino: infantil, fundamental, médio e universitário.
Para a educação infantil, o autor foca no desenvolvimento de habilidades básicas que servirão de alicerce para o aprendizado futuro. No ensino fundamental, as habilidades são direcionadas para a construção de conceitos mais complexos e a aplicação prática do conhecimento adquirido. Além disso, no ensino médio, o livro aborda o refinamento das habilidades críticas e analíticas, preparando os alunos para os desafios do ensino superior. Finalmente, no nível universitário, Celso Antunes orienta sobre como promover habilidades avançadas e especializadas, essenciais para a formação profissional.
Portanto, “Trabalhando Habilidades. Construindo Ideias” é uma leitura obrigatória para qualquer educador comprometido com a melhoria contínua do processo de ensino e aprendizagem. Seguindo as orientações de Celso Antunes, educadores podem criar uma sala de aula mais dinâmica e favorável ao desenvolvimento integral dos alunos, preparando-os para futuros desafios.
14 – Eu e meus sentimentos: Um guia para as crianças entenderem suas emoções e aprenderem a se expressar
Além disso, o livro é repleto de dicas úteis e atividades interativas que ajudam as crianças a compreenderem melhor suas emoções. Os exercícios são projetados para tornar o aprendizado divertido e envolvente, permitindo que as crianças descubram quais técnicas funcionam melhor para elas. Testes como “Será que as minhas emoções mandam em mim?” ajudam na autoavaliação e promovem o autoconhecimento.
Assim, a obra Eu e Meus Sentimentos: Um Guia para as Crianças Entenderem Suas Emoções e Aprenderem a se Expressar é uma ferramenta valiosa para pais, professores e orientadores que buscam auxiliar as crianças a gerenciar suas emoções de forma eficaz. Com atividades interativas e dicas práticas, o livro de Vanessa Green Allen proporciona um caminho envolvente e acessível para o autoconhecimento e a expressão emocional saudável.
15 – Jogos Cognitivos. Um Olhar Multidisciplinar
O livro “Jogos Cognitivos: Um Olhar Multidisciplinar” é uma obra inspiradora baseada no curso desenvolvido pelos professores Anderson Amaral e Juliana Ohy. Essa parceria nasceu da necessidade de traduzir em palavras o diálogo entre teoria e prática clínica, oferecendo uma abordagem abrangente sobre neuroplasticidade, estimulação cognitiva e motora, aprendizagem, psicomotricidade, envelhecimento e ludicidade.
A obra é dividida em duas partes principais. Primeiramente, profissionais das áreas de saúde e educação discutem teoricamente conceitos essenciais para o entendimento dos processos cognitivos e motores. Esta seção explora o funcionamento do cérebro, destaca a importância da neuroplasticidade e explica como a estimulação cognitiva pode melhorar a aprendizagem e a qualidade de vida em todas as fases, incluindo o envelhecimento.
Em seguida, a segunda parte do livro é dedicada à prática, ensinando os leitores a criar e aplicar diversos jogos cognitivos. Esses jogos são projetados para variados públicos; desde crianças em desenvolvimento até adultos e idosos, promovendo uma mente ativa e saudável em todas as fases. Além disso, as atividades propostas são lúdicas e visam estimular tanto as capacidades cognitivas quanto as habilidades motoras.
Portanto, “Jogos Cognitivos: Um Olhar Multidisciplinar” é uma leitura essencial para quem deseja entender e aplicar os princípios da estimulação cognitiva e motora. Combinando teoria e prática, o livro traz insights e ferramentas essenciais para promover a saúde mental e física em qualquer idade.
16 – Pedagogia Profana: Danças, Piruetas e Mascaradas
Publicado na década de 1990 e revisado em edições posteriores, Pedagogia Profana propõe uma crítica à pedagogia tradicional. Jorge Larrosa desafia convenções educacionais, convidando os leitores a repensarem a educação de forma “indisciplinada, insegura e imprópria”. Essa obra é descrita como irreverente e transgressiva, provocando reflexões sobre o papel da educação na formação do sujeito.
Larrosa explora conceitos como linguagem, subjetividade e educação, incentivando uma pedagogia que valorize a experiência e a singularidade do indivíduo. A edição revisada e ampliada traz textos adicionais que aprofundam os temas, mantendo a relevância mesmo após duas décadas de sua publicação original. Pedagogia Profana é recomendada para educadores, pesquisadores e estudantes interessados em perspectivas críticas e alternativas na educação, oferecendo uma leitura que desafia o pensamento pedagógico contemporâneo.
17 – Por uma Cultura da Infância: Metodologias de Pesquisa com Crianças
Organizada por Ana Lúcia Goulart de Faria, Zeila de Brito Fabri Demartini e Patrícia Dias Prado, esta coletânea reúne contribuições de pesquisadores dedicados ao estudo da infância. A obra promove uma cultura que valoriza as crianças como sujeitos ativos e produtores de cultura.
O livro apresenta pesquisas no campo da educação infantil, com metodologias que dão voz às crianças e consideram suas experiências, emoções e saberes. Os autores discutem temas como relações de poder, gênero, classe social e diferenças étnicas, analisando como esses fatores influenciam a vida e as interações sociais das crianças.
A obra enfatiza a importância de metodologias de pesquisa que respeitem e valorizem as perspectivas infantis, contribuindo para práticas educativas inclusivas e democráticas. É uma leitura essencial para educadores, pesquisadores e estudantes interessados em promover uma educação que reconheça as crianças como protagonistas de suas histórias.
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