Livros para Ler com as Crianças e Conversar sobre Sentimentos
A leitura é uma excelente maneira não só de abrir espaço para diálogos profundos com as crianças, mas também de abordar temas importantes, especialmente quando o assunto é educação emocional infantil. Através dos livros, podemos explorar diferentes sentimentos e ajudar as crianças a compreender e lidar com suas emoções de forma saudável.
Além disso, selecionamos alguns livros que não apenas envolvem as crianças em histórias atrativas, mas também criam oportunidades para conversas importantes sobre empatia, medo, superação e inclusão.
O que você vai encontrar:
- Ernesto
- Fico à Espera…
- O Passeio
- Conclusão
1 – Ernesto
“Ernesto” é uma história que fala sobre como, muitas vezes, nos sentimos diferentes dos outros e acabamos sendo julgados antes mesmo que as pessoas nos conheçam de verdade. Escrito por Blandina Franco e ilustrado por José Carlos Lollo, o livro apresenta Ernesto, um personagem visto como esquisito e incompreendido. Dessa forma, a obra nos leva a refletir sobre empatia e o impacto das primeiras impressões.
Por meio da história de Ernesto, as crianças aprendem sobre a importância de respeitar as diferenças e também de reconhecer que todos, em algum momento, podem se sentir isolados ou excluídos. Portanto, este livro é uma porta aberta para falar sobre inclusão e empatia, sentimentos essenciais para a construção de relações saudáveis e para o desenvolvimento da educação emocional infantil.
2 – Fico à Espera…
Em “Fico à Espera…”, escrito por Davide Cali, acompanhamos a trajetória de vida de um menino, desde sua infância até a velhice. O fio condutor da história é o tempo, e como as emoções se manifestam ao longo dos momentos marcantes da vida, tais como a guerra, o casamento, a perda de um ente querido, e até o nascimento de um neto.
A obra usa um fio de lã vermelho como metáfora para as emoções, que se enrosca quando o personagem está bravo, se esconde na vergonha, e se rompe nas separações. Assim, Fico à Espera… convida a refletir sobre a passagem do tempo e a importância de viver cada emoção plenamente. Além disso, é uma leitura que ensina às crianças como as emoções evoluem ao longo da vida, contribuindo para o desenvolvimento da educação emocional infantil.
3 – O Passeio
“O Passeio”, escrito por Pablo Lugones, é uma história encantadora sobre superação e confiança. A trama gira em torno de uma menina que, com o incentivo de seu pai, enfrenta o medo de andar de bicicleta sem rodinhas. Ao longo do passeio, ela descobre uma série de emoções e aprende a lidar com cada uma delas, desde o medo até a alegria de superar seus limites.
A relação entre pai e filha é, sem dúvida, o centro da narrativa, oferecendo uma oportunidade perfeita para discutir com as crianças como os sentimentos de medo e confiança caminham lado a lado. Assim, O Passeio é uma leitura que nos ensina que, com apoio e paciência, é possível enfrentar nossos maiores medos e crescer emocionalmente.
Conclusão
Esses três livros não são apenas histórias; eles são ferramentas poderosas para desenvolver a educação emocional infantil. Ao abrir espaço para conversas sobre sentimentos, medos e superações, essas obras proporcionam momentos valiosos de reflexão e aprendizado para as crianças. Quer se aprofundar ainda mais? Conheça mais sobre a nossa pós-graduação em Habilidades Socioemocional e aprenda a trabalhar as emoções das crianças alinhado as diretrizes curriculares.
Interessado em mais dicas de leitura e estratégias para promover o desenvolvimento emocional das crianças? Acompanhe o blog da Rhema Neuroeducação! Toda semana, postamos conteúdos focados em temas como empatia, inclusão, e desenvolvimento emocional. Não deixe de nos seguir no Instagram e no YouTube para mais dicas e inspirações!