Acessibilidade:

Importância da musicalização no desenvolvimento das funções executivas

O processo de aprendizagem está ligado a um conjunto de fatores que proporcionam o desenvolvimento cognitivo dos indivíduos. No caso das crianças, a fase em que eles adquirem habilidades e competências representa um momento crucial para a conquista de aspectos bem importantes no contexto escolar.

Nesse sentido, a musicalização é uma prática pedagógica muito interessante, já que atua em várias frentes. Dentre elas, no fortalecimento e desenvolvimento das funções executivas. Isso é um ingrediente de peso no que diz respeito à evolução do aluno, pois o aprendizado musical contribui para a conectividade em várias áreas do cérebro.

Se você pensa em abordar essa prática com sua turma, então não deixe de conferir o nosso artigo. Certamente, há informações bem interessantes para as suas aulas.

Por que a musicalização é indicada na educação?

Primeiramente, todo educador deve ter em mente que o aprendizado por meio da música provoca o equilíbrio dos dois hemisférios cerebrais. De acordo com estudos, boa parte das pessoas costuma processar a música no lado direito do cérebro, pois ele está ligado a intuição.

A música é ideal para o progresso de uma criança, a partir do momento em que ela potencializa as chamadas capacidades cognitivas – e que são responsáveis por algumas realizações, como a interpretação e a concentração. Com isso, o campo neurológico do pequeno recebe forte influência desses estímulos.

Enquanto isso, a outra parte fica responsável pelo processamento da lógica, da matemática, da leitura e da linguagem. Há que se ressaltar um detalhe importante: esse hemisfério é aquele em que há o estímulo a partir do ensino tradicional.

Já publicamos por aqui que “a experiência sensorial da musicalização pode compensar esse viés. Além disso, fazer com que a criança desenvolva o seu lado lógico e produtivo sem deixar de estimular a criatividade” (Grupo Rhema, 2018). Nota-se também um valor considerável da música no desenvolvimento do aspecto emocional do aluno.

https://youtu.be/1xa-fL1efKA

Por que a musicalização auxilia na linguagem?

Isso acontece em função de um processo ocorrido na infância, mais especificamente quando o bebê completa 1 ano de vida. Nessa etapa, a audição da criança encontra maior facilidade para lidar com alguns aspectos da voz, tais como o tom e o ritmo.

Entretanto, o pequeno não consegue organizar esses sons de forma a encontrar significados para as palavras – até mesmo pelo fato de não haver ainda o entendimento necessário dos vocábulos. Com isso, ela arranja esses sons de maneira mais intuitiva e criativa, aproximando essa abordagem à música e não à linguagem especificamente.

Inclusive, algumas pesquisas já apontaram que essas estimulações, por meio da musicalização, são responsáveis por construir o discurso vocal das crianças. Em outras palavras, a união da música e da linguagem pode ajudar bastante em aspectos ligados ao aprimoramento da comunicação, assim como a formação de uma articulação verbal bem desenvolvida.

Como a musicalização contribui para a coordenação motora?

Durante as aulas de música, os alunos não apenas cantam e entram em contato com o que há de melhor na cultura musical – como grandes clássicos, parlendas, cantigas – mas eles podem se desenvolver em outros aspectos. A habilidade motora é fortemente impactada pela musicalização.

Isso acontece porque para a aula ter a interação de todos, as crianças precisam entrar na brincadeira (atividade) e ser parte integrante de todo o processo. E como se dá todo esse processo? Por meio da inserção do pequeno no uso dos instrumentos musicais.

Assim, podemos citar alguns exemplos, como a percussão, o triângulo, o chocalho, o agogô, entre outros. Todos esses objetos exigem o movimento das mãos, dos pés e dos braços, de forma a aperfeiçoar os movimentos. Além disso, as palmas também são excelentes para trabalhar a coordenação motora da criança.

Outro detalhe que deve ser evidenciado é que o ato de tocar um desses objetos propicia o desenvolvimento da atenção (para não perder o foco no ritmo), além da coordenação motora fina e da memória. Segundo estudos, essas habilidades podem ser preditoras na aprendizagem do pequeno em matérias elementares, tais como a redação e a matemática.

Nesse sentido, o uso de instrumentos musicais pode ser uma excelente forma de colocar em prática todas essas funcionalidades iniciantes na vida da criança. Com isso, as aulas podem ser divertidas e bem interessantes para o seu desenvolvimento.

Como potencializar todo esse conhecimento com as crianças?

Já pensou em utilizar todo esse conhecimento para praticar suas aulas? A quantidade de ideais criativas pode simbolizar uma abordagem incrível para seus alunos. Para isso, é importante que você se baseie em evidências científicas e pratique todo esse ensinamento no ambiente da sala de aula.

Para isso, o curso de Pós-graduação em Arteterapia, Musicalização e Contação de Histórias no Ambiente Escolar, do Grupo Rhema Educação, é uma especialização diferenciada. Os alunos têm muito a aproveitar por meio de aulas online e ao vivo, materiais atualizados e professores experientes.

Ficou interessado? Fale com um consultor.

musicalizacao

Referência

BENEFÍCIOS da musicalização no desenvolvimento cerebral da criança. Grupo Rhema Educação, out. 2018.

Continue lendo

Como criar atividades lúdicas para alunos com dificuldade de aprendizagem?

No ambiente educacional, é essencial reconhecer e atender às necessidades específicas de cada aluno, especialmente aqueles que enfrentam dificuldades de […]

Você sabia que o autismo evolui?

Saiba como identificar seus sinais em cada fase da vida do aluno Se A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima […]

Quais as principais dificuldades das pessoas com TEA na inclusão escolar?

A inclusão escolar é um processo fundamental para garantir que todas as pessoas, independentemente de suas diferenças, tenham acesso a […]