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Identificando Dificuldades de Aprendizagem: Sinais a Observar

Educador, você já se sentiu triste ao ver um pequeno com dificuldades de aprendizagem? A verdade é que existem muitas causas que podem impedir uma criança de aprender. Portanto, ficar atento aos sinais é fundamental!

No artigo de hoje, vamos entender o que você deve observar para identificar uma dificuldade de aprendizagem. Vamos lá?

As dificuldades de aprendizagem

O termo “dificuldades de aprendizagem” surgiu nos anos 60 e tinha como objetivo descrever as “discapacidades” que as crianças possuíam.

Hoje, este termo possui um significado muito mais amplo e compreende um grupo de problemas que podem impossibilitar o aluno de aprender.

Assim, este impedimento da aprendizagem pode trazer consequências negativas para os pequenos na vida escolar, familiar, social e psíquica.

Além disso, esta criança enfrentará uma maior autoestima baixa, além de fazer com que os pais e cuidadores se sintam impotentes diante da situação.

Mas, quais são as principais causas da dificuldade de aprendizagem?

O que pode causar dificuldade no aprendizado?

Existem diversos fatores que podem contribuir para a dificuldade de aprender. De fato, é possível dividi-los em dois grupos: fatores externos e fatores biológicos ou neurobiológicos.

Em relação aos fatores externos, os principais são:

  • Questões emocionais, afetivas e familiares da criança;
  • Metodologias inadequadas à necessidade da criança;
  • Falta ou excesso de estímulo, etc.

Já em relação aos fatores biológicos ou neurobiológicos, podemos citar transtornos como TDAH, TEA ou Síndrome de Down.

Como identificar dificuldades de aprendizagem?

A melhor forma de identificar uma criança com dificuldades de aprendizagem é através da avaliação

A partir dela, você conseguirá compreender como a criança entende o conteúdo, assim como ela se organiza e quais são suas maiores dificuldades. 

Mas, além disso, existem alguns sinais que você pode ficar atento:

  • Muita dificuldade para se expressar ou falar por parte da criança;
  • Dificuldade para se organizar ideias e escrever;
  • Dificuldade para aprender letras, números, cores e formas;
  • Muita pouca concentração e foco no dia a dia;
  • Dificuldade para realizar tarefas de casa ou fazer contas;
  • Problemas para soletrar, falar palavras corretamente ou ler, dentre outros sintomas.

A importância de uma avaliação psicopedagógica para tratar as dificuldades de aprendizagem

Essencial para diagnosticar o transtorno de aprendizagem e definir o plano de intervenção correto, uma avaliação psicopedagógica é um passo muito importante para tratar a dificuldade de aprendizagem.

Assim, o psicopedagogo, primeiramente, realiza a avaliação psicopedagógica e busca compreender quais problemas de aprendizagem a criança possui e identificar as possíveis causas.

O próximo passo é, então, elaborar um laudo psicopedagógico que pode ser disponibilizado à escola com a autorização dos pais.

A partir dele, um plano de trabalho será elaborado para ser discutido com os pais da criança.

É importante também mencionar que será necessário toda uma rede de apoio para trabalhar a dificuldade de aprendizagem do pequeno, incluindo o próprio psicopedagogo e neurologistas, geneticistas, pediatras e professores.

E que tal se especializar e poder ajudar ainda mais crianças com transtornos de aprendizagem, educador?

Com a Pós-Graduação em Psicopedagogia Atuação Clínica, Educacional, Empresarial e Hospitalar da Rhema, você aprenderá a realizar avaliações, testes e intervenções eficazes.

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