Acessibilidade:

COACHING NA EDUCAÇÃO _ BENEFÍCIOS PARA ALUNOS E PROFESSORES

Muito já se falou sobre coaching e seus benefícios, que têm comprovação científica. Portanto, que tal se aplicarmos o coaching na educação? Quais os benefícios que este conjunto de processos e ferramentas podem trazer para o professor? E para os alunos? Descobra tudo isso e muito mais no nosso artigo, que detalha as vantagens da aplicação do coaching na educação.

O coaching é uma prática que visa o desenvolvimento de pessoas por meio de várias técnicas que envolvem, principalmente, a inteligência emocional e autoconhecimento.  Portanto, na escola, sua aplicação pode ser voltado tanto ao desenvolvimento dos professores e demais profissionais da educação, como ao melhoramento socioemocional das crianças e adolescentes. Desta forma, por ser um método que congrega diversas técnicas de aprimoramento humano, é completo em seus benefícios.

Benefícios Para os Professores

No que tange os docentes, o processo trabalha em cima do desenvolvimento de habilidades-chave. Entre ela, estão a inteligência emocional e social, planejamento e organização. Em conjunto, proporcionam o autoconhecimento necessário a que possam desenvolver seu máximo potencial, obter excelentes resultados em seu trabalho e também uma qualidade de vida maior no âmbito pessoal.

Além disso, apoia os professores a vencerem seus desafios escolares, que podem incluir: perda da conexão com sua profissão; problemas na infraestrutura escolar; falta de apoio ou reconhecimento ao seu trabalho; pouco interesse dos alunos nas aulas; constante indisciplina em sala; falta de reconhecimento salarial ou ainda gaps nos investimentos em capacitação.

Ainda com foco nos professores, o coaching na educação proporciona maior autoconhecimento, seu aprimoramento técnico, emocional e comportamental, melhorias em seu método de ensino e na relação com seus alunos e colegas. Também lhes apoia a encontrar sua missão de vida, a se reconectar com o propósito do seu trabalho e a fortalecer as boas práticas de gestão educacional.

Benefícios Para os Estudantes

Para os alunos, o coaching auxilia a maximizar a compreensão sobre seus sentimentos, emoções e comportamentos, o que é essencial ao seu crescimento como alunos e seres humanos.  A intenção, com isso, é promover o desenvolvimento educacional e socioemocional das crianças e adolescentes de forma sistêmica.

Na prática, isso quer dizer que os jovens poderão trabalhar seus talentos, competências e diferenciais. Com isso, conseguirão expandir suas habilidades escolares, emocionais e comportamentais de forma mais objetiva.

Assim, entre os muitos benefícios do coaching na educação, podemos dizer que o processo ajuda a desenvolver autoconfiança, empatia, responsabilidade, autodisciplina, respeito, e que as crianças possam ter uma comunicação mais assertiva, uma autoestima mais elevada e maior qualidade de vida também.

Ademais, o método também Tudo isso, por meio de um acompanhamento focado nas necessidades reais de aprendizado e desenvolvimento de cada uma e nos desafios que cada fase de vida apresenta. Aqui, vale ressaltar que o Coaching proporciona resultados acelerados respeitando a individualidade e os objetivos de cada pessoa.

Autoconhecimento e Inteligência Emocional

Assim, o coaching na educação tem, no autoconhecimento, a chave para proporcionar às crianças e adolescentes a base que precisam para se tornarem seres humanos mais conscientes do seu potencial e mais confiantes em suas capacidades e talentos individuais.

Os professores, capacitados com o coaching, tem aqui o papel de trazer perguntas poderosas que ajudem em seu desenvolvimento. Desta forma, irão ajudar estes jovens a explorarem, de forma assertiva, suas potencialidades e direcionar esta energia à realização com sucesso de suas atividades na escola.

O objetivo com isso é oferecer o suporte que precisam para entender melhor suas emoções, pensamentos e sentimentos. Ou seja, como elas impactam em suas seu modo de agir e se expressar, na forma como se sentem, especialmente, no jeito que se relacionam consigo mesmos, com seus pais, irmãos, amigos, parentes, professores e coleguinhas de escola.

Coaching na educação e para a vida

No dia a dia, assim como nós, as crianças também enfrentam inúmeros desafios dentro e fora da escola. Precisam tirar boas notas; aprender a lidar com seus sentimentos e medos; com as mudanças físicas e a se relacionar positivamente com seus colegas e professores.

Mas não é só! Elas também são desafiadas a lidar com inúmeras regras. Precisam se adaptar à sociedade, lutam para serem aceitas, respeitadas e incluídas nos grupos dos amigos. Além disso, muitas vezes, também têm que enfrentar até mesmo problemas sérios como o Bullying no ambiente escolar.

Portanto, quanto mais preparados para lidar com tudo isso e com as dificuldades, mudanças e cobranças internas e externas, mais chances nossos jovens têm de superar seus desafios. Mais preparados estarão para vencer seus medos e crescer em todos os sentidos com cada fase de sua vida escolar.

Claro, o acompanhamento e o apoio dos pais aos filhos nesta jornada são fundamentais. Não podem ser substituídos por nada. Lembrar-se disso é essencial para que a responsabilidade pelos progressos dos mesmos não seja terceirizada. As técnicas de  coaching entram como uma ferramenta a mais para ajudá-los a trilhar os seus caminhos.

Quer saber mais? Não perca nossa LIVE no FACEBOOK

A diretora pedagógica do Grupo Rhema Educação, Mara Duarte, fará uma live na nossa página no Facebook sobre os benefícios da aplicação do coaching na educação. A live será Dia 21 de novembro, a partir das 20 horas – inscreva-se clicando aqui.  Ela marca o lançamento do novo curso de capacitação on-line do Grupo Rhema Educação, Coaching e Inteligência Emocional na Educação.

Leia também: Música ajuda crianças no desenvolvimento da linguagem

Texto original: https://www.ibccoaching.com.br/portal/coaching/o-que-e-coaching-educacional/

Continue lendo

O USO DE MEDICAÇÕES NO AMBIENTE ESCOLAR

 HAZAMA, Mônica Kazuko[1] RESUMO Hoje em dia, devido à obrigatoriedade, existe um grande número de crianças frequentando a escola, contudo […]

Você sabia que os personagens do ‘Ursinho Pooh’ possuem transtornos de aprendizagem, hiperatividade, entre outros?

  Você sabia que os personagens do ‘Ursinho Pooh’ representam aspectos que envolvem transtorno de aprendizagem, hiperatividade? Um dos desenhos […]