Como e quando ensinar a letra cursiva?
Primeiramente, vocês saberiam dizer de que forma e em que momento a criança deve aprender a letra cursiva? Essa dúvida não é isolada e muitos profissionais podem conviver com ela. Afinal, tudo o que se refere ao processo de alfabetização deve ser bem definido para que essa importante fase resulte em bons frutos.
O que você vai encontrar neste artigo:
- Por que a criança começa pela letra de forma?
- Como ocorre a transição da letra de forma para a letra cursiva?
- Por que a empatia deve ser praticada no ensino da letra cursiva?
- Com que idade a criança pode aprender a letra cursiva?
- Que elementos estão associados à prática da escrita?
- Como aprofundar o conhecimento sobre a letra cursiva?
No entanto, alguns detalhes precisam ser enfatizados, pois há fatores que estão direta e indiretamente ligados a essa habilidade de escrita. Dessa forma, explicar quais são os aspectos relacionados é uma maneira de esclarecer possíveis dúvidas acerca do aprendizado da letra cursiva.
Por que a criança começa pela letra de forma?
Antes de tudo, vale ressaltar que a aprendizagem da escrita por meio da letra bastão – mais conhecida como letra de forma – representa o passo inicial do aluno à prática. Lembrando que isso não significa o primeiro contato dos pequenos com o universo da grafia, tendo em vista que desde o maternal, eles são estimulados a desenvolver a coordenação motora em atividades como desenhos (garatujas, rabiscos, etc.).
Assim sendo, o fato de a criança começar pela letra de forma está relacionado à facilidade que ela encontra para reconhecer, decodificar e visualizar cada uma delas. Inclusive, é importante salientar que o aspecto mais simples da letra de forma é inegavelmente a justificativa para essa introdução à escrita.
Como ocorre a transição da letra de forma para a letra cursiva?
Em primeiro lugar, o estímulo da escrita por meio da letra de forma deve ser trabalhado de maneira consistente. Com isso, os professores devem pensar em um planejamento em que as atividades consigam levar a prática aos alunos.
A princípio, os pequenos começam escrevendo aquelas palavras conhecidas de seu vocabulário como um meio de exercitar a coordenação motora. Em seguida, o foco deve ser direcionado à alfabetização, pois é imprescindível que a criança seja apresentada às competências e habilidades pertinentes a esse processo.
Logo depois, os educadores podem começar a estimular a letra cursiva de forma a apresentar novas possibilidades de escrita aos pequenos. Entretanto, tudo isso deve ser feito com muita paciência.
Afinal, a criança pode estranhar a utilização desse novo formato de se expressar. Então, o melhor caminho é trabalhar a letra cursiva de maneira lúdica, como uma forma de atrair os alunos à escrita com letra cursiva.
Por que a empatia deve ser praticada no ensino da letra cursiva?
É importante que as crianças sejam compreendidas em suas possíveis dificuldades em um primeiro momento. Isso implica atenção e empatia por parte dos professores. Caso contrário, o ensino da letra cursiva pode simbolizar uma experiência totalmente estressante para elas, tendo em vista que tudo o que está sendo aprendido é algo novo e desafiador.
Portanto, estabelecer uma rotina com os alunos é muito importante, principalmente se essas atividades servirem para ajudá-las nesse momento marcado pela novidade. Assim, nada melhor do que criar situações lúdicas que reforcem o aprendizado da letra cursiva.
Com que idade a criança pode aprender a letra cursiva?
A princípio, estudos revelam que a fase em que os pequenos aprendem a letra cursiva gira em torno dos 6 e 7 anos de idade. Antes disso, eles já devem ter passado por uma série de exercícios que focaram a grafomotricidade, uma habilidade de total importância para o posterior desenvolvimento da escrita.
Nessa fase, a criança está mais avançada na alfabetização, o que contribui com a aprendizagem de movimentos complexos na elaboração da letra cursiva. Aliás, os professores devem compreender que esse período é de descoberta para os alunos. Assim, é importante impulsionar a disposição dos educadores para sanar todas as dúvidas relacionadas à escrita.
Que elementos estão associados à prática da escrita?
Até que a criança chegue à letra de forma e cursiva, ela precisa exercitar o tônus muscular das mãos, por exemplo. O detalhe é que todo o esquema corporal passa pelos estímulos. Primeiramente com o uso das famosas massinhas de modelar, pois esse material auxilia o treino com o movimento das mãos.
Tudo isso deve ser feito nas etapas que antecedem a escrita. Assim, as crianças recebem todo o incentivo que favorece as habilidades com a letra cursiva. Por fim, fomentar essa prática é fundamental no processo de alfabetização.
Como aprofundar o conhecimento sobre a letra cursiva?
Na verdade, é mais fácil ampliar essa visão e dizer que o profissional pode conhecer não somente a letra cursiva em sua totalidade, mas, sim, todos os processos que estão voltados para o caminho dos processos de aprendizagem.
Dessa forma, o curso de Pós-Graduação em Educação Infantil, Alfabetização e Letramento – BNCC – do Grupo Rhema Educação, é um caminho excelente para proporcionar o aprofundamento necessário. A especialização conta com professores altamente gabaritados em suas respectivas áreas, o material é atualizado e as aulas são dinâmicas – online e ao vivo.
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