A Sensibilidade do Autismo: O Que é Transtorno Processamento Sensorial?
Muitos autistas sentem-se à vontade com padrões repetitivos. As dificuldades em imaginar e fazer de conta leva eles a se concentrarem em experiências concretas e claras.
Por estas dificuldades, que decorrem de transtornos relativos a teoria da mente, as crianças autistas não veem motivo para brincar com alguém e, brincar sozinho, diminui a ansiedade.
Os autistas costumam concentrar-se em ruídos, tato, sensação, gosto, aroma e experiências visuais. Contudo, isto pode levar a compulsões e movimentos estereotipados.Com isto podemos observar as seguintes características:
- Estímulos visuais: é comum moverem as mãos para frente e para trás diante dos olhos para observar as formas e padrões criados, mover objetos diante dos olhos, olhar as coisas através da água, olhar objetos em um ângulo incomum, rolar bolas, girar pratos, ver sempre a mesma parte de um filme, fazer movimentos repetitivos com os brinquedos, ver ventiladores girando. Por outro lado, luzes brilhantes ou intermitentes e cores fluorescentes atrapalham e deixam ele desconfortável;
- Temperatura: insistem em usar casacos mesmo quando está calor, comer coisas com a mesma temperatura, preferir calor ou frio;
- Vibração: medo de liquidificador, secadora, máquina de lavar roupa;
- Tato e textura: tocar e esfregar as mãos, não gostar de toque ou detestar, acariciar deliberadamente um tipo de textura, não aceitar etiquetas nas roupas e não toleram certos tecidos;
- Olfato: podem cheirar comida, objetos ou outras pessoas, cheirar alimentos antes de comer, não suportam aromas de alguns produtos de limpeza e perfumes;
- Paladar: podem lamber alimentos e pessoas, sensíveis aos sabores ou a alguns alimentos;
- Sons: chaves, sons altos, ruídos em um filme, gostam de som em determinada altura, se assustam com gargalhada, motores e aspiradores;– Dor: batem na cabeça ou mordem a si mesmo sem demonstrarem dor, ou cai e não sente dor. Por outro lado, por um mínimo toque grita de dor;
- Intensidade: reações intensas ou não reage as sensações.
QUANTO A HIPERSENSIBILDADE SENSORIAL NO AUTISMO :
Os americanos usam um termo para esta hipersensibilidade: Fight, Flight ou Freeze. Para designar as ações típicas de uma pessoa desorientada.Ela luta( Fight), Foge ( Flight) ou Congela ( Freeze).
Muitos Autistas irão reconhecer alguns destes comportamentos. Quando sobrecarregados de algum estímulo, tendem a lutar contra ele, colocando as mãos nos olhos, ouvidos ou até mesmo agredindo, gritando sem pensar o causador desta sobrecarga, jogando objetos no chão.
O Autista Flight, este foge literalmente, saindo do espaço onde está sendo perturbado. Sai correndo para se esconder no banheiro da escola, não quer ir pra aula, foge rapidamente do local.
O terceiro é o ato de “congelar”, muito autista tem esta estratégia quando incomodados eles não aparentam na hora, para explodir depois. Muitas vezes perturbados na escola mantem a calma, mas explodem em casa, ou vice-versa.
HIPOSENSIBILIDADE SENSORIAL
A Hiposensibilidade do Autista, aparenta ser ao contrário da Hipersensibilidade, que em uma se sente perturbado quando aos estímulos, nesta por sua vez, o Autista busca , pular, olhar diretamente para a luz, rodar objetos incansavelmente.
São aqueles que não conseguem sentar direito na cadeira, sentam meio deitados, meio sentados. Eles não fogem da sensação, eles a buscam incessantemente.
No caso da Hipossensibilidade , a criança pode apresentar comportamentos muitas vezes inconvenientes, podendo até ser perigoso.
Observamos a Hipossensibilidade do sentido proprioceptor da criança:
- Sentam-se meio deitadas
- Apoiam a cabeça nas mãos
- Tem dificuldades para subir escada
- Sentem-se extremamente cansadas ao se exercitarem levemente
- Apoiam em outras pessoas ou em móveis
- Andam de forma diferente da maioria
- Vestem-se inapropriadamente (roupas do avesso, sujas)
- Batem com os calcanhares no chão ao andar
- Gostam de morder, mastigar e roer unhas
- Gostam de ser “apertados”
- Pessoas “brutas” ou “desajeitadas”
Exemplos de Hipossensibilidade no sentindo Interoceptor:
- Não sentem a exaustão
- Não sentem fome
- Não sentem sede
- Comer demais ou beber demais
- Uso de fraldas, apesar da idade
A compreensão do distúrbio do processamento sensorial pelos pais e professores, pode facilitar muito a vida das crianças com autismo. A consciência do problema é meio caminho andado.
Uma vez consciente, o cuidador pode observar melhor a criança, procurando por indícios tal que aprenda como conduzi-los: Diminuindo a quantidade de estímulos, diminuindo o estresse da criança Antecipando situações de muitos estímulos e/ou estresse Controlando as situações onde o processamento sensorial pode ser afetado.
Ofereça alternativas mas não obrigue a criança a aceitá-las, para evitar aversão ou a que a criança faça uma associação negativa à pessoa que o obriga. Antecipe os problemas que possam aparecer, tendo mais opções a oferecer.
Exemplo: um jovem autista com hipersensibilidade visual – ofereça óculos (mesmo que ambiente fechado). Um aluno com sensibilidade auditiva – ofereça headphones.
TRATAMENTO
A boa notícia é que com a Terapia de Integração Sensorial é possível melhorar muito a hiper/hipossensibilidade das pessoas com crianças com um problema de ordem sensorial, como é frequente no autismo. Trabalhando de forma individual cada Autista.
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Fonte: www.facebook.com/saautismobrasil