Acessibilidade:

Aprenda a importância de se trabalhar as 7 habilidades preditivas no processo de alfabetização dos seus alunos

Educador, você já parou para pensar na importância das habilidades preditivas na alfabetização? 

A verdade é que, a fim de que as crianças adquiram a aptidão pela leitura e escrita de maneira plena, é necessário que alguns fatores sejam trabalhados, conhecidos como habilidades preditivas.

Neste artigo, vamos conhecer quais são estas 7 habilidades e como elas possuem influência no processo de alfabetização dos estudantes. Continue a leitura!

O que pode causar dificuldades de aprendizagem nas crianças?

É comum que algumas crianças apresentem dificuldades no aprendizado da leitura e da escrita. Porém, isso não significa que todas elas apresentam transtornos específicos.

Além dos transtornos, as dificuldades para aprender podem ser causadas pela inadequação dos métodos de ensino, instrução escolar ou, até mesmo, por razões socioculturais.

Assim, quando o educador entende o desenvolvimento típico da linguagem oral e escrita, ele consegue identificar, de forma apurada, as reais alterações no desenvolvimento deste pequeno, o que permite um diagnóstico mais efetivo e a adoção de intervenções mais eficazes.

Em geral, as manifestações que evidenciam dificuldades no desenvolvimento da linguagem podem ser observadas precocemente na Educação Infantil. Alguns exemplos são:

  • Vocabulário restrito;
  • Uso inadequado da gramática;
  • Déficits no processamento fonológico (o que gera prejuízos para a consciência fonológica e memória fonológica imediata).

Por estarem relacionadas ao aprendizado da leitura e da escrita, estas habilidades e competências são preditoras do seu desempenho.

De fato, diversos estudos, em vários idiomas, têm comprovado esta relação entre as habilidades de linguagem oral e o aprendizado da escrita.

Por que trabalhar as 7 habilidades preditivas no processo de alfabetização dos seus alunos?

Identificar, de forma precisa, as crianças com dificuldades de aprendizagem nos primeiros anos de escolaridade é fundamental para intervir antes que problemas mais significantes surjam.

Alguns estudos sugerem a triagem de aspectos relacionados à linguagem como uma das principais ferramentas para identificar riscos dos transtornos do aprendizado escolar.

Além disso, algumas pesquisas têm investigado o poder preditivo do conhecimento do alfabeto, das habilidades de processamento fonológico e de linguagem oral sobre o aprendizado da leitura e escrita.

No entanto, o grande “problema” é o fato de que se tem investido muito tempo ensinando o alfabeto às crianças, enquanto outras áreas e habilidades importantes, que deveriam estar estruturadas antes do início da alfabetização, são negligenciadas.

Estas habilidades, que precedem e influenciam, posteriormente, a leitura e a escrita das crianças, são conhecidas como habilidades preditivas.

Quando estas habilidades não são desenvolvidas corretamente, todo o processo de aprendizado pode ser prejudicado por essa defasagem.

É importante destacar que estas habilidades não somente ajudam na alfabetização, como também apontam para os profissionais possíveis dificuldades para aprender das crianças.

Mas, quais são as 7 habilidades preditivas? 

Podendo ser desenvolvidas, desde muito cedo, de forma lúdica, elas são:

  1. Fluência verbal: desenvolvimento da oralidade (linguagem oral);
  2. Consciência fonêmica: manipular sons individuais ou fonemas que compõe uma palavra;
  3. Consciência fonológica: habilidade de manipular, conscientemente, os sons individuais, sílabas, rimas e palavras;
  4. Aprendizado do alfabeto: aprender os nomes das letras e seus respectivos sons;
  5. Desenvolvimento da coordenação motora (motricidade ampla, fina e consciência corporal);
  6. Desenvolvimento da memória visual e auditiva;
  7. Desenvolvimento das funções executivas;
  8. Vocabulário expressivo e compreensivo.

Como você trabalha estas habilidades com seus alunos, educador? Conte sua experiência nos comentários!

E que tal desenvolver todo seu potencial como professor da Educação Infantil e tornar o aprendizado lúdico e prazeroso? Conheça, agora mesmo, a Pós-Graduação da Rhema em Educação Infantil, Alfabetização e Letramento – BNCC acessando aqui.

Continue lendo

Como auxiliar na inclusão do aluno com autismo?

Um dos assuntos que sempre reúne familiares e profissionais da educação em torno do mesmo propósito é a abordagem educacional […]

Importância da contação de histórias para crianças com TDAH

Ensinar para alunos com TDAH pode exigir o máximo de todos vocês, mas isso também é um aprendizado incontestável. Dentre […]

Diferença de TDAH e Transtorno Bipolar na infância

Professor, você já teve um aluno em sua sala de aula com suspeita de transtorno neuropsiquiátrico ainda sem diagnóstico? Antes […]