10 Estratégias de manejo do TDAH em sala de aula
Você sabe como lidar com alunos com TDAH em sala de aula? A verdade é que os professores são essenciais no processo de aprendizagem de alunos com este transtorno.
Afinal, quando estes conhecem e aplicam as estratégias corretas, a capacidade atencional destes pequenos aumenta, enquanto os prejuízos causados por comportamentos hiperativos diminuem, fazendo com que a aprendizagem seja facilitada.
Neste artigo, vamos conhecer 10 estratégias que podem auxiliar no manejo de TDAH em sala de aula. Continue lendo!
Como realizar o manejo de crianças com TDAH em sala de aula?
O TDAH, ou Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, pode ser definido como um distúrbio neuropsicológico crônico, caracterizado por desatenção, desassossego e impulsividade.
É comum que estes sinais se manifestem na primeira infância. Contudo, eles podem perdurar durante a vida toda se não forem reconhecidos e tratados da forma correta.
Além disso, o TDAH afeta de 3% a 5% das crianças, com uma prevalência maior entre os meninos.
Antes de realizar qualquer estratégia visando o manejo do TDAH em sala de aula, primeiramente, é preciso que você, educador, avalie os seguintes pontos:
- Qual é a maior dificuldade desse aluno com TDAH?
- O que mais atrapalha seu desempenho escolar?
A partir dos pontos acima, é possível ter um panorama geral que auxiliará a traçar as melhores estratégias para aplicar em sala de aula.
Em segundo lugar, é importante saber distinguir o que a pessoa com TDAH é capaz de fazer e o que não é. Este ponto será importante para não criar expectativas fora da realidade e diferenciar o que é sintoma e o que é consequência desse transtorno.
10 estratégias de manejo do TDAH em sala de aula
Para a facilitar o manejo da criança ou adolescente com TDAH em sala de aula, o professor pode utilizar as seguintes 10 estratégias:
- Adaptar a quantidade de atividades em sala de aula à capacidade de atenção da criança;
- Realizar modificações no estilo de ensino. Ex: Incluir atividades que envolvam participação;
- Utilizar regras externas. Ex: Auto-verbalizações ou posteres;
- Fornecer reforço frequente à criança e utilizar custo de resposta;
- Utilizar consequências imediatas para o comportamento;
- Fazer uso de reforços de maior magnitude. Ex: Sistema de fichas;
- Estabelecer prazos para a conclusão de tarefas;
- Criar uma hierarquia para custo de resposta em sala de aula;
- Considerar reunião com os pais e encaminhamento da criança caso as estratégias não funcionem;
- Conciliar as estratégias utilizadas na escola com aquelas utilizadas em casa.
Ainda, é importante lembrar que:
- Ambientes com muitos estímulos e distrações devem ser evitados;
- A sala de aula deve conter apenas elementos para a situação da aula daquele momento;
- Murais com muitas informações ficam melhores em corredores, por exemplo;
- Músicas ou barulhos externos com frequência devem ser evitados.
Que tal se especializar em TDAH- Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade e Dislexia no Contexto Escolar para entender como auxiliar seus alunos da forma correta? Conheça nossa Pós-Graduação On-line e Ao Vivo conversando com um de nossos consultores. Essa é a sua chance de avançar com conhecimentos que geram resultados significativos!