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10 Estratégias de manejo do TDAH em sala de aula

Você sabe como lidar com alunos com TDAH em sala de aula? A verdade é que os professores são essenciais no processo de aprendizagem de alunos com este transtorno. 

Afinal, quando estes conhecem e aplicam as estratégias corretas, a capacidade atencional destes pequenos aumenta, enquanto os prejuízos causados por comportamentos hiperativos diminuem, fazendo com que a aprendizagem seja facilitada.

Neste artigo, vamos conhecer 10 estratégias que podem auxiliar no manejo de TDAH em sala de aula. Continue lendo!

Como realizar o manejo de crianças com TDAH em sala de aula?

O TDAH, ou Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, pode ser definido como um distúrbio neuropsicológico crônico, caracterizado por desatenção, desassossego e impulsividade. 

É comum que estes sinais se manifestem na primeira infância. Contudo, eles podem perdurar durante a vida toda se não forem reconhecidos e tratados da forma correta.

Além disso, o TDAH afeta de 3% a 5% das crianças, com uma prevalência maior entre os meninos.

Antes de realizar qualquer estratégia visando o manejo do TDAH em sala de aula, primeiramente, é preciso que você, educador, avalie os seguintes pontos:

  • Qual é a maior dificuldade desse aluno com TDAH?
  • O que mais atrapalha seu desempenho escolar?

A partir dos pontos acima, é possível ter um panorama geral que auxiliará a traçar as melhores estratégias para aplicar em sala de aula.

Em segundo lugar, é importante saber distinguir o que a pessoa com TDAH é capaz de fazer e o que não é. Este ponto será importante para não criar expectativas fora da realidade e diferenciar o que é sintoma e o que é consequência desse transtorno.

10 estratégias de manejo do TDAH em sala de aula

Para a facilitar o manejo da criança ou adolescente com TDAH em sala de aula, o professor pode utilizar as seguintes 10 estratégias:

  1. Adaptar a quantidade de atividades em sala de aula à capacidade de atenção da criança;
  2. Realizar modificações no estilo de ensino. Ex: Incluir atividades que envolvam participação;
  3. Utilizar regras externas. Ex: Auto-verbalizações ou posteres;
  4. Fornecer reforço frequente à criança e utilizar custo de resposta;
  5. Utilizar consequências imediatas para o comportamento;
  6. Fazer uso de reforços de maior magnitude. Ex: Sistema de fichas;
  7. Estabelecer prazos para a conclusão de tarefas;
  8. Criar uma hierarquia para custo de resposta em sala de aula;
  9. Considerar reunião com os pais e encaminhamento da criança caso as estratégias não funcionem;
  10. Conciliar as estratégias utilizadas na escola com aquelas utilizadas em casa.

Ainda, é importante lembrar que:

  • Ambientes com muitos estímulos e distrações devem ser evitados;
  • A sala de aula deve conter apenas elementos para a situação da aula daquele momento;
  • Murais com muitas informações ficam melhores em corredores, por exemplo;
  • Músicas ou barulhos externos com frequência devem ser evitados.

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