Acessibilidade:

Você sabe quais são os mitos e verdades sobre o Dislexia?

Olá professor, tudo bem? 
Conhecer nossos pequenos a fundo é extremamente importante pois, assim podemos avaliar alguns pequenos sinais de alerta que eles apresentam em relação as Dificuldades de Aprendizagem.
Na Dislexia por exemplo, as crianças podem apresentar problemas tais como uma velocidade de leitura muito baixa (normalmente a criança nem percebe o que acabou de ler) e uma grande quantidade de erros de escrita, normalmente muito graves e ao longo de algum tempo. 
No texto abaixo compartilhamos alguns pontos essenciais para você conhecer mais sobre a Dislexia!

Boa Leitura!
——-
Sinais de alerta para os pais e professores
Os grandes sinais de alerta nos casos de dislexia são uma velocidade de leitura muito baixa (normalmente a criança nem percebe o que acabou de ler) e uma grande quantidade de erros de escrita, normalmente muito graves e ao longo de algum tempo. No entanto, existem pequenos sinais a que é preciso estar atento. Crianças com dislexia podem apresentar problemas de:
1- Memória a curto prazo (seja esta visual, auditiva ou ambas)

2- Automatização (quando a criança não faz o click na sua aprendizagem ao passar a ler as palavras de forma automática, demorando muito tempo a decifrar cada letra, esta tarefa torna-se muito cansativa e desmotivante para a criança)

3- Coordenação sensório-motora (motricidade fina, lateralidade, letra muito feia)

4- Percepção visual ou auditiva, de orientação e/ou organização do espaço/tempo

5- Atenção e/ou concentração

6- Expressão oral e/ou problemas emocionais ou de comportamento.

Estas crianças tendem a apresentar problemas na disciplina de língua portuguesa (leitura, escrita, interpretação e/ou funcionamento da língua) ou em línguas estrangeiras, muito devido à dificuldade fonológica que apresentam.
Podem também apresentar problemas de organização pessoal, no estudo independente, nos trabalhos escritos, etc. Outra consequência da dislexia são problemas de atenção ou de comportamento uma vez que a criança deixa de estar motivada para a sua aprendizagem e opta por estratégias de evitar contato.
Mitos e Realidades

“Dislexia é uma doença moderna”; “Troca o d pelo b de certeza que é disléxico”; “Não tem dislexia porque ora escreve bem, ora escreve mal a mesma palavra”. Estas são algumas ideias que são muitas vezes generalizadas à população disléxica. No entanto não são a realidade.
Sempre houve disléxicos.
Antigamente eram muitas vezes rotulados como burros que não davam para a escola ou preguiçosos. No entanto, é necessário perceber se existe algum caso de dislexia ou dificuldades de aprendizagem na família pois este é um bom fator.
Não existe um erro específico capaz de diagnosticar a dislexia e é normal escreverem umas vezes bem e outras mal a mesma palavra.
Muitas vezes, as crianças apresentam uma grande variedade de erros e é essa quantidade e a qualidade dos erros que deve ser avaliada ao longo de algum tempo para ser possível um diagnóstico.
Assim, a dislexia não depende do nível socioeconômico, do sexo, da inteligência ou do nível de Educação dos pais. É sim uma diferença na forma como o cérebro processa a informação e é influenciada pela hereditariedade.
A dislexia afeta uma em cada 25 crianças. Se tiver dúvidas em relação ao seu filho, contate um psicólogo educacional.

Fonte: blastingnews

Professor, você se identificou com este artigo? Clique aqui e Compartilhe com seus amigos no Facebook.
Nós do Grupo Rhema Educação sempre compartilhamos com vocês o que há de mais importante dentro da Educação e gostaríamos de convidar você a conhecer nosso Curso de Extensão sobre Transtornos da Linguagem: O aluno em sala de Aula.
Neste curso você terá mais informações e subsídios para auxiliar seu aluno com o Transtorno de Dislexia, Dislalia, Discalculia e muito mais.

Continue lendo

E QUANDO INTRODUZIR A MUSICALIZAÇÃO NA VIDA DO SEU FILHO?

Olá pais e professores, tudo bem?   Você sabia que a musicalização é introduzida na vida da criança desde o […]

COMO A PSICOMOTRICIDADE PODE AJUDAR SEU ALUNO NO ENSINO APRENDIZAGEM

A psicomotricidade é uma neurociência que transforma o pensamento em ato motor harmônico. A educação psicomotora é o “ponto de partida” […]